Cuidar de quem cuida

postado em 17/10/2020 00:28


O primeiro passo do CICV na pandemia foi priorizar a equipe. “Nosso foco é o beneficiário, mas precisamos garantir que os funcionários estejam bem. Nossa preocupação é dar suporte para que eles possam transmitir o mesmo cuidado a quem a gente atende”, afirma Lígia Silva Pereira, gerente regional de Recursos Humanos da organização. Com a adaptação do trabalho a distância, ela sente que a equipe está até mais conectada e organizada. “Estamos o tempo todo identificando como estão nossos colegas, ligando e mandando mensagens uns para os outros, nos cuidando”, relata a psicóloga.

Segundo Simone Casabianca-Aeschlimann, chefe da Delegação do CICV, as questões relacionadas à covid-19 estavam sendo monitoradas antes mesmo de o vírus chegar ao Brasil. Assim, ajustes puderam ser pensados com calma. Muitas vezes, o trabalho humanitário é feito em lugares perigosos. “Nossos funcionários sabem que podem ser chamados para trabalhar em situações complicadas.” Por isso mesmo, é fundamental que a entidade cuide da saúde mental e física da equipe. “O nosso maior valor é o trabalhador. Para o trabalho ser feito da melhor forma, a gente tem que cuidar de quem cuida”, afirma.

 

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação