guia de concursos

Prepare-se para a Polícia Penal do DF

Aproveite dicas de especialistas para se dar bem na seleção, uma das mais concorridas do GDF

Millena Gomes*
postado em 24/04/2022 06:00
 (crédito: Arquivo pessoal)
(crédito: Arquivo pessoal)

Há oito anos sem processos seletivos para preenchimentos de vagas, muitos candidatos estão se preparando para o concurso da Polícia Penal do Distrito Federal (PPDF). Oferecido pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária da capital do país, o concurso está sendo organizado pelo Instituto AOCP.

As inscrições estão abertas até 6 de maio. Para se candidatar, é necessário ter nível superior em qualquer área de formação, em nível de graduação. O certame oferece, ao todo, 1.779 vagas, das quais 400 são para preenchimento imediato para o cargo de polícia penal. Neste ano, o processo seletivo traz novidades, como a mudança de nomenclatura do cargo e função, a banca organizadora, a quantidade de itens na prova e o aumento da participação de mulheres.

Esta é a primeira vez que o Instituto AOCP realiza provas para a área de segurança pública em Brasília. Para a professora de cursinho especializada em concursos, Suzele Veloso, é necessário tempo e muita dedicação. "Esperávamos outras bancas conhecidas pelos alunos, e que, geralmente, realizam as provas da área policial. Então, até o candidato se adequar ao estilo de prova da banca, é necessário muito esforço", diz.

Para o professor Francisco Baptista, a prova será muito difícil e concorrida. Segundo ele, muitos alunos estudam há algum tempo para a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Civil, mas não têm êxito na aprovação e, por isso, procuram a classificação em outros órgãos e institutos. "Muita coisa mudou, inclusive, o estilo e o volume de cobrados", afirma.

  • Professor Francisco Baptista, especialista em concursos
    Professor Francisco Baptista, especialista em concursos Foto: Arquivo pessoal
  • Suzele Veloso, professora especialista em concursos
    Suzele Veloso, professora especialista em concursos Foto: Arquivo pessoal
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação