As vagas de estágio disponíveis em 2020 no Brasil sofreram queda de 56%. Os dados são do Banco Nacional de Empregos (BNE) e mostram que de fevereiro a outubro foram 5.354 oportunidades, no mesmo período do ano passado, o total de vagas era de 9.559.
O período que mais chamou atenção com a queda foi abril deste ano, que contabilizou somente 145 vagas. No ano passado, no mesmo período, foram oferecidas 880 oportunidades no total.
José Tortato, gerente de negócios do BNE, explica que a retração que o mercado de trabalho sofreu com a pandemia foi o principal fator que impactou a queda de oportunidades. “Muitas empresas tiveram que cortar custos e se adaptar, e as vagas de estágio acabaram ficando em segundo plano neste período”, afirma.
Outra queda notória é a do mês de julho, um dos meses de pico da pandemia aqui no Brasil. Em 2019, o número total de vagas em julho foi de 3.334, em contraposição, julho deste ano totalizou apenas 672 vagas.
A migração para o modelo remoto também foi um fator que impactou diretamente as empresas que oferecem as oportunidades de estágio, de acordo com José Tortato. “O momento do estágio é um momento de formação e aprendizado. Consequentemente, o home office acaba dificultando um pouco o contato do estagiário com o restante da equipe, com aqueles que o ajudam a se desenvolver.”, pontua.
Apesar da queda no começo do ano, em agosto e setembro, com a flexibilização do isolamento social, com a adaptação ao cenário e o reaquecimento do mercado de trabalho, o número de vagas voltou a subir, foram 696 e 697 respectivamente.
Após a pandemia, a expectativa é de que as vagas continuem aparecendo. “Assim que a economia se estabilizar e o mercado voltar ao normal, as oportunidades de estágio acompanharão essa tendência com certeza”, afirma o gerente de negócio do BNE, José Tortato.
A pandemia modificou todo o cenário do mercado de trabalho, e por isso as oportunidades futuras serão mais diversas, não se limitando somente ao modelo presencial, mas incluindo a opção de home office, é o que diz José Tortato. O mercado futuro irá demandar habilidades mais específicas, tanto dos futuros estagiários quanto dos empregadores. “Os estagiários e os profissionais têm que se adaptar à nova realidade, ou seja, buscar atualizações e buscar conhecer a fundo as ferramentas que permitam o trabalho remoto”, finaliza.
Confira as vagas de estágio de fevereiro a outubro de 2019 e 2020:
*Estagiária sob supervisão de Ana Sá