ESTÁGIO

Um a cada três estudantes depende do estágio para custear os estudos

Pesquisa encomendada pelo Ciee e realizada pelo Ibope revela que 36% dos estagiários utilizam a bolsa-auxílio para pagar as mensalidades da faculdade

EuEstudante
postado em 17/09/2020 19:25 / atualizado em 02/10/2020 14:33
 (crédito:  Divulgação CIEE/ Ibope Inteligência )
(crédito: Divulgação CIEE/ Ibope Inteligência )

Um levantamento encomendado pelo Centro de Integração Empresa Escola (Ciee) aponta que um a cada três alunos de ensino superior depende da bolsa-auxílio do estágio para custear os estudos. A pesquisa foi realizada pelo Ibope Inteligência, que ouviu cerca de 17 mil jovens de mais de 700 empresas, entre outubro de 2019 e janeiro de 2020.


Além da experiência da prática profissional, o estágio é muitas vezes essencial para que o jovem continue cursando a graduação. Conforme a pesquisa, 36% dos estagiários usam a bolsa-auxílio para efetuar o pagamento das mensalidades da faculdade. Além da despesa com os estudos, 66% dos estudantes ajudam nas despesas domésticas.


Conforme o Sindicato das Instituições de Ensino Superior do DF, o número de estudantes que cancelaram a matrícula em faculdades aumentou de 6% para 25% desde o início da pandemia. Um dos principais motivos é a falta de dinheiro para pagar as mensalidades.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação