Eu, Estudante

INTERCÂMBIO

Brasileiros optam por trabalhar e estudar inglês em Dubai

A escola de inglês ES Dubai facilita a entrada de intercambistas nos Emirados Árabes, além da redução da burocracia para viver no país

Mais de 40 mil brasileiros estiveram nos Emirados Árabes, contabilizando os três primeiros meses de 2022. Fatores – como a abertura das fronteiras durante a pandemia, não ser necessário entrar com comprovação de renda, visto de estudante com permissão de trabalho, ou não precisar comprar passagem de volta ao país de origem - aumentaram a procura por turismo, negócios, empreendedorismo, trabalho ou estudo no país asiático. A ES Dubai, escola de inglês para estudantes internacionais, auxilia com orientações sobre busca de trabalho e envia oportunidades de empregos para os alunos se candidatarem.

A escola também disponibiliza espaço na sua sede para as empresas realizarem entrevistas com os alunos. E, periodicamente, realiza workshops sobre como elaborar um currículo, como se comportar em uma entrevista e outros temas. Além dos estudantes brasileiros, alunos de mais de 70 nacionalidades integram o universo multicultural da escola.

O Brasil está presente no ranking de países emissores de viajantes para Dubai, ocupando o top 20, segundo dados do Dubai Economy and Tourism, principal autoridade para supervisão e desenvolvimento dos setores de economia e turismo da cidade.

A cidade tem atraído cada vez mais brasileiros interessados em aprender ou aperfeiçoar o inglês. Os diversos benefícios, entre eles visto de estudante com permissão de trabalho durante a estadia nos Emirados Árabes, encorajaram muitos a fazer as malas e seguir em rumo do continente asiático.

Diferentemente de outros processos de intercâmbio, nos Emirados Árabes não é necessário comprovar renda ou comprar passagem de volta ao país de origem para aqueles que contratam o visto de um ano. Além de ter identidade de residente do país, que inclui seguro médico básico, o intercambista também pode abrir conta bancária no país.

“A própria escola solicita o visto que é adquirido de maneira muito simples. O intercambista também terá identidade de residente dos Emirados, que inclui seguro médico básico ampliando suas opções de trabalho”, explica Daiana Biondo, gerente de Desenvolvimento de Negócios da escola de inglês da ES Dubai.

No quesito bem-estar, Dubai é uma das cidades mais seguras do mundo, apresenta clima agradável o ano inteiro, ambiente de língua inglesa, atmosfera cosmopolita que agrega todas as culturas do mundo. Cerca de 85% da população são compostas por estrangeiros de diversas nacionalidades.

Apesar de ser uma cidade repleta de luxos, Dubai não é um destino caro para estudar. Sendo um local mais acessível de realizar intercâmbio, ao contrário dos estimados destinos europeus ou norte-americanos.

O mercado brasileiro de educação internacional tem crescido anualmente. Em relação a março/abril de 2021, as vendas cresceram mais de 100% em 2022, principalmente com a estabilidade da pandemia e a reabertura das fronteiras. Com a baixa do câmbio, o mercado aqueceu, criando uma estimativa de crescimento em torno de 30% em março/abril deste ano, com relação a dezembro de 2021 e janeiro de 2022”, aponta a Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio (Belta).

Durante a Expo Dubai, os Emirados Árabes receberam 24 milhões de visitantes de todas as nacionalidades. O pavilhão brasileiro ficou entre os cinco mais visitados com mais de 2 milhões de visitas, entre os 190 países, de acordo com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex).

A escola ES Dubai contribuiu com a empregabilidade de diversos estudantes na Expo e também pelo Emirado na área de hospitalidade em hotéis e restaurantes, por conta da alta demanda que a feira proporcionou. É esperado um crescimento de vagas de trabalho com a realização da Copa do Mundo Qatar 2022, realizada no Oriente Médio.

“O grande diferencial da ES Dubai é que o aluno tem permissão de trabalho. Somos referência para estudantes que desejam estudar inglês, ou executivos que desejam aperfeiçoar o idioma”, diz Daiana Biondo.

Segundo pesquisa realizada nas embaixadas e consulados brasileiros em 2020 pelo Ministério das Relações Exteriores, atualmente existem 56.264 brasileiros vivendo no Oriente Médio. De acordo com a embaixada do Brasil em Abu Dhabi, residem 5.500 brasileiros nos Emirados Árabes.