Eu, Estudante

Recepção dos calouros

USP começa o semestre letivo sem estudantes ingressantes pelo Sisu

A lista de selecionados foi divulgada hoje (16) e as aulas na universidade iniciaram segunda-feira (12). Estudantes criticam decisão da instituição

 Na Universidade de São Paulo (USP), o semestre letivo começou segunda-feira (12). Segundo o calendário acadêmico da instituição, esta semana é a “Semana de Recepção aos Calouros”, mas uma parte desse ingresso ainda não chegou.


Nesta sexta-feira (16), o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) divulgou a lista de selecionados nas universidades públicas do país. Os candidatos aprovados na USP têm de 20 a 22 de abril para se matricular.


Previstas para encerrar em 9 de abril, as inscrições do Sisu foram adiadas para quarta-feira (14), o que gerou um atraso no ingresso desses calouros. Na internet, estudantes criticam a decisão da USP de manter a data de início sem a entrada dos aprovados.

 

 


Estudante afirma que medidas da USP são elitistas

Thiago Torres é conhecido na internet como “Chavoso da USP”. O estudante de ciências sociais afirma que a universidade prioriza os ingressantes do vestibular da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) em detrimento do Sisu. De acordo com ele, o primeiro é elitista, enquanto o segundo permite maior entrada de minorias na instituição.

“A partir do momento em que a USP ignora essa grande quantidade de estudantes e inicia as aulas sem eles, ela deixa claro que o ingresso pelo SISU é tratado como secundário, a importância maior é dada à Fuvest e aos seus ingressantes”, declara.


O estudante acredita que um adiamento de uma semana não atrasaria muito o semestre e afirmou achar “curioso como esses argumentos sempre são usados para desfavorecer os desfavorecidos”. Ele ainda critica o ensino remoto na instituição. “O EaD foi empurrado em nós de qualquer jeito, independente de termos internet ou não”, relata.


De acordo com a universidade, foram distribuídos "kits internet" para estudantes com necessidades socioeconômicas. Os kits continham chip para celular ou modem portátil com acesso a internet e foi fornecido em março do ano passado.

 

* Estagiária sob supervisão da editora Ana Sá