Mercado de trabalho

Google anuncia a abertura de 200 vagas de engenharia no Brasil até o fim do ano

Engenheiros interessados poderão se candidatar para atuar em São Paulo e Belo Horizonte, e também para trabalho totalmente remoto

Eu Estudante
postado em 24/01/2022 19:55 / atualizado em 24/01/2022 20:02
 (crédito: Divulgação Google Brasil)
(crédito: Divulgação Google Brasil)

O Google anunciou nesta segunda-feira (24) novos projetos para fortalecer sua rede de engenharia no Brasil. Atualmente, a empresa tem cerca de 200 engenheiros, a meta é aumentar o número de profissionais para 400 até o fim de 2023. As vagas, que já estão sendo oferecidas, são para Belo Horizonte (MG) e São Paulo (SP), para trabalhar remotamente.

A empresa tem um Centro de Engenharia na metrópole mineira, o objetivo é aumentar o número de profissionais da área em Belo Horizonte e investir na força de engenharia em São Paulo. Segundo a corporação, as novas contratações são “um passo importante para manter o protagonismo do Brasil na pesquisa e desenvolvimento de produtos Google, que são usados no mundo inteiro”, diz a assessoria do Google.

Algumas dessas novas vagas estão abertas e atendem áreas como privacidade e segurança de dados, consideradas fundamentais pela empresa. Interessados podem fazer a candidatura pelo Google Carreiras. O modelo de trabalho é híbrido, onde os profissionais trabalham presencialmente no escritório alguns dias da semana e, em outros, realizam as atividades remotamente. A empresa afirma que “por enquanto, devido à pandemia, a ida dos funcionários ao escritório é voluntária.”

Além disso, como parte do plano de contratação, o Google pretende aumentar a representatividade negra em sua área de trabalho. Serão oferecidos canais dedicados para incentivar inscrições de pessoas negras. O presidente do Google Brasil, Fábio Coelho, explica que "a expansão da força de engenharia e a iniciativa de canais voltados à inscrição de pessoas negras são exemplos concretos do nosso compromisso contínuo com o desenvolvimento do país”, comenta.

Fabio também justifica que o Brasil é um dos mercados mais importantes para a empresa, aparecendo entre os ‘top 5’ na lista dos nove produtos da empresa com mais de um bilhão de usuários.
No fim do ano passado, o Google Brasil criou um canal dedicado a inscrições de pessoas pretas. O líder de recrutamento do Google, Daniel Borges, diz que o intuito é ter uma empresa com mais representação e diversidade. “Temos o compromisso global de tornar o Google uma empresa cada vez mais representativa e diversa. Por isso, seguiremos com nossos esforços de contratação de pessoas da comunidade negra, disponibilizando canais dedicados de inscrição nas áreas de engenharia e de negócios”, afirma.

Para Daniel, a corporação acredita que o investimento em equidade racial e em inclusão no mercado de trabalho é urgente e deve ser responsabilidade de todas as organizações. Além disso, temos certeza que a representatividade de nossa força de trabalho permite criar produtos mais úteis para todas as pessoas.”
Para se candidatar a essas vagas, o processo é o mesmo: basta visitar a página de Carreiras da empresa e buscar por vagas identificadas com o complemento “Black Community Inclusion” (Inclusão da Comunidade Negra, na tradução livre). A iniciativa começou a ser testada no fim do ano passado com posições na área de engenharia de software. Ao longo de 2022, mais oportunidades focadas em pessoas negras serão abertas gradualmente nas áreas de tecnologia e de negócios.

Para conhecer as vagas abertas, basta clicar na aba “Jobs” localizada na parte superior da página inicial do site Google Carreiras. Pelo canto esquerdo da tela, é possível aplicar filtros como habilidades e qualificações, nível de experiência e título da vaga, assim como pesquisar por palavras-chave, como “Software Engineering” (engenharia de software, na tradução livre).

A candidatura deverá ser feita na própria página, clicando no título da vaga e, em seguida, no botão "Apply'' (Aplicar, na tradução livre). Neste momento, estão abertas vagas para profissionais de engenharia da computação em diferentes níveis.

 

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação