Mulheres hipercriativas

Secretaria da Mulher inaugura pontos presenciais para cursos gratuitos

A pasta iniciou a instalação de locais de apoio nas RAs para mulheres que não têm acesso à internet. Capacitação em economia criativa ocorre há mais de um mês

Ana Luisa Araujo
postado em 30/05/2021 18:02 / atualizado em 30/05/2021 18:02
Ericka Filippelli, secretária da Mulher, afirma que o projeto é um novo caminho oferecido às mulheres -  (crédito: Arquivo Pessoal)
Ericka Filippelli, secretária da Mulher, afirma que o projeto é um novo caminho oferecido às mulheres - (crédito: Arquivo Pessoal)

A missão de promover a capacitação de 4 mil mulheres do Distrito Federal e entorno para se tornarem empreendedoras, gratuitamente e on-line, é um esforço que a Secretaria de Estado da Mulher em parceria com a Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) está realizando mediante o projeto Mulheres Hipercriativas. Pontos de encontro para pessoas que não têm acesso à internet e, portanto, não conseguem fazer o curso, começaram a ser inaugurados nas regiões administrativas. Na última sexta-feira (28), foi a vez do SIA e de Ceilândia.

Segundo a Secretaria, 23% das mulheres brasilienses estão fora do mercado de trabalho, e, diferentemente dos homens, elas são as mais prejudicadas economicamente pela pandemia do novo coronavírus.

Pensando nisso, o projeto que conta com o apoio da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, viabilizou cursos on-line ministrados por mulheres para mulheres. São 32 cursos, das mais diversas áreas: publicidade; marketing; organização de eventos; design gráfico, multimídia e de produtos; moda; gastronomia e empreendedorismo. Quem quiser ainda pode se inscrever no site http://mulhereshipercriativas.com/.

A professora do curso Fotografia de Produto para Redes Sociais Nathália Millen conta que teve alunas em Roraima e no Piauí e sequer imaginava que fosse alcançar esses locais. Para ela, é gratificante poder ajudar essas pessoas, ainda que não sejam do DF. “O impacto do projeto é gigante! O curso on-line chega aonde não conseguimos chegar. Atingimos outros estados sem nem imaginar que teria essa procura. E para mim foi ótimo, se podemos ajudar e impactar a vida de mais mulheres, por que não?”, argumenta.

Ericka Filippelli, secretária da Mulher, afirma que é um novo caminho para oferecer a mulheres, principalmente porque elas foram bastante atingidas com o impacto econômico da pandemia, devido ao fato de que muitas trabalhavam no setor de serviços. “Essa parceria com as administrações oferece uma porta aberta e reforça a visão que o governo tem de abrir espaços públicos que a comunidade use, de trazer a população para perto. Muitas não têm computador ou internet em casa. Então, pensamos em criar esses pontos de encontro e oferecer às mulheres 32 cursos na área de economia criativa”, afirma sobre o projeto e os espaços que serão abertos em cada região administrativa.

“O Projeto Mulheres Hipercriativas tem a expectativa de ser a porta de acesso ao empreendedorismo para as 4 mil mulheres que desejamos alcançar por meio das capacitações e da rede que tem sido criada em torno da iniciativa. Para o sucesso, contudo, o apoio das mais diversas organizações é fundamental a fim de que possamos fortalecer a formação e o desenvolvimento nas áreas da economia criativa”, explica Raphael Callou, Diretor e Chefe da Representação da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) no Brasil.

Nathália Millen diz que a ideia é alinhada com o propósito e objetivo de vida dela, de ajudar outras mulheres. Conforme o que ela diz, sempre trabalhou com mulheres empreendedoras de vários nichos. “A fotografia é uma forma de divulgação na internet e uma vitrine para fotógrafos”.

“Eu, como profissional de retrato, ajudo mulheres a se divulgarem melhor na internet por meio da fotografia com essência, bem feita, de coração mesmo”, afirma a professora do curso Fotografia de Produto para Redes Sociais.

Ela diz, ainda, que o conhecimento é a única coisa que não pode ser tirada e que, por isso, o projeto é tão necessário. Segundo ela, o Mulheres Hipercriativas é uma plataforma que entrega com excelência vários cursos em diversas áreas. “É impactante demais!”.

Para a fotógrafa, o conhecimento é a única arma que não pode ser tirada das mulheres
Para a fotógrafa, o conhecimento é a única arma que não pode ser tirada das mulheres (foto: Arquivo Pessoal)

O resultado é sempre muito satisfatório. Segundo relato de Nathália Millen, toda última aula ela chora de emoção. “A transformação é nítida! Como professora, consigo perceber o crescimento e a dedicação de cada aluna que faz o meu curso, e é mágico comparar a primeira atividade com a última", ressalta.

O efeito começou

Emy Leitão, aluna dos cursos de Empreendedorismo Digital e de Eventos On-line e Digital, afirma que foi impactada grandemente, pois “já estava num processo de empreendedorismo e pensando em abrir um MEI (Microempreendedor Individual)”. Segundo ela, a partir da iniciativa Mulheres Hipercriativas, pôde perceber qual atividade ela se encaixaria melhor.

“Agora, eu já abri a minha empresa, o nome dela é Certifica Contabilidade, e não vou deixar de empreender com produtos de beleza. É um outro nicho que eu também aprendi a mexer nesse nesse período. E esse curso deu uma organizada na minha vida, então, tudo que eu já tinha vontade de fazer, consegui definir melhor com o curso”, explica Emy Leitão.

A empreendedora, hoje, faz declaração de Imposto de Renda, mas conclui que, no momento, precisa de parcerias com outras empresas fixas para poder trabalhar e ter condições de pagar funcionários.

“Eu fiz o curso, anteriormente, pensando em arrumar um emprego, em estar atualizada, mas aí eu percebi que eu mesma posso fornecer oportunidades de emprego para outras pessoas”, explica a dona da Certifica Contabilidade. A partir do curso, segundo a empreendedora, ela conseguiu renda. Apesar de já trabalhar com produtos de beleza, os lucros aumentaram.

Pontos de encontro

O primeiro ponto aberto foi na Candangolândia e na quarta-feira (26), foi inaugurado no prédio da Agência do Trabalhador, em Taguatinga, o espaço Empreende Mais Mulher. Nele, as mulheres poderão se conectar, fazer o curso on-line, imprimir atividades e se reunir em grandes mesas. Na última sexta-feira (28), foram abertos, também, mais dois espaços, o da administração do Setor de Indústria e Abastecimento e o da Ceilândia.

Serão inaugurados ainda pontos nas administrações regionais do Cruzeiro, São Sebastião, Paranoá, Estrutural, Vicente Pires e Guará.

“O curso on-line chega onde não conseguimos chegar. Atingimos outros estados sem nem imaginar que teria essa procura”,

Nathália Millen, professora do curso Fotografia de Produto para Redes Sociais

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação