SISU

Estudantes não enfrentam dificuldades para se inscrever no Sisu

As inscrições são feitas na página eletrônica do Sisu, sistema conhecido por instabilidades. Para a seleção deste ano, participantes relatam que o acesso ao site não apresenta problemas

EuEstudante
postado em 06/04/2021 17:32
 (crédito: Gabriel Jabur/Agência Brasília )
(crédito: Gabriel Jabur/Agência Brasília )

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2021 foram abertas na madrugada desta terça-feira (6). Candidatos que querem concorrer às vagas em instituições públicas de ensino superior de todo o país relataram, nas redes sociais, surpresa com a agilidade do site. O prazo acaba na próxima sexta (9) e o resultado está previsto para 13 de abril.


O site do Sisu é famoso por apresentar instabilidade e dificultar a vida de estudantes de todo o país. Este ano, os participantes acharam que a história ia se repetir: o sistema travou assim que foi liberado. Mas o problema foi resolvido e as inscrições estão ocorrendo normalmente.


A orientação do Ministério da Educação (MEC) é que os interessados fiquem tranquilos ao acessar o sistema enquanto as inscrições estiverem abertas. A recomendação pretende evitar possíveis sobrecargas.

Fiz o Enem, e agora?


O processo seletivo vai oferecer 209.190 vagas em 5.685 cursos. Apenas quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 pode se inscrever. Além disso, para concorrer às vagas é necessário que a nota na redação seja superior a zero e que a participação na prova não tenha sido como treineiro.


O sistema não cobra nenhuma taxa. Na hora de se inscrever, coloque o mesmo login utilizado para visualizar os resultados do Enem 2020, que também é o mesmo cadastrado no portal de serviços do Governo Federal


Os candidatos podem escolher duas opções de curso, mas é recomendado acompanhar o processo enquanto ele está aberto para observar a disputa. Como o site atualiza todos os dias para mostrar a posição dos participantes nos cursos escolhidos, é possível avaliar se é melhor continuar na disputa ou escolher outra alternativa de graduação.


Se estiver com alguma dúvida, entre em contato com o MEC pelo telefone 0800-616161.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação