serviço

Quer ser funcionário do Ministério da Justiça?

Professores de informática e raciocínio lógico dão recomendações para a prova, que ocorrerá em janeiro de 2022

Karine Hillary*
postado em 25/11/2021 20:07
 (crédito: Arquivo pessoal)
(crédito: Arquivo pessoal)

As inscrições para o concurso do Ministério da Justiça, que seriam até 17 de novembro, foram prorrogadas até o dia 26. Serão oferecidas 66 vagas para contratação temporária em atividades técnicas de complexidade gerencial. Os candidatos que ainda têm dúvidas sobre o que diz o edital e quais assuntos devem dar prioridade podem seguir as dicas presentes neste guia.

O processo seletivo tem duas etapas. A primeira é a prova objetiva, prevista para 9 de janeiro de 2022. Elaborado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), o teste terá 120 questões de certo ou errado. Já a segunda etapa, de caráter classificatório, é composta por prova de títulos.

Para o professor de informática Renato Mafra, é importante prestar atenção à multidisciplinaridade exigida pela banca. "O Cebraspe cobra mais de um tópico na mesma questão. Por exemplo, podem cobrar rede de computadores, sistema operacional e ameaças virtuais. Se o aluno não sabe o que está sendo perguntado, fica perdido", diz. "Tem que separar a questão em tópicos e entender o que cada um afirma, dessa forma, o aluno se destacará", indica.

Para conseguir uma boa classificação no exame, são necessários muito estudo e dedicação. A chance de uma concorrência bem preparada é grande, mas, para o coordenador do Direção Concursos, Arthur Lima, o estudo pós-edital pode ser suficiente, principalmente para quem já se preparava para outros certames. "O edital pegou muita gente de surpresa, o que acaba colocando muitos candidatos em uma régua próxima", afirma.

Com a prorrogação da data da prova, o coordenador, que também é professor de raciocínio lógico, aconselha estudar com a maior qualidade possível até o exame. "Não tem segredo ou fórmula mágica", alerta. "Tem que aplicar técnicas de revisão, resumos e entender qual método funciona melhor para cada um. Também sugiro conciliar a preparação com uma atividade física, pois ajuda na pesada rotina de estudos."

 

*Estagiária sob supervisão de Ana Sá

 

  • O Cebraspe cobra mais de um tÃ?Â?Ã?³pico na mesma questÃ?Â?Ã?£o, alerta o professor Renato
    O Cebraspe cobra mais de um t���³pico na mesma quest���£o, alerta o professor Renato Foto: Arquivo pessoal
  • Para o professor Arthur Lima, os candidatos devem prestar atenção nos conteudos de lógica sentencial e de argumentação
    Para o professor Arthur Lima, os candidatos devem prestar atenção nos conteudos de lógica sentencial e de argumentação Foto: Arquivo Pesoal
  • Foto: Arquivo pessoal
  • Foto: Arquivo pessoal
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação