DIREITO

Segundo o deputado Carlos Jordy, trabalho para maiores de 14 anos é benéfico

O trabalho não atrapalharia os estudos, de acordo com o parlamentar. "Pelo contrário, é em tempo parcial para que não atrapalhe seus estudos", diz

Ana Luisa Araujo
postado em 12/12/2021 06:00 / atualizado em 12/12/2021 06:00
Esses lugares podem ser insalubres, às vezes até tendo que se prostituir.É algo que fere muito mais a dignidade do adolescente do que trabalhar de forma digna
Esses lugares podem ser insalubres, às vezes até tendo que se prostituir.É algo que fere muito mais a dignidade do adolescente do que trabalhar de forma digna" - (crédito: Marina Ramos/Câmara dos Deputados)

O deputado federal Carlos Jordy (PSL-RJ) acredita que a PEC 18/2011 irá legalizar algo que está ocorrendo na prática. "Muitos jovens trabalham na clandestinidade para poder complementar a renda dos seus pais", afirma.

Essa legalização do trabalho para maiores de 14 anos, no entanto, não se daria de forma bagunçada, conforme diz o deputado. Segundo ele, com a PEC, o governo está fazendo com que haja oportunidade para esse jovem trabalhar de forma digna. O trabalho não atrapalharia os estudos, de acordo com o parlamentar. "Pelo contrário, é em tempo parcial para que não atrapalhe seus estudos", diz.

Jordy argumenta que muitos pais não conseguem suprir as necessidades de casa, e adolescentes vão para o sinal vender itens ou fazer malabarismo. Ele cita, também, as meninas jovens que podem chegar a se prostituir.

"O trabalho dignifica o homem", considera o deputado. Trabalhar faz com que crianças e adolescentes que estejam se formando no ensino médio consigam entender o valor do dinheiro, conforme ele diz. "Ele vai contribuir dentro de casa, complementando a renda", completa.

Segundo o deputado, muitos jovens, por trabalharem na clandestinidade, acabam se ocupando de postos perigosos e arriscados, que fazem mal à saúde. "Esses lugares podem ser insalubres, às vezes até tendo que se prostituir. É algo que fere muito mais a dignidade do adolescente do que trabalhar de forma digna", afirma.

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação