Oportunidade

Evento em Brasília oferece centenas de vagas de emprego no Canadá

Abertura de vagas para homens e mulheres com mais de 50 anos é a grande novidade da temporada. Inglês fluente é exigido

Eu Estudante
postado em 09/05/2022 17:45 / atualizado em 09/05/2022 18:32
Com a falta de profissionais gabaritados, os seniores estão tendo mais oportunidades e com salários interessantes no Canadá -  (crédito: ExpoCanada/Divulgação)
Com a falta de profissionais gabaritados, os seniores estão tendo mais oportunidades e com salários interessantes no Canadá - (crédito: ExpoCanada/Divulgação)

Brasilienses que tenham interesse em trabalhar no Canadá podem conferir a oferta de centenas de vagas para aquele país nesta terça-feira (10), no Hotel Cullinan HPlus Premium (SHN Q 4), onde ocorre, das 18 às 21 horas, o ExpoCanadá 2022.

Com uma das populações mais velhas do mundo, com quase 18% das pessoas com 65 anos ou mais, a taxa de natalidade daquele país é uma das mais baixas do mundo, com 1,47 nascimentos.

O Canadá está aberto a profissionais de todas as idades, mas a grande novidade é a abertura de empregos para mulheres de 55 anos ou mais e homens de 25 a 54 anos. Historicamente, o país sempre buscou jovens para compor seu quadro de colaboradores para fazer sua economia girar, mas com a falta de profissionais gabaritados, os seniores estão tendo mais oportunidades e com salários interessantes.

De acordo com o Statistics Canada, são mais de 915 mil vagas em aberto, e os números aumentam a cada ano Em 2021, eram mais de 550 mil oportunidades. A pesquisa revela que um dos motivos para este aumento é a flexibilização contínua das restrições de saúde pública, o que permitiu que mais empresas fizessem planos para que os trabalhadores voltassem ao trabalho presencial. Mas faltam profissionais gabaritados e com fluência em inglês.

“A maioria dos empresários aqui no Canadá relata dificuldades de contratação devido à escassez de talentos. Além da qualificação técnica, muitas pessoas não possuem o inglês suficiente para competir no mercado. As pessoas chegam aqui e pensam que é fácil arrumar emprego. Não é. Precisa de inglês e de qualificação”, ressalta Ed Santos, sócio da Canada Intercâmbio, especialista em imigração e organizador do evento.

Retomada

Nos últimos seis meses, desde setembro de 2021, quando o emprego retornou ao nível pré-pandemia, a economia e o mercado de trabalho do Canadá se adaptaram e evoluíram em resposta a vários desafios, incluindo a flexibilização gradual das medidas de saúde pública, vagas recordes de empregos e interrupções na cadeia de suprimentos.

Durante este período, o emprego aumentou em 463 mil vagas. Além da área de vendas, houve destaque para construção civil (110 mil vagas), logística e suprimentos (122 mil), saúde e assistência social (62 mil), entre outros.

Em março, as contratações tiveram saldo positivo tanto no setor de serviços (42 mil vagas) quanto no de produção de bens (31 mil). Outras áreas que registraram acréscimo foram serviços de alojamento e alimentação (15 mil oportunidades), além de outras áreas (14 mil), que incluem serviços de reparação e manutenção, cuidados pessoais e administração pública (12 mil). No setor de bens, a empregabilidade foi impulsionada pela construção (14 mil), recursos naturais (8.800) e agricultura (5.800).

O evento é itinerante. Depois de Brasília, segue para Goiânia (dia 12/5), São Paulo (14/5) e Rio de Janeiro (15/5).

 

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação