AVALIAÇÃO

Valor da bolsa de estagiários aumenta, mas benefícios encolhem

A bolsa-auxílio aumentou cerca de 14,3% em relação ao ano passado, em contrapartida os auxílios caíram na faixa de 5% e 6%

Eu Estudante
postado em 28/04/2022 18:28 / atualizado em 28/04/2022 18:39
 (crédito: Minervino Junior/CB/D.A Press)
(crédito: Minervino Junior/CB/D.A Press)

Levantamento inédito do Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee), encomendado ao Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria), apontou que a bolsa-auxílio dos estagiários cresceu 14,3% em relação ao ano passado e chegou, em média, a R$1.023,69 mensais. Por outro lado, o número de estudantes que recebem benefícios como vale-transporte e recesso remunerado caiu cinco e seis pontos percentuais, respectivamente.

A pesquisa, resultado do 13º Prêmio Ciee Melhores Programas de Estágio, mostrou que, ao menos, 69% dos estagiários ajudam com o sustento da família, redução de um ponto percentual em relação ao ano passado, e 9% deles são os únicos responsáveis pelo sustento da família. Assim como na edição anterior, a mensalidade escolar segue como a principal responsabilidade financeira dos estudantes (34%), seguida por despesas da casa (16%) e alimentação (11%).

O levantamento também traçou o perfil dos 6,6 mil estagiários ouvidos entre outubro de 2021 e janeiro de 2022. 34% deles têm entre 22 e 25 anos; 51% se consideram pretos ou pardos e as mulheres são a maioria entre os estagiários ( cerca de 67%).

A coleta de dados foi realizada inteiramente de forma anônima, permitindo a avaliação sincera dos estagiários sobre o próprio período de estágio. De acordo com 96% deles, a experiência é fundamental para o desenvolvimento profissional.

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação