Diversidade

Intel e PrograMaria lançam programa #MaisDiversidadeNaTecnologia

O projeto é uma nova edição da parceria de longa data da empresa com a organização e visa maior participação de mulheres negras e pessoas trans na tecnologia

EuEstudante
postado em 29/04/2021 15:27
Edição da parceria de 2021 é voltado para mulheres negras, pessoas trans e travesti -  (crédito: Deborah Mônaco)
Edição da parceria de 2021 é voltado para mulheres negras, pessoas trans e travesti - (crédito: Deborah Mônaco)

A empresa de tecnologia Intel, em parceria com a organização não governamental PrograMaria, lançaram o programa #MaisDiversidadeNaTecnologia. A iniciativa busca capacitar e levar mais mulheres negras e pessoas trans para a área de tecnologia. Para isso, serão realizados debates, sessões de mentorias, além da distribuição de 400 bolsas para o curso on-line Eu ProgrAmo – cuja inscrição está aberta e pode ser feita no site da PrograMaria. Além disso, o primeiro encontro está marcado e vai ocorrer em 6 de maio e é voltado para pessoas trans e travestis.

 

A iniciativa também vai promover palestras educativas sobre transição de carreira, painéis de diversidade e outras atividades. A diretora geral da Intel Brasil, Gisselle Ruiz Lanza, estará presente em sessões de mentorias. Além disso, a ação contará também com a consultoria da TransEmprego, que é o maior e mais antigo projeto de empregabilidade de profissionais transgêneros e tem como fundadoras Maitê Schneider – que vai palestrar em um dos eventos –, Dra. Márcia Rocha e a cartunista Laerte Coutinho.

 

 

O programa #MaisDiversidadeNaTecnologia tem quatro pilares principais, sendo eles: pautar (os encontros vão debater sobre como incluir pessoas trans e travestis na área da tecnologia); capacitar (400 bolsas de estudo exclusivas para mulheres negras, pessoas trans e travestis serão distribuídas para o curso Eu ProgrAmo); dar suporte (vão ser feitas rodas de mentorias com líderes da Intel Brasil); olhar para o futuro (os encontros vão refletir sobre afrofuturismo e as relações entre tecnologia e raça).

 

Primeiro encontro

Estão confirmados para o primeiro evento o secretário executivo do fórum de empresas e direitos LGBTI+, Reinaldo Bulgarelli; a cofundadora da TransEmpregos, Maitê Schneider; consultora na Accenture, Melissa Cassimiro; head de comunicação na Intel Brasil e Canadá, Carolina Gutierrez Prado. O encontro ocorrerá 6 de maio, às 19h, com transmissão pelo Youtube. As inscrições são pelo site do Sympla.

 

Agenda do evento

  • 19h: Abertura PrograMaria
  • 19h15: Boas-vindas
    Intel, com Carolina Prado
  • 19h20: Painel Potência
    é diversa: Ações práticas para real diversidade e inclusão na tecnologia, com
    Carolina Prado, Maite Schneider, Melissa Cassimiro e Reinaldo Bulgarelli
  • 20h: Painel Nossas
    jornadas na tecnologia, com Luiza Araujo Vieira, Roberta Brandão, Samanttha
    Neves e Theo Melo.
  • 20h40: Palestra Dicas
    para construir pontes num mundo de abismos, com Maite Schneider
  • 21h10: Encerramento

 

Parceria Intel e PrograMaria

A parceria entre a empresa e a organização existe desde 2016 e tem como foco empoderar mulheres na tecnologia. Ao longo desses anos, mais de 4,5 mil mulheres foram impactadas pelos projetos desenvolvidos pela parceria.

 

Para este ano, o objetivo do projeto se expandiu para que possa se dar a atenção necessária para a interseccionalidade da pauta. Dessa forma, o foco será dado a grupos minoritários na área de tecnologia e no mercado de trabalho como todo.

 

Anteriormente, a Intel e a PrograMaria trabalharam com temas como desafios das mulheres na tecnologia, gestão de carreira, inteligência artificial, comunicação e autoconfiança. Para trabalhar esses assuntos, o projeto mobilizou líderes da Intel Brasil e de outros países.

 

Na última edição do programa, 2,8 mil mulheres se inscreveram, desse número, cerca de 38% eram negras e aproximadamente 1,6% trans e travestis.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação