FAMÍLIA EM FOCO

Capes e SNF vão apoiar pesquisas sobre a situação das famílias no país

Programa Família e Políticas Públicas tem duração de três anos. Ao todo, serão financiados seis projetos, com 50 bolsas de mestrado e pós-doutorado

EuEstudante
postado em 20/10/2020 15:55
 (crédito: Naiara Demarco CCS/Capes)
(crédito: Naiara Demarco CCS/Capes)

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Secretaria Nacional da Família (SNF) do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos assinaram, segunda-feira (19), protocolo de cooperação para incentivar o desenvolvimento de estudos relacionados à organização e situação atual das famílias brasileiras. O Programa Família e Políticas Públicas no Brasil tem como propósito apoiar projetos de pesquisa científica e tecnológica, além da formação de pessoal qualificado nos programas de pós-graduação (PPGs) stricto sensu.

Por meio do programa, que terá a duração de três anos, serão financiados seis projetos, com 50 bolsas de mestrado e pós-doutorado. O investimento soma aproximadamente R$2,4 milhões, divididos entre a Capes e a SNF. A secretaria também destinará R$ 300 mil para o custeio das propostas selecionadas.

O programa

As regras para a seleção dos projetos devem ser divulgadas em edital. Os selecionados estarão dentro de uma das seis áreas que compõem o acordo: políticas familiares, dinâmica demográfica e família, equilíbrio trabalho-família, tecnologia e relações familiares, saúde mental nas relações familiares, e projeção econômica das famílias.

Por exemplo, em um dos temas, o projeto apresentado deve analisar o investimento em políticas familiares no Brasil. Já em outro, o objetivo é analisar a estrutura demográfica familiar no país. As propostas selecionadas também deverão discutir as diferentes medidas para conciliar trabalho e família e identificar perfis de consumo de tecnologia nos lares brasileiros, bem como os impactos nas relações de modo a fundamentar as ações futuras da SNF.

Entre as áreas temáticas de pesquisa, ainda serão investigadas as características das famílias que têm integrantes em sofrimento emocional relacionados à automutilação e ao suicídio e a relação com a violência intrafamiliar, o abuso sexual e o abandono. Será necessário também identificar e analisar os diferentes tipos de benefícios econômicos direcionados às famílias no âmbito internacional e avaliar a viabilidade desses auxílios no Brasil.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação