O Tribunal Superior do Trabalho (TST) abriu as inscrições para formação de cadastro de reserva para estagiários de nível médio e nível superior. O processo seletivo ocorrerá de forma totalmente virtual. As inscrições devem ser feitas até 23 de março neste link.
Para participar da seleção, os candidatos às vagas de nível médio devem estar regularmente matriculados em instituições de ensino da rede pública da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.
No caso das vagas de nível superior, podem concorrer candidatos regularmente matriculados em instituições públicas ou particulares. A seleção abrange 19 diferentes áreas: administração, arquitetura, arquivologia, biblioteconomia, educação física, ciências contábeis, ciências econômicas, direito, jornalismo, letras, matemática, pedagogia, publicidade e propaganda, história, informática, estatística, museologia, relações internacionais e secretariado executivo.
Primeira vez que o órgão fará processo completamente a distância
As provas para seleção de candidatos serão feitas, em razão da pandemia, de forma virtual pelo site do CIEE, após feita a inscrição. A prova conta com 20 questões para o nível médio e 30 para o ensino superior, e estão distribuídas entre língua portuguesa, conhecimentos gerais e noções básicas de informática.
Depois da aprovação na prova objetiva, os jovens participarão de entrevista e avaliação de habilidades, conforme disponibilidade e conveniência do Tribunal, cabendo ao gestor de cada unidade do TST a aprovação final do candidato. Não há número de vagas pré-determinadas para cada curso, pois o processo seletivo é para formação de cadastro de reserva.
Remuneração e jornada de trabalho
Os estudantes selecionados receberão bolsa-auxílio de R$ 540 (ensino médio) e R$ 800 (nível superior). A jornada de trabalho é de 20 horas semanais (quatro horas por dia), de segunda a sexta-feira. Para aqueles que vão trabalhar de forma presencial também haverá o auxílio-transporte.
Para participar é preciso ser maior de 16 anos
Além de estarem regularmente matriculados em escola pública no caso de estudantes de nível médio, os jovens devem ter, no mínimo, 16 anos.
Os universitários devem estar cursando o terceiro semestre do curso. Não serão aceitos cursos que tenham menos de seis semestres de duração.