ETARISMO

Orgulhoso, Caco Ciocler exibe 'nota 10' na faculdade e contesta etarismo

O ator, de 51 anos, contudo, não é a favor de um linchamento virtual contra as universitárias que debocharam de uma colega de 44 anos em uma faculdade do interior de São Paulo

Katherine Assis*
postado em 24/03/2023 20:37 / atualizado em 24/03/2023 21:25
 (crédito: Raquel Cunha/Divulgação)
(crédito: Raquel Cunha/Divulgação)

Após ter conhecimento do vídeo que viralizou na internet na última semana onde três jovens criticam uma mulher de 40 anos por fazer faculdade, o ator Caco Ciocler aproveitou a nota máxima que obteve na disciplina de biologia forense para ironizar nas redes sociais: “Tenho 51 anos, faço faculdade, sei o que é Google e tiro 10 na prova!”.

Segundo o ator, a intenção do post foi aproveitar o resultado positivo no exame para fazer uma brincadeira e exibir sua nota 10, mas não teve a intenção de atacar as universitárias que debocharam de uma colega de 44 anos . “Nós temos que olhar a situação com maturidade. Não sou a favor de fazer um linchamento virtual com as meninas. Apesar do comentário infeliz, logo elas vão entender na pele a bobagem que falaram, afinal, o tempo passa muito rápido”, assume.

O artista, que cursa o 7º semestre do curso de biologia no modelo híbrido, por conta da rotina de gravações, revela que a idade foi um fator positivo na trajetória acadêmica. “Acredito que quando jovens não estamos totalmente preparados para escolher a profissão. Após uma certa idade, conseguimos decidir melhor e estudar, não só por obrigação, mas pelo prazer do conhecimento”, diz.

Quanto ao etarismo evidenciado na fala das garotas do vídeo viral, Ciocler diz achar “uma grande besteira”, afinal para ele, aos 51 anos, está vivendo sua melhor fase. “Vou me formar ano que vem, vou me casar, tenho vivido meus melhores personagens na vida profissional e sou um excelente aluno na faculdade. Me sinto um iniciante. Estou no meu auge e não vejo idade como limitação”, afirma.

Para o galã, que diz não se sentir “velho”, o amadurecimento que chega com a idade melhora as pessoas. "Pessoas mais velhas, via de regra, são mais maduras, seletivas, entendem melhor o valor da vida e não perdem tempo com bobagem, inclusive, são mais produtivas, por gastar energia com mais sabedoria. Também são mais altruístas e por ai vai”, completa.

Em relação ao curso de biologia, que iniciou no primeiro semestre de 2020, o ator diz ter começado com o objetivo de adquirir conhecimento e entender melhor o funcionamento da vida e do ser humano “não só pela via artística”, como de costume. A previsão de conclusão do curso é no próximo ano, mas, segundo ele, por conta da rotina de trabalhos, pode se estender.



Etarismo, segundo a Academia Brasileira de Letras, é a discriminação e preconceito baseados na idade, geralmente das gerações mais novas em relação às mais velhas; idadismo.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação