SISU

Abertas inscrições para o Sisu do 2º semestre

Mais de 65 mil vagas são ofertadas para 2.043 cursos de graduação, em 73 instituições públicas de ensino superior

Eu Estudante
postado em 28/06/2022 16:00
 (crédito: Sisu)
(crédito: Sisu)

Estudantes de todo o país podem se inscrever a partir desta terça-feira (28) no processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do segundo semestre de 2022. Ao todo, 65.932 vagas são ofertadas nesta edição. O prazo das inscrições para o Sisu se estendem até 1º de julho, e devem ser realizadas exclusivamente pela internet.

As duas edições somadas contabilizam 287.722 vagas ofertadas para o ingresso em curso superior de instituições públicas e gratuitas. No segundo semestre, o total de cursos de graduação é de 2.043 vagas. Entre eles, medicina lidera a oferta com 1.583 vagas. Além disso, 73 instituições públicas de ensino superior participam desta edição do Sisu.

Estão aptos a participar do processo seletivo todos os estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2021 e não zeraram a redação, exceto os que não concluíram o ensino médio, os treineiros. O Sisu conta com três modalidades de concorrência: ampla concorrência, lei de cotas e ações afirmativas próprias das instituições de ensino.

Passo a passo da inscrição

Após clicar em se inscrever, o estudante deve inserir os dados do seu Cadastro Único do Governo Federal no acesso.gov.br (login e senha). O interessado deve atualizar seu cadastro, se for o caso, e confirmar seu telefone e e-mail.

Na própria página, o candidato pode explorar as vagas ofertadas, pesquisando por município, instituição ou nome do curso. E, então, deve escolher até duas opções de curso. Para começar, clique em “Fazer inscrição na 1ª opção”, e depois repetir esse procedimento para a 2ª opção de curso.

Para finalizar, clique em “Confirmar minha inscrição” para concluí-la. Na página do Sisu, também é possível checar a documentação exigida para realizar o processo de matrícula na instituição do candidato selecionado.

Cronograma

  • Inscrições: de 28 de junho até 1º de julho;
  • Resultado da chamada única: 6 de julho;
  • Matrícula: 13 até 18 de julho;
  • Lista de espera:
    - Manifestar interesse em participar da lista de espera: de 6 até 18 de julho.

  • .
    . Foto: Sisu
  • Página de login para inscrição no Sisu
    Página de login para inscrição no Sisu Foto: Reprodução/Governo Federal
  • O MEC publicará o edital com o prazo de inscrição e demais procedimentos para o primeiro processo seletivo do Sisu após a divulgação do resultado do Enem
    O MEC publicará o edital com o prazo de inscrição e demais procedimentos para o primeiro processo seletivo do Sisu após a divulgação do resultado do Enem Foto: Agência Brasil
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação