Eu, Estudante

SERVIÇO

Saiba o que ler para crescer na vida profissional e pessoal

Conheça obras que impactaram e mudaram a forma de viver de CEOs e gestores de empresa, como Tiago Ceciliano, Cristina Fragata, João Moressi, entre outros

Se você é uma pessoa empreendedora, ou que simplesmente tem vontade de mudar a direção da sua vida, saiba que existem guias literários feitos para lhe auxiliarem nessa jornada. Neste texto, você vai encontrar livros de cabeceira de gestores e grandes líderes de corporações.

As obras abaixo mudaram a vida e o cotidiano de pessoas que estavam em um bom patamar profissional e pessoal, mas, mesmo assim, conseguiram ir além.

Reprodução Internet - .

Trabalhe 4 horas por semana, de Timothy Ferris — dica de Tiago Ceciliano, CEO da Nith

Em Trabalhe 4 Horas Por Semana, do Timothy Ferris, pretende mudar a forma com que os indivíduos enxergam o trabalho e ganham a vida. Na obra, o autor se dedica a ensinar como fazer para se sustentar trabalhando somente quatro horas por semana. Esse novo estilo de viver consiste em treinar seu chefe para que ele valorize seu esforço e desempenho em vez de presença; trocar uma longa carreira por pequenos períodos de trabalho e mini aposentadorias frequentes; dicas práticas e estudos de caso de leitores que dobraram sua renda usando as dicas do livro; modelos do mundo real para se inspirar e eliminar seus e-mails, negociar com chefes e clientes ou conseguir um chef de cozinha particular por um preço barato; princípios do estilo de vida que podem ser substituídos e adequados para tempos de crise.

"O livro que mudou minha forma de ver as coisas e me deu a oportunidade de realizar um sonho foi Trabalhe 4 Horas Por Semana. Após lê-lo, percebi que não precisamos nos matar de trabalhar para acumular riquezas, aposentar e depois curtir a vida mais velho", afirma Tiago Ceciliano.

Número de páginas: 336

Editora: Planeta

Preço estimado: R$ 28,90

Reprodução Internet - .

Misbehaving, de Richard Thaler — dica de Cristina Fragata, COO na Attri

Richard H. Thaler, autor de Misbehaving, dedicou sua vida a um conceito que parece radical. Ele acredita que os agentes centrais da economia são os seres humanos. Pessoas, que estão propensas a acertos e erros. De acordo com o pensamento de Thaler, a economia tradicional é feita de intervenientes racionais, no entanto, mesmo sendo seres racionais, os humanos se mantêm afastados, por escolha ou não, da razão. No texto em que escreve, ele afirma que os seres humanos têm um mau comportamento e essa atuação tem consequências graves. O intuito do autor é reunir descobertas recentes da psicologia humana com uma compreensão prática de incentivos de mercado e comportamento. Segundo ele, o mundo, que é incompreensível e difícil, precisaria de uma iluminação em relação à tomada de decisões.

O texto diz que a análise econômica comportamental abre novas formas de olhar para o mundo em questões como vida doméstica, a forma como se assiste à televisão, um novo escritório, e até como criar negócios inovadores como a Uber.

"Com os estudos do Thaler, aprendi que a perspectiva da economia comportamental encaixa perfeitamente nesse espaço central e a minha visão sobre estratégia e, posteriormente, gestão ganhou extensão. Depois do livro, entendi que gostaria de estruturar o meu aprendizado sobre o assunto e acabei me tornando uma cientista comportamental também, aplicando os conceitos e metodologias nos processos da Attri", conta Cristina.

Número de páginas: 448

Editora: Intrínseca

Preço estimado: R$ 31,90

Reprodução Internet - .

Ferramentas dos Titãs, de Tim Ferris — dica de João Moressi, CEO e fundador da Opah

Este best-seller do The New York Times reúne as respostas das mais de 200 entrevistas que fez em seu podcast The Tim Ferris Show. Celebridades como Arnold Schwarzenegger, investidores como Ben Horowitz, atletas e oficiais do Comando de Operações Espaciais estiveram no programa. Tim juntou as respostas das perguntas que fez às personalidades e escreveu um livro. Algumas das perguntas são: O que você faz na primeira hora depois de acordar?; qual é sua rotina de exercícios?; quais são as maiores perdas de tempo para os novatos em sua área de atuação?; que suplementos você toma?.

Além disso, o autor do livro aplicou na própria rotina as dicas dos convidados, e garante que as ferramentas o salvaram de anos de esforços desperdiçados. Segundo ele, essas técnicas ajudaram ele a dobrar sua renda, felicidade e flexibilidade.

"O livro mostra o poder da meditação, a crença de que o fracasso não é eterno e a transformação da fraqueza em uma vantagem competitiva. Obter fãs verdadeiros, ser autêntico e estar atento aos detalhes, inclusive os pequenos, são algumas das dicas de negócios e empreendedorismo presentes no livro, que também me marcaram muito", diz João Moressi.

Número de páginas: 768

Editora: Intrínseca

Preço estimado: R$ 299,90

Reprodução Internet - .

Avalie o que importa: como Google, Bono Vox e a Fundação Gates sacudiram o mundo com os OKRs, de John Doerr — dica da Claudia Labate, CEO do Glic

Você já ouviu falar em sistema de Objetivo e Resultados-chaves (OKRs)? John Doerr revela em sua obra como empresas de tecnologia bem sucedidas, como Intel e Google, usaram a ferramenta para alcançarem um crescimento exponencial, e como ele ajuda na prosperidade das companhias. Para esse sistema funcionar, a busca, pelos objetivos de prioridade máxima, é definida dentro de um prazo. A meta fica transparente para toda a organização, do funcionário com cargo menor até o alto escalão. Os benefícios são imensos, diz o livro. Os OKRs aumentam a satisfação no ambiente de trabalho e a retenção. Eles também mantêm os funcionários no caminho certo, operando de maneira assertiva.

O autor do livro doou U$ 12,5 milhões, em 1999, para um investimento de Larry Page e Sergey Brin, que tinham uma tecnologia incrível em mãos. Mas, para esse negócio dar certo, eles precisavam fazer escolhas difíceis e manter a equipe no caminho. John Doerr, então, ensinou-lhes sobre uma abordagem comprovadamente funcional, com excelência profissional, a de Objetivos e Resultados-Chave. Ele descobriu essa ferramenta quando trabalhava como engenheiro da Intel. Segundo o livro, as ideias vinham de Andy Grover, que dirigia a empresa na época. Doerr compartilhou as ideias dele com mais de 50 empresas e o processo sempre funcionava.

"Ele me ensinou sobre uma metodologia de gestão baseada em objetivos e métricas de resultados-chave. A mudança de paradigma que esse método criado dentro da Intel trouxe para a nossa cultura foi crucial para nossa forma de pensar em termos de métodos de trabalho e como aprendemos e construímos como time", explica Claudia.

Número de páginas: 329

Editora: Alta Books

Preço estimado: R$ 40,90

Reprodução Internet - .

A estratégia do Oceano Azul, de W. Chan Kim — dica da Milene Rosenthal, psicóloga e co-fundadora da Telavita

O livro é feito com base em um estudo de 150 movimentos estratégicos, de mais de 100 anos e 30 setores. Os autores W. Chan Kim e Renée Mauborgne concordam que a concorrência acirrada só pode resultar em um oceano vermelho e sangrento, repleto de inimigos que lutam por si e lucros.

O sucesso, no entanto, não viria da disputa conhecida e acirrada, mas da criação de oceanos azuis, espaços novos, intocados e prontos para o crescimento. A abordagem dos escritores é tornar a concorrência um ponto irrelevante e, durante o texto, eles descrevem os princípios e ferramentas que podem utilizar para criar e desbravar seus próprios oceanos azuis.

A última edição contém casos de estudo e exemplos atualizados, além de dois capítulos novos e um terceiro estendido. Este último aborda questões relevantes suscitadas pelos próprios leitores nos últimos 10 anos de livro.

"O que os autores trazem nesse livro é fantástico e a pura realidade - acho que muitas vezes ficamos preocupados com a concorrência e esquecemos de olhar o que os clientes estão precisando, o que a sociedade necessita, principalmente na área de saúde, em que percebemos que já existem muitos processos desgastados", afirma Milene.

Número de páginas: 288

Editora: Editora Sextante

Preço estimado: R$ 29

10 livros que mudaram vida e carreira de mulheres

Reprodução Internet - .

A coragem para liderar (Brené Brown)

Da autora de A coragem de ser imperfeito. A coragem para liderar, não tem a ver com cargos, status ou poder. Um líder é qualquer pessoa que se responsabiliza por reconhecer o potencial nas pessoas e em suas ideias e tem a iniciativa para desenvolvê-los. Coragem de liderar, é não ter a pretensão de ter sempre a resposta certa, é saber que o poder é ilimitado quando compartilhado.

Vivi Gonçalves, diretora sênior da Coca Cola

Número de páginas: 294

Editora: BestSeller

Preço estimado:R$ 40

Reprodução Internet - .

Faça Acontecer: Mulheres, trabalho e a vontade de liderar (Sheryl Sandberg)

Neste livro a autora propõe reflexões sobre as mulheres como maior força de trabalho no mundo e mesmo assim os homens são quem dominam os cargos de liderança. Isso significa que, quando se trata de tomar as decisões mais importantes para todos, a voz das mulheres não têm o mesmo peso. Sheryl investiga as razões de o crescimento das mulheres na carreira estar há tantos anos estagnado, identificando a raiz do problema e oferecendo soluções práticas e sensatas para que elas atinjam todo o seu potencial.

Camila Velzi, diretora da Rappi Brasil

Número de páginas: 288

Editora: Companhia das Letras

Preço estimado: R$ 39,90

Reprodução Internet - .

Os inovadores (Walter Isaacson)

Autor das estrondosas biografias de Steve Jobs e Albert Einstein, nesta narrativa que retrata inovadores bolando máquinas em suas garagens minúsculas, pensadores excêntricos às voltas com grandes questões existenciais, batalhas épicas entre empresas e uma grande dose de bits.

Roberta Antunes, fundadora hotel Urbano e chief of growth

Número de páginas: 568

Editora: Companhia das Letras

Preço estimado: R$ 64,90

Reprodução Internet - .

Minha História (Michelle Obama)

Este livro é um relato poderoso e inspirador da ex-primeira-dama dos Estados Unidos. A primeira afro-americana a ocupar essa posição, se posicionou como uma poderosa porta-voz das mulheres e meninas nos Estados Unidos e ao redor do mundo, mudando drasticamente a forma como as famílias levam suas vidas em busca de um modelo mais saudável e ativo.

Tatiana Brito, head marketing da Gatorade Brasil

Número de páginas: 464

Editora: Objetiva

Preço estimado: R$ 30,90

Reprodução Internet - .

Pequeno Manual Antirracista (Djamila Ribeiro)

Nesta leitura necessária, a filósofa e ativista Djamila Ribeiro trata de temas como atualidade do racismo, negritude, branquitude, violência racial, cultura, desejos e afetos. Djamila argumenta que a prática antirracista é urgente e se dá nas atitudes mais cotidianas. Sobre uma luta que é de todas e todos.

Dilma Souza Campos, CEO da Outra Praia

Número de páginas: 336

Editora: Planeta

Preço estimado: R$ 31,90

Reprodução Internet - .

A Startup Enxuta (Eric Ries)

Mudando a maneira como as companhias idealizam seus produtos e serviços. A startup enxuta é um modelo de negócio que vem sendo amplamente adotado ao redor do mundo, pioneiro na implementação dessa abordagem, Eric Ries define startup como uma organização dedicada a criar algo novo sob condições incertas, desde o jovem empreendedor que trabalha na garagem de casa ao profissional experiente em uma multinacional.

Claudia Alcântara, CEO da Cavideu

Número de páginas: 136

Editora: Companhia das Letras

Preço estimado: R$ 27,90

Reprodução Internet - .

Frustração: Como treinar suas competências emocionais para enfrentar os desafios da vida pessoal e profissional (Adriana Fóz)

Com uma propriedade única para falar sobre frustração, a autora nos guia por uma história de superação. Aos 32 anos, no auge de sua vida pessoal e profissional, sofreu um AVC e precisou de cinco anos para voltar a realizar plenamente atividades simples, como falar e andar. Após a recuperação, mergulhou de cabeça no estudo do funcionamento do cérebro e desenvolveu o conceito da Plasticidade Emocional, que é a capacidade de reconfigurar nossas emoções para enfrentar adversidades.

Adriana Costa, diretora sênior da J&J

Número de páginas: 272

Editora: Benvirá

Preço estimado: R$ 25,89

Reprodução Internet - .

A Terceira Medida do Sucesso (Arianna Huffington)

Da criadora do The Huffington Post, um dos sites de notícias mais importantes do mundo, Arianna traz para o livro sua história. Depois de desmaiar de exaustão no próprio escritório - por excesso de trabalho, falta de sono e sobrecarga emociona. Arianna se deu conta de uma verdade perturbadora: nosso estilo de vida está nos deixando doentes. Como a busca por sucesso profissional tem nos levado ao fracasso como seres humanos.

Paula Abreu, estrategista digital

Número de páginas: 176

Editora: Editora Sextante

Preço estimado: R$ 85,99

Reprodução Internet - .

21 lições para o século 21 (Yuval Noah Harari)

Do autor de Sapiens e Homo Deus, neste livro Yuval trata sobre o desafio de manter o foco coletivo e individual em face a mudanças frequentes e desconcertantes. Seríamos ainda capazes de entender o mundo que criamos?

Glaucimar Peticov, diretora executiva do Bradesco

Número de páginas: 432

Editora: Companhia das Letras

Preço estimado: R$ 47,50

Outras dicas

Reprodução Internet - .

Muito além das expectativas (Carlos Busch)

Esse é um livro para quem quer aprender a assumir as rédeas da própria vida. A obra, da editora Gente, traz caminhos para quem busca o protagonismo na carreira e nos negócios. Para isso, além de compartilhar sua história “improvável” como classifica, uma vez que seu primeiro emprego foi lavando caminhões até se tornar líder de importantes companhias nacionais e internacionais, o autor do livro Carlos Busch conta em 191 páginas, casos práticos. Ele também revela as mudanças constantes do mundo empresarial e cita os principais desafios que um profissional hoje enfrenta para se manter ativo, crescer e ser notado.

O executivo ensina o método dos “5Ps”: Propósito, Pioneirismo, Pense e Faça, Performance e Pessoas — atitudes básicas para alcançar o sucesso nos dias de hoje. Carlos Busch reforça: “Não é preciso correr, só não pode ficar parado. Ser protagonista não é ser rico, dono de empresa ou investidor de um foguete espacial, é sim ser uma pessoa realizada e sólida no que faz, de forma genuína, brilhando no melhor espaço que poderia nesta sociedade. E acredite, você pode, pode mesmo”.

Número de páginas: 192

Editora: Gente

Preço estimado: R$ 44,90

Reprodução Internet - .

Reinventando as organizações (Frederic Laloux)

Conforme a humanidade se desenvolve, assim também surgem novas formas de organização. Portanto, a cada novo estágio de consciência, uma maneira jamais vista para estruturar grandes empresas precisa ser e é desenvolvida. Segundo o autor Laloux, uma nova mudança na consciência está ocorrendo, e ela irá guiar a sociedade para uma também nova forma de organização.

Número de páginas: 343

Editora: Editora Voo

Preço estimado: R$ 59,90