A PANDEMIA E OS EDITAIS

O cenário de concursos em 2021 deve ser melhor do que o de 2020

Muitas seleções esperadas para este ano ficarão para o próximo. Especialistas têm perspectivas conflitantes com relação ao futuro dos certames

Lorena Fraga*
postado em 23/08/2020 16:56 / atualizado em 24/08/2020 16:17
Para o restante deste ano, devido à pandemia, não há tantas expectativas de liberação de editais. Especialistas têm perspectivas conflitantes em relação a 2021: um grupo acredita que o ano que vem tem tudo para ser promissor neste sentido; outro está cético -  (crédito: Maurenilson Freire/CB/D.A Press)
Para o restante deste ano, devido à pandemia, não há tantas expectativas de liberação de editais. Especialistas têm perspectivas conflitantes em relação a 2021: um grupo acredita que o ano que vem tem tudo para ser promissor neste sentido; outro está cético - (crédito: Maurenilson Freire/CB/D.A Press)

Nos últimos anos, concurseiros acostumaram-se a crises e a cortes de gastos, que acabam por alongar a espera pelos editais de seleções e, muitas vezes, por diminuir a quantidade de vagas ofertadas. A promessa de estabilidade e de salários, em geral, maiores que os da iniciativa privada ajuda a manter a motivação de estudantes mesmo em períodos de escassez. A pandemia do novo coronavírus é um obstáculo a mais.

Várias seleções com datas marcadas foram suspensas ou adiadas. Outras, ainda não abertas, devem demorar mais para serem divulgadas. Afinal, com a crise sanitária, até mesmo a realização de provas configura risco de disseminação da doença. Além disso, a Lei Complementar nº 173/2020, publicada em maio, limita a abertura de seleções em todos os locais afetados pela calamidade pública decorrente da pandemia: não podem ser lançadas novas vagas até o fim de 2021.

Ou seja, os certames até lá serão apenas para reposição de cargos. Com essa perspectiva, a espera pode ser mais longa e a expectativa é de que os certames sejam ainda mais concorridos, pois a demanda de candidatos não diminuiu e, pelo contrário, deve aumentar. Com o número de desempregados em alta, passando dos 12,2 milhões, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), concursos ficam em evidência.

Renato Saraiva,presidente da Associação de Apoio aos Concursos Públicos e Exames (AConexa)
Renato Saraiva,presidente da Associação de Apoio aos Concursos Públicos e Exames (AConexa) (foto: CERS/Divulgação)

A crise atinge tanto o setor público quanto o privado, mas o baque para muitas empresas foi mais dramático. O desemprego teve alta de 20,9% entre maio e julho. Para quem deposita esperanças nas seleções para trabalhar em instituições públicas, há análises com boas e más notícias em relação ao resto deste ano e ao próximo.

Esperança

Segundo Renato Saraiva, presidente da Associação de Apoio aos Concursos Públicos e Exames (AConexa, antiga Anpac), o restante de 2020 não será mesmo muito animador, mas há boas expectativas para 2021. “Infelizmente, o ano de 2020 está sendo muito duro para praticamente todos os setores atuantes na economia. Inúmeros órgãos estão com deficit de pessoal e isso tem um impacto muito negativo na prestação de serviços à população”, diz. “A reforma da Previdência trouxe certa insegurança ao funcionalismo e muito servidor correu para se aposentar e garantir direitos.” Entretanto, justamente essa demanda por pessoal torna seleções públicas necessárias.

Por isso, Renato Saraiva está confiante quanto ao rumo dos certames. “Tudo isso eleva a necessidade de realização de novos concursos e da manutenção dos que foram adiados. Acredito que as provas adiadas serão mantidas, pois é uma questão de necessidade”, avalia. As seleções adiadas, em sua maioria, já passaram pela parte mais difícil, que é a tramitação de autorização, escolha de banca e edital. “Então, é certo que serão, sim, realizadas assim que possível”, garante. Ele tranquiliza concurseiros com relação ao medo de cancelamento de exames. “Com a volta da normalidade, tenha certeza, muitos concursos que estão represados serão ofertados.”

Fundador do Cers (Complexo de Ensino Renato Saraiva), ele observa que a economia deve começar a se recuperar no ano que vem, e isso passará pelo setor de concursos públicos. Mesmo com a possível redução do Orçamento governamental, os certames abrem vagas para serviços que não podem parar. “Certamente, 2021 tem tudo para ser um ano excelente em termos de concurso”, acredita. “Em 2021, teremos muitas seleções de destaque, como PRF (Polícia Rodoviária Federal), Polícia Federal, Receita Federal, CGU (Controladoria-Geral da União), Bacen (Banco Central), Tesouro Nacional, entre outros”, enumera. “Esses são concursos que foram solicitados em 2020 e que o governo federal sinalizou por suas autorizações”, completa.


Taxas de inscrição mais caras


Pouco a pouco, editais estão sendo retomados. “Mas as organizadoras estão tensas e lidam com o medo de terem suas aplicações paralisadas por ação do Ministério Público ou por terem que acatar ordem judicial para aplicar prova”, pondera o presidente da Associação Brasileira de Concursos Públicos (ABCP), Fábio Barros. Ele chama a atenção para alteração da logística de aplicação das provas, que precisa ser repensada na hora da publicação dos editais. “Salas com 50% da capacidade; distribuição de álcool em gel; desinfecção dos ambientes; um número maior de fiscais e coordenadores de prédios…. Tudo isso influencia no custo. Então, será notado aumento no valor da taxa de inscrição e alguns contratos serão revistos junto aos órgãos públicos”, analisa.


Certames à vista

Segundo levantamento do IMP Concursos, os editais mais aquecidos e com perspectivas para serem lançados até o fim deste ano ou no primeiro semestre de 2021 são:

* Polícia Federal
* Polícia Rodoviária Federal
* Banco do Brasil, na área de TI
* Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEE-DF)
* Procuradoria-Geral do Distrito Federal (PGDF)
* Departamento Penitenciário Nacional (Depen)
* Controladoria-Geral da União (CGU)
* Senado Federal
* Tribunais de Justiça do Distrito Federal, de São Paulo, do Rio de Janeiro, do Espírito Santo e de Minas Gerais
* Vários Tribunais de Contas municipais e estaduais
* Polícia Civil do Rio Grande do Norte (PCRN)
* Polícia Militar de Alagoas (PMAL)
* Polícia Militar do Pará (PMPA)
* Polícia Civil do Pará (PCPA)
* Polícia Militar do Tocantins (PMTO)

Outra perspectiva

Fábio Barros: "Este ano perdeu muito de seu potencial. Vários concursos agendados serão remarcados para 2021"
Fábio Barros: "Este ano perdeu muito de seu potencial. Vários concursos agendados serão remarcados para 2021" (foto: Arquivo Pessoal)


O presidente da Associação Brasileira de Concursos Públicos (ABCP), Fábio Barros, é mais comedido quanto às expectativas sobre a volta dos concursos públicos. Ele não tem boas projeções para o setor nem no restante de 2020, que teve o potencial tolhido pela crise sanitária, nem em 2021. “Todo ano de eleições municipais é timbrado com o tema ‘o ano dos concursos públicos’. Isso se deve pela tradição dos gestores municipais de deixarem sempre seu concurso vigente”, afirma. “Após quatro anos, tem o vencimento máximo permitido constitucionalmente desses concursos e chegam os novos”, completa.

“O inciso V do artigo 73 da Lei nº 9.504/1997, que estabelece normas para as seleções, faz com que tenhamos, em seis meses, os concursos que, normalmente, seriam ao longo de 12 meses”, explica. “Este ano, porém, tudo mudou com o agravamento da pandemia. Muitos processos licitatórios e muitos concursos em andamento foram suspensos”, relata. Fábio Barros observa que o próximo ano pode ter mais concursos como resultado da falta de certames em 2020. “Este ano perdeu muito de seu potencial. Vários concursos agendados serão remarcados para 2021”, reflete.

Estudo é consenso


Tanto Renato Saraiva, presidente da Associação de Apoio aos Concursos Públicos (AConexa), quanto Fábio Barros são unânimes em dizer que é preciso continuar estudando. A recomendação de Saraiva é que, além de continuar a preparação para editais aguardados, os candidatos devem manter a rotina de estudos para editais que foram publicados durante a pandemia e acabaram sendo adiados, pois, uma hora ou outra, eles serão retomados. O jurista reforça que a palavra de ordem no momento é estudar.

“Digo sempre aos concurseiros que estejam preparados e aproveitem a pandemia para se prepararem ainda mais para as provas futuras”, orienta. Apesar das projeções não muito animadoras em curto prazo, Fábio Barros recomenda que concurseiros continuem estudando, em especial os que estão inscritos e que esperam a aplicação das provas. “O candidato deve sempre estar preparado. O fato de não serem promovidos muitos concursos de uma vez facilita os estudos, permitindo prestar mais de uma seleção com alta dedicação, aumentando as chances de ser aprovado”, incentiva.

Pedido de alteração


Fábio Barros explica que a ABCP está protocolando, junto ao Congresso Nacional, uma manifestação pedindo a suspensão temporária da eficácia do art. 73 da Lei nº 9.504/1997. A medida proíbe que, nos três meses que antecedem o pleito eleitoral, sejam realizadas transferências voluntárias da União para estados e municípios. “Manter isso impactará diretamente saúde pública, educação e segurança. Há municípios sem médicos e enfermeiros para atendimento primário à saúde e sem professores para iniciar o ano letivo de 2021.”

Atenção!

Alerta do Ministério da Economia

O Ministério da Economia analisa demandas relativas à admissão de pessoal encaminhadas pelos órgãos da Administração Pública Federal conforme são recebidas pela pasta, e as autorizações, quando realizadas, são publicadas no Diário Oficial da União (DOU). Consultado pelo Correio, o ministério orientou que os concurseiros fiquem atentos às tabelas constantemente atualizadas publicadas no site do órgão, que podem ser acessadas no link bit.ly/comoandamosconcursos.

“Lembramos que o Ministério da Economia apenas autoriza o orçamento para concurso. O agendamento e a realização do certame cabe a cada órgão”, alertou a pasta, em nota. Além disso, a assessoria de imprensa do órgão informa que, conforme a Lei Complementar nº 173, de 27 de maio de 2020, a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios afetados pela calamidade pública decorrente da pandemia de covid-19 ficam proibidos, até 31 de dezembro de 2021, de realizar concurso público.

A lei só não se aplica para reposições de vagas em cargos de chefia, direção e assessoramento, desde que isso não acarrete aumento de despesa. Além de reposições decorrentes de vacâncias de cargos efetivos ou vitalícios, as contratações temporárias de que trata o inciso IX do caput do art. 37 da Constituição Federal, as contratações de temporários para prestação de serviço militar e as contratações de alunos de órgãos de formação de militares.


Sem parar de estudar

Pedro Rennan Cantanhede: "Esta é a hora de se fortificar, de aprender bastante. Tem muita gente saindo da fila, mas muitos estão entrando, é aquele ditado: "2018 em tempos difíceis, são construídas várias lendas"2019. É preciso estudar bastante para, em 2021, ser um concurseiro agressivo e competitivo"
Pedro Rennan Cantanhede: "Esta é a hora de se fortificar, de aprender bastante. Tem muita gente saindo da fila, mas muitos estão entrando, é aquele ditado: "2018 em tempos difíceis, são construídas várias lendas"2019. É preciso estudar bastante para, em 2021, ser um concurseiro agressivo e competitivo" (foto: Arquivo Pessoal)


Morador de Brasília e recém-aprovado no concurso da Polícia Militar de Santa Catarina, Pedro Rennan Cantanhede, 29 anos, ainda não parou sua trajetória concurseira. Ele sonha com uma vaga na Polícia Civil do Distrito Federal, na Polícia Militar de Goiás ou na Polícia Federal. Conciliando os estudos com o trabalho de garçom no Aeroporto de Brasília, Pedro prepara-se para a mudança para Florianópolis quando for convocado, mas não deixa de pensar nos estudos. “Eu fui aprovado antes da pandemia, mas continuei estudando”, diz.

Pedro estuda para as provas por conta própria. “O primeiro passo é a organização, com horário, materiais e cronograma de estudos bacanas para que não fique maçante”, afirma. “Quem estuda para concurso tem que entender que é um estilo de vida no qual você renuncia a muita coisa”, reflete. Pai de um filho pequeno e de outro que está a caminho (a mulher dele está grávida de seis meses), Pedro tem a família como motivação. “Eles são fonte de energia para estudar”, define.

Mesmo com a incerteza do que está por vir em relação aos concursos, Pedro não desanima. “Esta é a hora de se fortificar, de aprender bastante. Tem muita gente saindo da fila, mas muitos estão entrando, é aquele ditado: ‘em tempos difíceis, são construídas várias lendas’. É preciso estudar bastante para, em 2021, ser um concurseiro agressivo e competitivo.”


Provas em breve?

A reabertura de estabelecimentos comerciais pode ser um bom indicativo para seleções públicas. O mês de julho foi marcado pela reabertura gradual de atividades, como academias, lojas, restaurantes e bares em diversos lugares do país. Os concursos não ficaram de fora, muitos já têm data marcada para ocorrer nos próximos meses e existem editais com divulgação prevista para este ano.
Entre os certames com provas marcadas, está o da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), com exames previstos para 18 de outubro. Os inscritos disputarão 2,1 mil vagas para os cargos de agente e escrivão. As inscrições estão abertas até 8 de setembro


Comentário

Vinicius Rodrigues, coordenador de carreiras do AlfaCon Concursos, comenta a perspectiva para o resto do ano:
Vinicius Rodrigues, coordenador de carreiras do AlfaCon Concursos, comenta a perspectiva para o resto do ano: (foto: AlfaCon Concursos/Divulgação)

Como ficarão os concursos públicos para o segundo semestre?



“Com o início do segundo semestre, muitas atividades e eventos estão sendo retomados gradualmente. Academias, lojas, empresas e vários outros departamentos decretaram a abertura e, com os concursos públicos, não foi diferente. Apesar do adiamento de alguns exames por causa da pandemia, a abertura dos certames continua, e muitos estão com provas marcadas para os próximos meses ou com editais previstos para divulgação ainda este ano.

Mesmo com a suspensão de alguns concursos por conta da pandemia, a preparação deve continuar. Agora é o melhor momento para investir nos estudos. Diante deste cenário, algumas seleções que estão em andamento neste segundo semestre são ótimas oportunidades para ingressar no serviço público. O exame da Polícia Civil do Distrito Federal, por exemplo, que está com as provas marcadas para 18 de outubro, é considerado um dos principais do ano.

Outro concurso de grande expectativa é o da Polícia Militar do Paraná, que está com as inscrições prorrogadas até 2 de setembro. O certame terá como objetivo recompor o quadro efetivo da corporação com 2 mil novos profissionais. Para os alunos que estão apreensivos sobre a divulgação do concurso dos sonhos, o ideal é direcionar os esforços para carreiras típicas de Estado, como Tribunais de Justiça, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal, que não correm risco de cancelamento.

Segurança pública, carreiras administrativas e tribunais existirão sempre, independentemente do governo e do momento. Na Polícia Federal, a estimativa de abertura dos editais é para outubro e novembro, de acordo com o ministro da Justiça, André Mendonça. As tratativas para a autorização do concurso foram divulgadas. A oferta será de mais de 1,5 mil vagas para os cargos de delegado, agente, escrivão e papiloscopista, além de cargos administrativos.

Já para os interessados na Polícia Federal Rodoviária, a expectativa também é grande. Com duas solicitações encaminhadas ao governo federal para o preenchimento de 2,7 mil vagas, a previsão é de que seja publicado um edital no fim do segundo semestre. Outras oportunidades encontram-se nos Tribunais de Justiça, com os concursos para o TJ-SC e o TJ-RJ entre os mais cotados.

Embora estejam com os editais abertos, ainda estão em processo de definição das datas de inscrição e realização das provas. Os estudantes devem estar atentos aos temas relativos ao direito digital e a crimes virtuais, que serão tendências nos próximos anos. Eles, com certeza, serão objeto de cobrança nos temas de redação e na parte de atualidades. Outra problemática é o direito ambiental, que também tem grande probabilidade de ser cobrada.”


Planos de longo prazo

Bruna Larissa Tavares,estudante de psicologia e concurseira
Bruna Larissa Tavares,estudante de psicologia e concurseira (foto: Arquivo Pessoal)


O interesse por oportunidades mais seguras no funcionalismo vem crescendo, principalmente, entre os jovens, de acordo com especialistas. É o caso da estudante de psicologia Bruna Larissa Tavares, 21 anos, que se prepara para prestar o processo seletivo da residência multiprofissional da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF). “A prova é um processo seletivo público. Então, a rotina de estudos assemelha-se à de um concurso propriamente. Meu foco é a residência, uma modalidade de pós-graduação para a área da saúde que dura três anos”, sonha ela, que também é influencer.

Durante a formação, os selecionados ganham bolsa. Após a residência, Bruna pretende prestar concurso público dentro da área de psicologia hospitalar. “Sou apaixonada pela atuação nesse campo e, sendo concursada, além da estabilidade financeira, terei a possibilidade de constante aperfeiçoamento técnico”, almeja. Entretanto, o concurso não é o objetivo final para Bruna, mas, sim, a ponte.

“Após alguns anos dentro dessa área, pretendo abrir meu consultório clínico. Para isso, vou precisar de investimento financeiro, o que pretendo alcançar com o concurso.” Para Bruna, o tempo em casa por causa da pandemia não foi de todo negativo, pois possibilitou que ela organizasse a rotina de aprendizado. “Impulsionou meus estudos e consegui tirar essa meta do papel, pois, como moro muito longe da faculdade, o cansaço de ter de me deslocar todos os dias impedia que eu começasse”, afirma.

A moradora de Águas Lindas (GO) diz que, estando em casa, não teve “mais desculpas”. Pela manhã, Bruna tem aulas remotas da faculdade. “Depois, separo um tempo para o home office e, por fim, eu me dedico para os estudos do concurso.” Ela baseia-se em provas passadas. “Refaço os testes e estudo os conteúdos que costumam cair. Pretendo estudar por dois anos. Dentro de um ano, termino minha faculdade e quero ficar mais um ano estudando, caso eu não passe logo”, relata. Se for preciso, ela conciliará os estudos para concurso com um emprego na área dela.


Análise

Saiba por que 2021 deve ser o ano dos concursos

Gabriel Henrique Pinto
Gabriel Henrique Pinto (foto: Central de Concursos/Divulgação)


Confira análise do diretor da Central de Concursos, Gabriel Henrique Pinto, sobre o panorama de certames no próximo ano:

“A tendência é de que o cenário dos concursos públicos no Brasil mude após a pandemia. Há pouco mais de seis meses, a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou a chegada do novo coronavírus que, em pouco tempo, tornou-se uma pandemia global. Desde então, todos os setores da economia tiveram de se reinventar. E, com os concursos públicos, não foi diferente.

A maioria dos concursos teve de suspender e remarcar a aplicação das provas. Ainda assim, a média de vagas abertas no Brasil não é baixa: são mais de 20 mil oportunidades nas últimas semanas. Ou seja, existem editais sendo publicados, períodos de inscrição em aberto, bancas organizadoras sendo definidas, concursos autorizados e ainda algumas convocações para posse ocorrendo.

Apesar de toda essa movimentação, é inevitável que muitos órgãos acabem deixando para abrir seleções no ano que vem, o que deve fazer de 2021 o ano dos concursos. A demanda por servidores públicos em todas as áreas é muito grande, especialmente em órgãos como o Tribunal de Justiça de São Paulo, a Receita Federal e o INSS, que não realizam concursos há muito tempo.

A pandemia fez os concursos se acumularem ainda mais, devido à impossibilidade de realização das provas até que tudo esteja sob controle. Por isso, a tendência é de que várias provas de concursos se realizem no primeiro semestre de 2021.

Não são poucos os órgãos que confirmaram pedidos ou reforçaram suas solicitações para o período pós-pandemia:

• Banco Central (BC) — 260 vagas
• Banco do Brasil (BB) — Número de vagas ainda não definido
• Controladoria-Geral da União (CGU) — Número de vagas ainda não definido
• Fundação Nacional do Índio (Funai) — 826 vagas
• Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) — 208.695 vagas
• Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) — 280 vagas
• Ministério Público da União (MPU) — Número de vagas ainda não definido
• Polícia Civil do Estado de São Paulo (PC-SP) — 2.939 vagas autorizadas para cargos de nível superior
• Polícia Federal — 2.000 vagas para cargos policiais e 508 vagas para cargos administrativos
• Polícia Militar do Estado de São Paulo (PM-SP) — 5.400 vagas para soldado
• Polícia Rodoviária Federal — 2.772 vagas (2.634 para policial rodoviário e 138 para agente administrativo)
• Receita Federal do Brasil — 3.314 vagas distribuídas entre cargos fiscais e administrativos
• Secretaria de Fazenda (antigo Ministério da Fazenda) — 1.161 vagas
• Senado Federal — 40 vagas
• Tribunal de Contas da União (TCU) — 20 vagas
• Tribunal Superior Eleitoral (TSE) — 21 vagas

Esses são apenas alguns dos concursos aguardados para o ano que vem. E como 2021 está logo alí, é importante começar a preparação o quanto antes para que o candidato esteja pronto quando começarem a sair as provas. O edital ainda não ter sido publicado não é desculpa para postergar os estudos.

Aí vai uma dica valiosa: o concurseiro pode e deve se basear pelo último edital para relacionar os conteúdos e etapas do concurso almejado e, com base nisso, iniciar seu planejamento, montando um calendário com suas atividades fixas (trabalho, lazer, atividades domésticas etc.), seus horários de estudo (aulas, estudo em casa, revisão e simulados) e eventuais compromissos.

A verdade é que 2021 promete ser um ano com muitas oportunidades para ingressar na carreira pública e quem começar a estudar antes, certamente, sairá na frente para conquistar uma delas. Para estar preparado para essas provas, o candidato deve iniciar seus estudos desde já!”


Como se preparar para o que está por vir?

Aline Rizzi: "O aluno precisa filtrar aquilo que mais cai, ele não vai conseguir dominar tudo de todas as matérias"
Aline Rizzi: "O aluno precisa filtrar aquilo que mais cai, ele não vai conseguir dominar tudo de todas as matérias" (foto: Arquivo Pessoal)


Professora de português do IMP Concursos, Aline Rizzi afirma que a expectativa para este semestre e para o próximo ano gira em torno, principalmente, dos concursos do Senado, da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEE-DF), da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal. “Serão 2 mil vagas só para a PF. A SEE-DF terá oportunidade excelente: em geral, a área só está tendo concurso temporário e, no ano que vem, deve ter concurso efetivo”, diz.

Em Brasília, os concursos da Polícia Civil e do Senado estão entre os mais aguardados. “Principalmente, o do Senado, em que a remuneração é altíssima”, comenta. Para se preparar, a professora recomenda que os alunos pensem no contexto da quarentena. “Com a pandemia, os alunos têm oportunidades de estudar por um baixo custo por meio de aulas on-line gratuitas, oferecidas por professores de diversas instituições”, afirma. Quem cursava um preparatório físico ou gostava de frequentar bibliotecas e salas de estudo teve de se adaptar, sem perdas.

“Mesmo em casa, os alunos têm como se preparar com excelência para qualquer concurso que está por vir”, avalia. A dica de Aline é focar um concurso só. “Não, necessariamente, por causa do órgão em si, mas devido à banca examinadora. A preparação deve ser feita de acordo com o modo como ela cobra as questões”, orienta. Decidido o concurso, o candidato deve imprimir os últimos editais e avaliar quais matérias foram cobradas e se especializar nas disciplinas que fazem parte de conhecimentos básicos.

“Por exemplo, a parte de português é comum para todos os concursos. É uma matéria que o aluno deve dominar. Sem isso, não tem como ser aprovado”, defende. “É a maior quantidade de questões por prova, a maior porcentagem da parte de conhecimentos específicos. Sem contar que, quando um candidato sabe bem língua portuguesa, isso colabora absurdamente para ele interpretar a prova”, alerta.

Pensando no concurso do Senado, ela chama a atenção para documentos próprios do órgão. “A preparação para as específicas deve começar por aí. Saber o regimento interno, o funcionamento daquela instituição.” Para a professora, a dica mais importante de todas é o foco e a objetividade. “O aluno precisa filtrar aquilo que mais cai, ele não vai conseguir dominar tudo de todas as matérias. Então, é preciso avaliar o que é mais relevante com base em cada edital e nas provas anteriores”, ensina.


Editais esperados

Divulgação
Divulgação (foto: Divulgação)

Confira alguns dos certames mais aguardados para o resto deste ano ou para 2021 segundo o Gran Cursos Online:

Banco Central do Brasil (Bacen) — solicitado

O Banco Central do Brasil pediu novo concurso ao Ministério da Economia, com solicitação 260 vagas, sendo 200 vagas para analistas, 30 para técnicos e 30 para procuradores. Segundo o Portal da Transparência, há, atualmente, 2.881 cargos vagos na autarquia. Com escolaridade de níveis médio a superior, a remuneração vai até R$ 21.472.

Polícia Federal — banca em definição

A banca organizadora ainda será definida, mas os cargos são para policial, segurança pública, agente e papiloscopista. A escolaridade exigida é nível superior. São 2 mil vagas para cargos policiais e 508 vagas para cargos administrativos e a remuneração vai de R$ 12.441,26 a R$ 23.130,48.

Polícia Civil do Estado de São Paulo (PC-SP)

A banca organizadora ainda será definida, mas os cargos são delegado, investigador, escrivão e médico legista. A escolaridade exigida é nível superior. O número de vagas é de 2.939 e as remunerações iniciais vão de R$ 3.931,18 a R$ 10.382,48, e as finais de R$ 5.304,08 a R$ 16.704,30, além de benefícios.

Polícia Rodoviária Federal (PRF)— solicitado

A PRF fez pedido ao Ministério da Economia com 2.634 vagas para o cargo de policial rodoviário federal e 138 vagas para agente administrativo. Ao todo, foram pedidas 2.772 vagas ao ME. A remuneração ainda será definida.

Receita Federal do Brasil (RFB) — solicitado

Concurso destinado aos cargos de auditor-fiscal, analista tributário, analista técnico — administrativo e assistente técnico administrativo, com total de vagas de 3.314. O nível de escolaridade é de médio a superior. A remuneração vai de R$ 11.684,39 a R$ 21.029,09

Senado Federal

O Senado Federal está no processo de definir banca organizadora. A seleção estava prevista para 2020, porém, com a pandemia, tem a possibilidade de ocorrer só em 2021. O nível de escolaridade exigido é do médio ao superior e a remuneração vai de R$ 18.591,18 a R$ 35.114,14.

Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

O Tribunal Superior Eleitoral está com 21 vagas autorizadas, sendo oito para o cargo de analista judiciário, de nível superior, e 13 para o cargo de técnico judiciário, de nível médio. A previsão inicialmente era para o ano de 2020, mas pode atrasar, já que não houve novidades desde o começo do ano. A remuneração é até R$ 12 mil.

Outros órgãos:

Controladoria-Geral da União (CGU) — número de vagas ainda não definido

Fundação Nacional do Índio (Funai) — 826 vagas

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) — 208.695 vagas

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) — 280 vagas

Ministério Público da União (MPU) — número de vagas ainda não definido

Tribunal de Contas da União (TCU) — 20 vagas

Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA)

Empresa pública vinculada ao Ministério de Minas e Energia, a Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA) foi criada em 2013 e deu novo passo na preparação para promover processo seletivo público. A empresa encaminhou ao Ministério de Minas e Energia o Plano de Cargos e Salários (PCS) e a proposta para criação do Plano de Funções. A elaboração dos documentos, que contou com o suporte de uma consultoria externa especializada no tema, é um dos passos necessários para preparar um processo seletivo público, que ainda não tem data definida. O quadro previsto para a PPSA é de até 150 empregados concursados e 53 posições de livre provimento. No início do ano passado, a empresa tinha uma equipe de 30 empregados, 14 profissionais temporários e quatro diretores.


Editais muito aguardados

Confira o que dizem dois órgãos bastante cobiçados sobre seus processos seletivos:

Banco do Brasil

Citado por professores como instituição que deve abrir concurso até ano que vem. Apesar da expectativa, o banco público informou que ainda está finalizando estudos sobre concurso. Por isso, não tem informações a respeito de quando o exame será realizado.

Senado

Com previsão de 40 vagas para cargos efetivos, o concurso do Senado Federal é um dos mais aguardados. “Depois que escolhem a banca, leva de dois a três meses para sair o edital. Aí, normalmente, demora uns três meses até a prova. Como as coisas estão indo mais devagar, por causa da quarentena, acredito que seja algo para o segundo semestre de 2021”, opina a professora Aline Rizzi, do IMP Concursos. Ainda assim, o órgão preparou um site específico para o concurso. No endereço bit.ly/concursodosenado, os candidatos podem encontrar materiais de estudo, provas anteriores e várias funcionalidades.

Em resposta ao Correio, o presidente da Comissão Examinadora do concurso público do Senado, Roberci Araújo, explica que a pandemia impede a publicação do edital no momento. “Nós tínhamos a expectativa de concluir o concurso ainda em 2020, mas o quadro de emergência sanitária no país pegou todos de surpresa. O Senado Federal apresenta carência de pessoal em razão de inúmeras vacâncias ocasionadas por aposentadoria, mas a crise resultante do vírus SARS-COV-2 impossibilita, por hora, a publicação do edital de abertura e a realização das provas”, explica.

Divulgação
Divulgação (foto: Divulgação)

Calendário de provas de 2020

Confira exames marcados até o fim do ano de acordo com levantamento do Gran Cursos Online. É preciso ter em mente, entretanto, que as datas podem mudar a qualquer momento, de acordo com o desenrolar da pandemia. Há casos de certames remarcados e, depois, suspensos. Os inscritos devem ficar atentos às informações das bancas organizadoras para se planejarem.

Agosto

Prefeitura Municipal de Bambuí - MG
Prefeitura de Barra dos Coqueiros - SE
Prefeitura Municipal de Sorocaba - SP
Prefeitura Municipal de Araucária - PR
Câmara Municipal de Manhuaçu - MG
Conselho Regional de Serviço Social - 13ª Região/Paraíba - CRESS PB
Prefeitura Municipal de Tupãssi - PR
Prefeitura Municipal de Taquarituba - SP
Prefeitura Municipal de Herval D´Oeste - SC
Câmara Municipal de Itapema - SC
Ministério das Relações Exteriores
Câmara Municipal de Imperatriz - MA
Prefeitura Municipal de Senador Sá - CE
Prefeitura Municipal de Santa Helena de Minas - MG
Centrais de Abastecimento do município de Campinas - Ceasa Campinas SP
Prefeitura Municipal de Castro - PR

Setembro

Prefeitura de Eusébio - CE
Câmara de Vereadores de Trombudo Central - SC
Prefeitura Municipal de São José do Piauí - PI
Prefeitura de Alto Alegre do Pindaré - MA
Prefeitura Municipal de Olinda Nova do Maranhão - MA
Superintendência de Água e Esgotos do município de Ituiutaba (SAE) - MG
Prefeitura Municipal de Itinga do Maranhão - MA
Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Brodowski (SP) - Sisprev
Prefeitura Municipal de Borborema - SP
Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo - Iamspe SP
Prefeitura Municipal de Mogeiro - PB
Câmara Municipal de Divino - MG
Prefeitura Municipal de Novo Santo Antônio - PI
Prefeitura Municipal de Monte Alto - SP
Prefeitura Municipal de Itauçu - GO
Curso de Formação de Oficiais do Serviço de Saúde do Exército – CFO/S Saúde
Prefeitura Municipal de Goiás - GO
Câmara Municipal de Japeri - RJ
Prefeitura Municipal de Toropi - RS
Prefeitura Municipal de Maturéia – PB
Prefeitura Municipal de Pitimbu - PB
Prefeitura Municipal de Itaquaquecetuba - SP
Câmara Municipal de Primeiro de Maio - PR
Câmara Municipal de Marumbi - PR
Prefeitura Municipal de Uruguaiana - RS
Prefeitura Municipal de Ministro Andreazza - RO

Outubro

Polícia Civil do Distrito Federal - PCDF
Prefeitura Municipal de Bia Fortes - MG
Câmara Municipal de Itamarandiba - MG
Prefeitura Municipal de Itamarandiba - MG
Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais - Coren MG
Prefeitura Municipal de Nova Serrana - MG
Prefeitura Municipal de Lagoa Dourada - MG
Prefeitura Municipal de Imbé - MG
Prefeitura Municipal de São Sebastião do Anta - MG
Prefeitura Municipal de Ipiranga de Goiás - GO
Prefeitura Municipal de Chapadão do Céu - GO
Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP
Prefeitura Municipal de Campos Belos - GO
Prefeitura Municipal de Mozarlândia - GO
Prefeitura Municipal de Codó - MA
Prefeitura Municipal de Pescador - MG
Câmara Municipal de Santiago do Sul - SC
Prefeitura Municipal de Mário Campos - MG
Prefeitura Municipal de Bandeirantes - MS
Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Amapá - CRMV AP
Prefeitura Municipal de Cachoeira dos Índios - PB
Prefeitura Municipal de Passagem - PB
Prefeitura Municipal de Barra do Corda - MA
Prefeitura Municipal de Rio Claro - SP
Câmara Municipal de São João Batista - MA
Câmara Municipal de Santa Amélia - PR

Novembro

Defensoria Pública do Distrito Federal - DPDF
Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA
Escola de Especialistas da Aeronáutica - EEAR
Prefeitura Municipal de Nazareno - MG

Cargos: Administrativa e Saúde

Câmara Municipal de Condado - PE
Prefeitura Municipal de Ibirarema - SP
Prefeitura Municipal de São João do Manteninha - MG
Câmara Municipal de Campo Maior - PI
Prefeitura Municipal de Altinho - PE
Conselho Regional de Fonoaudiologia da 4ª Região - Crefono 4

Dezembro

Câmara Municipal de Ituaçu - BA
Prefeitura Municipal de Rio Pombal - BA
Prefeitura Municipal de Aracaju - SE

 

 * Estagiária sob a supervisão da subeditora Ana Paula Lisboa

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação