SISU

MEC revê classificação de notas duplicadas no Sisu

Inscrições no sistema podem ser feitas até as 23h59 desta sexta-feira, apenas pela internet.

EuEstudante
postado em 17/02/2022 20:03
 (crédito: Sisu)
(crédito: Sisu)

O Ministério da Educação (MEC) divulgou na quarta-feira (16) que promoveu um novo ranqueamento das notas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), suprimindo as classificações de notas duplicadas, de acordo com as regras do no edital. Com isso, os candidatos já podem conferir as novas posições na disputa de vaga em universidades, observando se suas classificações parciais estão sendo realizadas de acordo com edital, sem considerar a classificação duplicada.

As inscrições podem ser realizadas até as 23h59 desta sexta-feira (18), horário de Brasília, somente pela internet. Neste ano, pela primeira vez, as inscrições podem ser feitas pelo Acesso Único, que reúne todas as formas de acesso ao ensino superior. O sistema é aberto aos candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não tiraram nota zero na redação. Além disso, para obter uma vaga, o candidato não pode ter alcançado a nota de corte mínima no curso desejado.

O primeiro ranqueamento foi divulgado também na quarta-feira, porém, seguindo o modelo antigo, que permitia ao candidato realizar a inscrição em duas opções de cursos, porém, levando em consideração a nota dos alunos que conseguiam ingressar na primeira opção, o que aumentava as notas de corte. O novo modelo foi modificado na gestão do ministro Milton Ribeiro.

De acordo com o MEC, até a meia noite de quarta, o sistema de inscrição registrava 852.213 inscritos e 1.635.335 inscrições. A assessoria do ministério informou que o volume de inscrições pode chegar ao dobro de inscritos, pois os candidatos podem se inscrever em até duas opções de curso.
O resultado da chamada regular do Sisu será liberado pelo MEC no próximo dia 22 deste mês. A matrícula deve ser realizada entre 23 de fevereiro e 8 de março e não há cobrança de taxas para as inscrições.

Ao todo, são oferecidas 221.790 vagas de ensino superior em instituições públicas. São 6.146 cursos de graduação, em 125 instituições, sendo mais de 84,5% das vagas para universidades e institutos federais.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação