Oportunidade

Enap e ONU abrem capacitações gratuitas on-line

Parceria visa capacitar a população na temática de desenvolvimento sustentável

Eu Estudante
postado em 11/03/2022 15:17
 (crédito: John Schnobrich/Unsplash)
(crédito: John Schnobrich/Unsplash)

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) se uniu com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e a United Nations System Staff College (UNSSC), da Organização das Nações Unidas (ONU), para enfrentar os principais desafios na busca do desenvolvimento sustentável no Brasil e difundir os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Os cursos oferecem aos matriculados formação necessária para coleta de informações e expandir o conhecimento relacionado às ODS, para reverter os atuais índices de pobreza, desigualdades sociais e mudanças climáticas.

Para isso, a Escola Virtual de Governo (EV.G) oferece cinco cursos sobre a Agenda 2030
para Desenvolvimento Sustentável, medida adotada em setembro de 2015 por 193 estados membros da ONU. Os assuntos abordados incluem o desenvolvimento econômico, a erradicação da pobreza, da miséria e da fome, a inclusão social, a sustentabilidade ambiental e a boa governança em todos os níveis, incluindo paz e segurança.

Qualquer pessoa interessada na temática pode se inscrever gratuitamente. Entre os temas estão o conteúdo da agenda, o papel dos gestores na mobilização e como integrar as políticas públicas aos objetivos da agenda.

 

CAPACITAÇÕES


Agenda para o desenvolvimento sustentável: conceitos, mobilização e articulação
Desenvolve os principais conceitos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e o histórico de criação da Agenda 2030. Também será ensinado como reconhecer os processos de formulação e de monitoramento dos ODS, assim como o papel dos governos locais e regionais para a promoção do desenvolvimento sustentável.

Link: https://www.escolavirtual.gov.br/curso/719 

Desenvolvimento humano no século XXI
O curso traz o histórico, conceito e desafios do desenvolvimento humano na contemporaneidade, além da correlação entre os conceitos de Antropoceno, Sistemas Socioecológicos e Ecologia Política e sua relevância para o desenvolvimento humano contemporâneo.

Link: https://www.escolavirtual.gov.br/curso/720 

International Futures e Painéis Covid-19: cenários e prospecção de futuro
Esse curso é para quem deseja realizar uma análise amplificada do panorama atual e futuro. Serão fornecidos elementos para identificar os desafios e oportunidades presentes na conjuntura nacional e mundial.

Link: https://www.escolavirtual.gov.br/curso/721 

Elaboração de políticas, programas e projetos para o desenvolvimento humano e
sustentável
Os alunos conhecerão os conceitos relacionados ao desenvolvimento sustentável e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), além de como territorializar e integrar os ODS aos planos de projetos da gestão pública.

Link: https://www.escolavirtual.gov.br/curso/722 

2030 Agenda for Sustainable Development and e-Learning Design Basics
Esse curso do UNSSC fornece uma introdução aos principais conceitos da Agenda 2030 e desenvolvimento sustentável, além de orientar e inspirar sobre como multiplicar esse conhecimento por meio de métodos de e-learning. Ao fim do curso, será possível entender os principais conceitos da Agenda 2030, aspectos do design instrucional e da facilitação online. O conteúdo deste curso é totalmente em inglês.

Link: https://www.escolavirtual.gov.br/curso/713 

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação