oportunidade

Concursos autorizados no Distrito Federal abrem 8.697 vagas

GDF autoriza vários concursos no início de 2022, e os editais devem sair em breve. Confira dicas de especialistas para se dar bem nessas provas

Ana Luisa Araujo
postado em 13/02/2022 06:00 / atualizado em 13/02/2022 06:00
Segundo o professor Carlos, há conteúdos nas provas distritais que os brasilienses terão facilidade -  (crédito: Daniel Fama)
Segundo o professor Carlos, há conteúdos nas provas distritais que os brasilienses terão facilidade - (crédito: Daniel Fama)

O ano de 2022 vai entregar diversos certames para os concurseiros de plantão. Para os brasilienses, não será diferente. Além das provas conhecidas, o Governo do Distrito Federal (GDF) autorizou nos últimos dias a abertura de seleções. Com isso, os editais devem sair em breve. Entre as provas que os candidatos do DF podem fazer nos próximos meses, estão as da Polícia Militar (PMDF), da Polícia Civil (PCDF) para delegado, da Polícia Penal (PPDF), do Departamento de Trânsito (Detran-DF), da Universidade do Distrito Federal (UnDF), da Secretaria de Saúde (SES-DF) e da Secretaria de Educação (SEDF). As remunerações variam entre R$ 1.698,45 e R$ 24.629,40.

Há uma grande diferença de conteúdos, dependendo do concurso, se ele for municipal, distrital, estadual ou federal. O Distrito Federal, conforme explicação do coordenador do Gran Cursos Carlos Costa, tem alguns conteúdos obrigatórios que seguem a linha de valorizar quem mora no local e conhece, pela vivência, a história da cidade. Quem for estudar para concursos distritais precisa estar atento a isso, para ver o que é comum a todos os concursos e o que é divergente.

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal, cujo edital foi publicado, é um concurso que mobiliza muitas pessoas. "Acredito que a gente vai ter uns 100 mil inscritos para esse certame, até porque muitas vagas foram oferecidas", analisa o professor de conhecimentos pedagógicos. Outro ponto a respeito desse certame é que, há muito tempo, o TJDFT não abria uma seleção.

O professor avalia que, diante desse cenário, muitas pessoas estão há anos estudando e aguardando por essa prova, porque querem estar no órgão, cujas unidades foram ampliadas no DF. Aumentou o número de unidades, mas não o de servidores, portanto, há uma carência de mão de obra.

O candidato que está começando a estudar deve se dedicar pelo menos duas horas por dia, para começar em um ritmo menor. O estudante que se prepara há mais tempo precisa separar entre três e quatro horas do dia. Depois que o edital é publicado, a média de estudo deve ser maior, para que o candidato consiga ser bem sucedido.

"É uma jornada grande, diferenciada para quem quer passar nas provas, especialmente nas provas aqui do DF, que são extremamente concorridas. Acredito que o Distrito Federal é a unidade da Federação que mais tem concursos por conta do Serviço Público Federal e também do Distrito Federal, que mobiliza muitas vagas. Muita gente de outros estados vem para cá", afirma Carlos. "Organizar bem a trajetória de estudos faz toda a diferença", aconselha.

Fundador do curso Os Pedagógicos, Carlos afirma que os concursos do DF têm uma peculiaridade. Todos têm disciplinas obrigatórias, independentemente de o certame ser do Tribunal de Contas ou da Secretaria de Educação, eles terão matérias em comum referentes a Brasília, suas leis e sua configuração.

Alguns dos conteúdos cobrados sempre em provas do Distrito Federal são a Lei Orgânica do DF, que é o sistema maior de leis da capital do Brasil; a Lei Complementar nº 840 de 2011, que institui o regime jurídico dos servidores públicos civis da administração direta, autárquica e fundacional e dos órgãos relativamente autônomos do Distrito Federal; as diretrizes das políticas públicas para as mulheres e a Ride-DF, que é a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno.

"Um diferencial para quem vai se preparar antecipadamente é estudar português e as quatro disciplinas obrigatórias em todo o concurso do DF", diz o professor.

De acordo com Carlos, 2022 é o ano dos concursos no Distrito Federal, porque houve muitas autorizações que começaram a se transformar em delegações e na organização de comissões. Sendo assim, os concursos passaram a se encaminhar. O professor dá destaque à Universidade do Distrito Federal. "O governador reafirmou um concurso de mais de três mil vagas para UnDF, a comissão está formada e a responsabilidade, agora, é da Secretaria de Economia", esclarece. A própria UnDF, informa Carlos, tem uma comissão formada, então, em breve, o concurso deve sair.

Sonho de ser professora

 Bruniely teve uma conta no Instagram para ajudar outras pessoas a estudarem
Bruniely teve uma conta no Instagram para ajudar outras pessoas a estudarem (foto: Arquivo pessoal)

Com sua graduação finalizada em 2021, este novo ano tem tudo para trazer conquistas para a vida de Bruniely Ketlen, 23 anos. A pedagoga, quando estava no quarto semestr e, fez sua primeira prova da Secretaria de Educação para professor substituto sem ter nenhum conhecimento sobre concursos públicos. Apesar de não ter estudado, ela conseguiu uma boa colocação, mas não conseguiu assumir por não estar formada.

Entretanto, a pandemia aconteceu, e o processo seletivo foi prorrogado, de 2019 passou para 2021. Formada, ela conseguiu assumir a vaga de uma prova que fez em 2018.

A jovem, como boa concurseira, conhece seus pontos fracos. A maior dificuldade dela é com conteúdo de língua portuguesa, por isso, mesmo dedicando atenção a todas as matérias, português é aquela que Bruniely estuda todos os dias. Com as aulas da rede pública de ensino do DF iniciando na próxima semana, a jovem diz que irá conciliar o trabalho de professora temporária com os estudos.

"O objetivo sempre foi ser professora efetiva da Secretaria de Educação. Em 2019, eu comecei a me dedicar de verdade aos estudos", conta. A pedagoga explica que no momento está aguardando sair o edital, mas que não perde tempo e faz o processo seletivo para professor substituto, do concurso que ocorreu no ano passado.

Bruniely pretende estudar para se tornar concursada na Universidade do Distrito Federal (UnDF), mesmo que seu foco atual seja a Secretaria de Educação. "O que for da minha área de interesse e atuação, eu vou tentando", diz.

Sua rotina de estudos, antes da pandemia, era de uma estudante. A jovem ia para as aulas presencialmente, mas depois da covid-19, ela passou a estudar de forma remota por meio de cursinhos. Carlos Costa foi um dos professores dela. "Quando eu fiz a primeira prova, ele foi um dos primeiros professores que tive contato pelo YouTube, na época eu não trabalhava, estava na faculdade, então eu não tinha condições de investir em um curso. Ficava por conta dessas aulas no YouTube. Como era tudo gratuito, eu aproveitava", conta.

Bruniely chegou a ter uma conta no Instagram para ajudar outras pessoas e compartilhar métodos de estudo. Seu perfil na rede social começou em 2018, e ela conseguiu atingir um número alto de seguidores. No entanto, outras pessoas copiaram o conteúdo que ela colocava sem lhe dar crédito e, além disso, seus seguidores a cobravam demais a respeito de quando ela iria passar. Por esses motivos decidiu excluir a conta.

Prepare-se com estratégia

A matéria deve ser estudada na proporção de sua cobrança, segundo Arthur
A matéria deve ser estudada na proporção de sua cobrança, segundo Arthur (foto: Arquivo pessoal)

A dedicação deve ser marca, na primeira etapa dos estudos, de acordo com Arthur Conde, professor e coach do Estratégia Concursos. "Estudar, apesar de ser uma tarefa árdua, é muito gratificante. O estudo deve ser focado na carreira que você almeja. Atualmente, o concurso se tornou algo profissional, em que as matérias têm pesos diferentes e abrangências diversas, de acordo com a carreira que você escolher", diz. Algumas disciplinas são universais, como língua portuguesa, informática e raciocínio lógico. Mas ele alerta que, mesmo essas, variam a cobrança de acordo com a banca organizadora.

Um estudo ideal partiria de dois pilares, para Arthur. O primeiro é como estudar. É necessário ter um horário de estudo, abranger o estudo teórico (videoaulas, material impresso, etc), resolver exercícios como forma de testar conhecimentos ou, também, fazer revisão por essa metodologia. Outro ponto importante é a leitura do texto da lei, das disciplinas que cobram as legislações, bem como revisar a matéria estudada, para que o conteúdo permaneça na memória.

O segundo pilar é a quantidade de matérias estudadas e a forma de se estudar. Arthur explica que o melhor a se fazer é montar um horário, de acordo com as suas horas livres, que abranja as disciplinas do concurso de forma igual. "Quem estuda para concurso tem que ter em mente que é preciso uma base igual, equânime, das disciplinas. Não passa em um concurso quem gabarita uma matéria e zera na outra. A preparação tem que ser igual em todas as matérias", alerta.

Se, por acaso, o concurso tiver peso de disciplinas, estude a matéria na proporção da sua cobrança. Se ela tiver peso dois, por exemplo, o ideal é estudá-la duas vezes mais do que as outras. "Assim você consegue dar a prioridade necessária na matéria", diz.

A disciplina pode até ser a mesma, mas a forma de cobrança varia de acordo com as atribuições do cargo. Arthur esclarece que a matéria de direito constitucional, por exemplo, comumente está em nos concursos, mas a forma de cobrança varia de acordo com a carreira. Se o foco é para concursos policiais, é preciso se dedicar na parte da Constituição que fala sobre Segurança Pública (art.144).

"Se você estuda para concursos de tribunais, o ideal é que você dê mais atenção à parte constitucional que fale sobre a organização do Poder Judiciário (artigo 92 a 126). Se você estuda para o Senado Federal, que também tem perspectiva para sair concurso nos próximos meses, você deve dar atenção à parte da Constituição que fala sobre o Poder Legislativo. Ou seja, a matéria é a mesma, mas o enfoque varia de acordo com a carreira que você escolhe", explica.

Cada um tem um ritmo que foi adquirido e aprendido ao longo da vida. Arthur diz que o estresse também é um grande fator de peso no sucesso do candidato. "Eu, por exemplo, estudei mais de um ano e meio para ser aprovado. Depois que você pega o jeito da coisa, tudo fica mais fácil. Hoje, são mais de 15 concursos aprovados, com seis nomeações. E olha que não sou um gênio, sou apenas esforçado", afirma.

Segundo ele, investir tempo estudando nunca é desperdício. "Valorize o seu tempo e mantenha-se qualificado, seja o estudo para o seu trabalho, seja para conseguir outro emprego. Dedique-se, esforce-se, que a sua recompensa logo chegará", garante.

Concursos autorizados

Secretaria de Educação do Distrito Federal

Vagas: 4.254

Cargos: professor de educação básica, pedagogo — orientador educacional, analista de gestão educacional e cargos de assistência à educação

Salário: não informado

 

Polícia Militar do Distrito Federal

Vagas: 2.146

Cargos: oficial da saúde e soldado

Salário: não informado

 

Polícia Civil do Distrito Federal

Vagas: 150

Cargos: delegado

Salário: não informado

 

Departamento de Trânsito do Distrito Federal

Vagas: 366

Cargos: técnico em atividades de trânsito e analista em atividades de trânsito

Salário: R$ 3.720,00 e R$ 9.295,60

 

Secretaria de Saúde do Distrito Federal

Vagas: 381

Cargos: cirurgião dentista, enfermeiro e médico

Salário: não informado

 

Universidade do Distrito Federal

Vagas: 1.400

Cargos: professor e tutor

Salário: não informado

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação