RESOLUÇÃO

UnB revê desligamento na graduação em 2022 por rendimento acadêmico

Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) define que os dois semestres letivos de 2022 serão desconsiderados para efeito de desligamento de estudantes por rendimento acadêmico

Eu Estudante*
postado em 07/02/2023 16:03
 (crédito:  Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
(crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Universidade de Brasília (UnB) aprovou na quinta-feira (2/2) resolução que desconsidera o primeiro e o segundo semestres letivos de 2022 para efeito de desligamento de estudantes de graduação por rendimento acadêmico. O documento recebeu 37 votos favoráveis e duas abstenções. Fica definido, ainda, que em caso de trancamento geral ou justificado, os estudantes da assistência estudantil terão os pagamentos suspensos, como já previsto, mas não serão desligados dos programas no segundo semestre de 2022, que termina em 18 de fevereiro deste ano.

O estudante que não cursar com aprovação de pelo menos quatro disciplinas do seu curso em dois semestres letivos consecutivos, ou que reprovar três vezes na mesma disciplina obrigatória da grade curricular, será desligado da Universidade. Esse processo é denominado desligamento por rendimento acadêmico. A resolução aprovada agora desconsidera o primeiro e segundo semestres de 2022 para essa avaliação.

O decano de Ensino de Graduação, Diêgo Madureira, explicou que a medida é uma flexibilização para os semestres atípicos, em que o rendimento dos estudantes foi bastante prejudicado em razão da pandemia de covid-19. Desligamentos por abandono e por não efetivação de matrícula estão mantidos. “Agora vamos poder fazer a gestão adequada das vagas. Vamos lançar editais para mudança de curso e providenciar a reintegração quando for o caso”, disse o decano.

*Com informações da Ascom UnB

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação