Entrevista

Tire dúvidas sobre contratação: como arrasar num processo seletivo

Em entrevista ao Correio, dono do canal do YouTube Me Contrata, focado em prestar consultoria gratuita de currículo, esclarece confusões de candidatos

Galbi Júnior*
postado em 03/01/2021 15:09
 (crédito: Me Contrata/Divulgação)
(crédito: Me Contrata/Divulgação)

O tempo desempregado pode chegar a semanas, meses ou até anos. Durante a pandemia, que traz tantas perdas e dificuldades, essa busca pode se tornar ainda mais angustiante. No entanto, apesar do grande número de demissões, contratações também se fazem necessárias.

Pensando nas dificuldades dos processos seletivos Salomão Ferretti, 28 anos, diretor estratégico da agência de consultoria Sama, passou a oferecer consultoria gratuita de currículo no canal do YouTube Me Contrata. Ele observa que, durante a pandemia, um dos desafios dos candidatos é descobrir o meio pelo qual a empresa recebe currículos.

Muitas organizações migraram para o home office de uma hora para outra e até números de telefone, antes usados, podem ter deixado de valer. Outra dificuldade é a própria diminuição das oportunidades de trabalho, o que aumenta a concorrência e a exigências para as vagas que são abertas. Por isso, fará grande diferença na busca por trabalho a “disciplina das pessoas para se desenvolverem, se capacitarem e procurarem um trabalho”.

Em entrevista ao Correio, Salomão tira dúvidas comuns a candidatos:

Como surgiu a ideia de criar a sessão de consultoria curricular on-line?
Percebemos que existem alguns padrões de currículos e padrões de equívocos. Quando você faz uma consultoria on-line, consegue contribuir com uma maior quantidade de pessoas, pois várias podem assistir. A maior importância desse projeto é aproximar das pessoas as oportunidades de trabalho que existem no mercado. As oportunidades, principalmente no atual momento, são mais escassas; por isso, os candidatos precisam estar mais preparados para que o selecionador ou recrutador os escolham.

Como se destacar em meio a uma multidão de desempregados?
Construindo e desenvolvendo diferenciais, como projetos sociais e qualificações atualizadas. Também é importante se alimentar de fontes que contribuem para a sua empregabilidade, como o próprio canal Me Contrata e outros que tragam informações sobre o mercado e sobre como empregar-se. Eu também queria salientar que os cursos a distância não são menos valiosos do que os presenciais e, neste momento, eles têm sido tão valorizados quanto os presenciais.

Como, geralmente, o senhor analisa os currículos?
Busco sempre avaliar se os dados da pessoa estão corretos, como endereço e telefone. A partir disso, passo para cursos e capacitações, vejo se estão ou não atualizados. Então, analiso as experiências profissionais, incluindo os períodos em cada local de trabalho, se as atividades que exerceu estão claras.

.
. (foto: Divulgação)

O que é mais importante no currículo?
O mais importante é ser o mais claro e objetivo possível. Não tentar, talvez, contar toda a história das experiências que já teve, mas pontuar os principais elementos da sua carreira e como contribuiu com o local em que trabalhou.

Como colocar trabalhos freelancer no currículo?
A sugestão que eu sempre dou quando a pessoa tem muitas experiências como freelancer é compilar de um período a outro com as principais experiências profissionais, fazer um resumo deste tempo como freelancer.

Quais são os melhores lugares para procurar empregos?
Atualmente, são as agências, sites e páginas de emprego. Além disso, os relacionamentos que você tem: sua rede de conhecidos pode ser muito importante para conseguir uma entrevista e trabalho.

Como superar o nervosismo em uma entrevista?
É necessária preparação, munindo-se de conhecimentos sobre a empresa. Além disso, confirmar e conferir todas as informações do seu currículo fará com que você esteja mais tranquilo no momento, o que contribuirá para uma conversa de maior qualidade. Aposte em dialogar com o recrutar com simpatia, boa comunicação, clareza e objetividade para que a entrevista ocorra de forma bem mais fluida.

A aparência conta muito na hora de conseguir um trabalho? Por quê?
Hoje, mais do que nunca, as empresas precisam de profissionais com competências, habilidades e atitudes que contribuam com o sucesso da organização. A aparência se tornou um quesito muito superficial, por isso, currículo tem pontuado muito mais. No entanto, é essencial cuidar do modo de se vestir e portar.

Como uma pessoa pode se sair bem durante uma entrevista de emprego virtual?
A aparência, a higiene e a questão do ambiente contam. É preciso estar em um espaço claro para que a filmagem fique nítida, demonstrar ter atenção com as perguntas do recrutador.

Como se sair bem em um vídeo -currículo?
Com preparo, clareza e objetividade, mostrar suas competências de forma profissional. Tomar cuidado para não virar um filme ou uma telenovela, mas mostrar bem aquilo que você tem de profissionalismo para contribuir com uma organização.



Dicas de empregabilidade

Quer ter seu currículo analisado? Envie para o e-mail: mecontrata@samabrasilia.com.br. Para assistir aos vídeos, acesse o canal: bit.ly/mecontratasalomao. Ele também está presente no Instagram: www.instagram.com/mecontratasalomao.

 

*Estagiário sob a supervisão da subeditora Ana Paula Lisboa

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação