Doutorado no exterior

Capes oferta 1.400 vagas para doutorado-sanduíche no exterior

Bolsa para brasileiros estudarem em instituições estrangeiras tem duração de quatro a seis meses. Alunos devem retornar ao Brasil para defesa da tese

EuEstudante
postado em 09/10/2020 19:31
 (crédito: Reprodução/Redes sociais)
(crédito: Reprodução/Redes sociais)

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou no Diário Oficial da União desta sexta-feira (9/10) o Edital nº 19/2020 referente ao Programa de Doutorado-Sanduíche no Exterior (PDSE). A seleção oferece até 1.400 bolsas para doutorandos de programas de pós-graduação (PPG) com nota igual ou superior a quatro na Avaliação Quadrienal da Capes de 2017.

O programa tem o orçamento de R$89,8 milhões e permite que alunos matriculados em cursos de doutorado no Brasil façam parte dos estudos em uma instituição no exterior. Após a conclusão da bolsa, que tem a duração entre quatro e seis meses, eles devem retornar ao país para defenderem a tese.


Cronograma

As instituições de ensino superior terão até o dia 12 de março de 2021 para selecionar os candidatos. Os aprovados nessa etapa farão a inscrição pelo Sicapes, de 15/3 a 1º/4, e deverão apresentar certificado de proficiência em língua estrangeira. A previsão é de que o processo encerre em 1º de junho. Assim, as atividades no exterior terão início entre julho e setembro de 2021.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação