GUIA DE CONCURSOS

Passo a passo de como se preparar para o concurso do Ibama

Especialistas dão dicas preciosas de quais conteúdos focar para passar no certame

Karine Hillary*
postado em 12/12/2021 20:42 / atualizado em 12/12/2021 22:00
Ana Louise Santos, 41 anos, diz esperar tudo de uma
Ana Louise Santos, 41 anos, diz esperar tudo de uma "banca capciosa" - (crédito: Arquivo pessoal)

Foi publicado, no dia 29 de novembro, o edital do concurso do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Serão ofertadas 568 vagas, sendo 136 destinadas a cargos de nível superior e 432, de nível médio. A prova está prevista para o dia 30 de janeiro. Os candidatos que possuem dúvidas sobre o que priorizar na reta final podem seguir as dicas presentes neste guia.

O certame, elaborado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), contará com provas objetivas e discursivas, que ocorrerão no mesmo dia. A objetiva será composta por 120 questões de certo ou errado. Das questões, 50 abordarão conhecimentos básicos e 70, conhecimentos específicos. Para a prova discursiva, os candidatos deverão desenvolver um texto dissertativo. As inscrições estarão abertas até às 18h do dia 20 de dezembro, e é esperada uma grande concorrência.

Festas de fim de ano

A professora de língua portuguesa Adriana Figueiredo adianta que, para estudar todos os itens do edital, levaria, pelo menos, 11 semanas. Por isso, a docente indica que, no prazo até a prova, o candidato analise o edital e verifique quais conteúdos possuem mais dificuldade. "Observar as provas anteriores do concurso e as provas recentes da banca pode ajudar a identificar os assuntos que costumam ser mais cobrados", conta.

Rodrigo Mesquita, professor de Legislação Ambiental do Degrau Cultural, destaca que, por se tratar de um edital publicado perto das festas de fim de ano, o candidato que busca ter um diferencial na prova deve se dedicar ainda mais neste momento. Para o professor, é necessário reservar um momento para assistir às aulas e resolver o máximo de questões.

Em busca de estabilidade

Ana Louise Santos, de 41 anos, estuda há três anos para concursos e prestará o certame do Ibama. Formada em farmácia, Ana conta que está em busca por estabilidade e que tem como estímulo o salário de analista administrativo e a oportunidade de morar em Brasília. “É um lugar organizado”, diz.

A farmacêutica relata que, para ela, organização e planejamento são essenciais. “Sigo as orientações dos professores do Degrau, estou com eles desde 2018, formando uma estrutura sólida com as matérias básicas”, afirma. A rotina de estudo é pesada e qualquer tempo disponível é bem-vindo. “Procuro fazer questões no trajeto de ida e volta do trabalho. Em casa, de segunda a sexta estudo das 20h às 0h. Fim de semana sempre no horário da manhã, das 8h às 12h”, conta.

Na reta final, Ana tem focado mais nos exercícios de leis específicas e que espera de tudo da “banca capciosa”. Por isso, precisa estar preparada para qualquer coisa. Ao ser questionada como seria os estudos nas festas de final de ano, Ana conta que o ritmo será mantido. “Festas têm todos os anos, um concurso desse nível só de vez em quando. Quero mudar de vida”, relata.

Questão comentada de Legislação Ambiental

Nos termos da Lei complementar nº 140/2011, julgue o item a seguir:

A atuação supletiva é a ação do ente da Federação que visa a auxiliar no desempenho das atribuições decorrentes das competências comuns, quando solicitado pelo ente federativo originariamente detentor das atribuições definidas na Lei complementar nº 140/2011

GABARITO: Errado. De acordo com o art. 2º, inciso II, da Lei complementar nº 140/2011, a atuação supletiva é a ação do ente da Federação que se substitui ao ente federativo originariamente detentor das atribuições, nas hipóteses definidas nesta Lei Complementar.

*Estagiária sob a supervisão de Ana Sá

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação