Eu, Estudante

Enem 2025: isenção de taxa não garante inscrição automática

Os participantes que tiveram pedido de insenção ou justificativa de ausência aprovados precisam se inscrever no exames, alerta o MEC

 
 O Ministério da Educação (MEC) alertou, nesta terça-feira (28/, que todos os interessados em fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 devem se inscrever por meio da Página do Participante para garantir sua participação nas provas, até 6 de junho. A regra vale para os isentos da taxa de inscrição e para quem teve a justificativa de ausência na edição de 2024 aprovada.

A partir deste ano, os concluintes da rede pública terão inscrição pré-preenchidas, mas também devem confirmar a participação na Página do Participante e selecionar em qual língua estrangeira (inglês ou espanhol) serão avaliados para poderealizar as provas. 

Para os inscritos que não são considerados isentos de taxa, deve ser efetuado o pagamento de R$ 85, até 11 de junho, na mesma página de inscrição do Enem. O período de inscrições do Enem 2025 começou na segunda-feira (26/5), e terminará em 6 de junho. O prazo também se aplica aos pedidos de atendimento especializado e tratamento pelo nome social. 

As provas serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro, nas 27 unidades da federação. Confira abaixo o cronograma oficial do Enem 2025:

Divulgação/MEC - Inscrições por meio do site oficial da prova