Prepare-se com estratégia

Como e o que estudar são definições importantes para se obter sucesso nas provas

Correio Braziliense
postado em 13/02/2022 00:01
 (crédito: Arquivo pessoal)
(crédito: Arquivo pessoal)

A dedicação deve ser marca, na primeira etapa dos estudos, de acordo com Arthur Conde, professor e coach do Estratégia Concursos. "Estudar, apesar de ser uma tarefa árdua, é muito gratificante. O estudo deve ser focado na carreira que você almeja. Atualmente, o concurso se tornou algo profissional, em que as matérias têm pesos diferentes e abrangências diversas, de acordo com a carreira que você escolher", diz. Algumas disciplinas são universais, como língua portuguesa, informática e raciocínio lógico. Mas ele alerta que, mesmo essas, variam a cobrança de acordo com a banca organizadora.

Um estudo ideal partiria de dois pilares, para Arthur. O primeiro é como estudar. É necessário ter um horário de estudo, abranger o estudo teórico (videoaulas, material impresso, etc), resolver exercícios como forma de testar conhecimentos ou, também, fazer revisão por essa metodologia. Outro ponto importante é a leitura do texto da lei, das disciplinas que cobram as legislações, bem como revisar a matéria estudada, para que o conteúdo permaneça na memória.

O segundo pilar é a quantidade de matérias estudadas e a forma de se estudar. Arthur explica que o melhor a se fazer é montar um horário, de acordo com as suas horas livres, que abranja as disciplinas do concurso de forma igual. "Quem estuda para concurso tem que ter em mente que é preciso uma base igual, equânime, das disciplinas. Não passa em um concurso quem gabarita uma matéria e zera na outra. A preparação tem que ser igual em todas as matérias", alerta.

Se, por acaso, o concurso tiver peso de disciplinas, estude a matéria na proporção da sua cobrança. Se ela tiver peso dois, por exemplo, o ideal é estudá-la duas vezes mais do que as outras. "Assim você consegue dar a prioridade necessária na matéria", diz.

A disciplina pode até ser a mesma, mas a forma de cobrança varia de acordo com as atribuições do cargo. Arthur esclarece que a matéria de direito constitucional, por exemplo, comumente está em nos concursos, mas a forma de cobrança varia de acordo com a carreira. Se o foco é para concursos policiais, é preciso se dedicar na parte da Constituição que fala sobre Segurança Pública (art.144).

"Se você estuda para concursos de tribunais, o ideal é que você dê mais atenção à parte constitucional que fale sobre a organização do Poder Judiciário (artigo 92 a 126). Se você estuda para o Senado Federal, que também tem perspectiva para sair concurso nos próximos meses, você deve dar atenção à parte da Constituição que fala sobre o Poder Legislativo. Ou seja, a matéria é a mesma, mas o enfoque varia de acordo com a carreira que você escolhe", explica.

Cada um tem um ritmo que foi adquirido e aprendido ao longo da vida. Arthur diz que o estresse também é um grande fator de peso no sucesso do candidato. "Eu, por exemplo, estudei mais de um ano e meio para ser aprovado. Depois que você pega o jeito da coisa, tudo fica mais fácil. Hoje, são mais de 15 concursos aprovados, com seis nomeações. E olha que não sou um gênio, sou apenas esforçado", afirma.

Segundo ele, investir tempo estudando nunca é desperdício. "Valorize o seu tempo e mantenha-se qualificado, seja o estudo para o seu trabalho, seja para conseguir outro emprego. Dedique-se, esforce-se, que a sua recompensa logo chegará", garante.

Concursos autorizados

Secretaria de Educação do Distrito Federal

Vagas: 4.254

Cargos: professor de educação básica, pedagogo — orientador educacional, analista de gestão educacional e cargos de assistência à educação

Salário: não informado

Polícia Militar
do Distrito Federal

Vagas: 2.146

Cargos: oficial da saúde e soldado

Salário: não informado

Polícia Civil
do Distrito Federal

Vagas: 150

Cargos: delegado

Salário: não informado

Departamento de Trânsito do Distrito Federal

Vagas: 366

Cargos: técnico em atividades de trânsito e analista em atividades de trânsito

Salário:

R$ 3.720,00 e R$ 9.295,60

Secretaria de Saúde
do Distrito Federal

Vagas: 381

Cargos: cirurgião dentista, enfermeiro e médico

Salário: não informado

Universidade
do Distrito Federal

Vagas: 1.400

Cargos: professor e tutor

Salário: não informado

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação