quantidade

Sistema do Sisu registra mais de 852 mil inscritos e 1,6 milhão de inscrições

O IFB está ofertando 892 vagas em 21 cursos superiores em oito unidades no programa, e a Escs oferece 160 vagas nos cursos de medicina e enfermagem

EuEstudante
postado em 16/02/2022 19:29 / atualizado em 16/02/2022 19:48
 (crédito: Sisu/Divulgação)
(crédito: Sisu/Divulgação)

Nesta quarta-feira (16), o Ministério da Educação divulgou balanço parcial do segundo dia de inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Até as 17h, o sistema de inscrição registrava 852.213 inscritos e 1.635.335 inscrições. É importante lembrar que o número de inscrições pode ser até o dobro do número de inscritos, porque cada candidato pode escolher até duas opções de curso. No Distrito Federal, a Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs) e o Instituto Federal de Brasília (IFB) oferecem vagas pelo sistema. 

O IFB está ofertando 892 vagas em 21 cursos superiores em oito unidades no programa, e a Escs oferece 160 vagas nos cursos de medicina e enfermagem, totalizando 1.052 vagas.

As inscrições para o Sisu podem ser realizadas até as 23h59 da próxima sexta-feira (18/2), horário de Brasília, exclusivamente pela internet. O site Acesso Único, que reúne todos as formas de acesso ao ensino superior promovidas pelo Ministério da Educação, está disponível para receber as inscrições dos candidatos. Sgundo o MEC, o novo portal oferece mais informações e praticidade. Na parte superior da home, basta clicar em Sisu para visualizar onde deve se inscrever. 

A oferta total para esta edição do Sisu é de 221.790 vagas para mais de 6 mil cursos de graduação, em 125 instituições públicas de ensino superior. Mais de 84,5% das vagas ofertadas são para as instituições federais (universidades e institutos).

Sisu

Instituições públicas de educação superior, sejam elas federais, estaduais ou municipais, oferecem vagas a serem disputadas por candidatos inscritos em cada edição da seleção, por meio do Sisu. Os candidatos são selecionados para as opções de cursos indicadas no ato de inscrição, de acordo com a melhor classificação de nota obtida na edição mais recente do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Podem participar do Sisu todos os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2021 e não tiraram zero na redação, com exceção dos que prestaram o exame sem ter concluído o ensino médio e, portanto, declararam estar na condição de treineiro quando da inscrição no Enem.

Cronograma

Inscrições: 15 a 18 de fevereiro;
Resultado: 22 de fevereiro;
Matrícula: 23 de fevereiro a 8 de março.
Lista de espera:
De 22 de fevereiro a 8 de março – para manifestar interesse em participar da lista de espera:
A partir de 10 de março ocorre a convocação dos selecionados por meio da lista de espera.

*Fonte: Assessoria de Comunicação do MEC com informações da SESU

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação