OPORTUNIDADE

Programa Todas Elas alcança 5 mil mulheres empreendedoras no DF

Programa da Fundação Assis Chateaubriand focado em mulheres de baixa renda chega à sétima edição. Objetivo é dar ferramentas para que elas transformem talentos em negócios

Correio Braziliense
postado em 29/06/2022 21:25 / atualizado em 29/06/2022 21:26
 (crédito: Sheylla Martins/FAC/Divulgação)
(crédito: Sheylla Martins/FAC/Divulgação)

Focado em apoiar mulheres de baixa renda a transformarem talentos em negócios, o Programa Todas Elas, da Fundação Assis Chateaubriand, chega à sétima edição. Criado em 2020, em meio à pandemia, tem como foco mulheres empreendedoras de todas as regiões do DF, oferecendo a elas uma visão 360º sobre suas necessidades, para que os desafios que enfrentam não as impeça de conquistar autonomia financeira.

Mariana Borges, superintendente da Fundação Assis Chateaubriand explica que para as mulheres empreendedoras da base da pirâmide falta tudo: conhecimento técnico, apoio, condições financeiras e muitas vezes também um suporte emocional para que superem os desafios em que estão inseridas. "Por isso, oferecemos muito mais que um curso: o Todas Elas é uma Jornada Empreendedora que oferece também mentorias, suporte psicossocial, acesso à microcrédito e muito apoio para que as mulheres persistam e consigam estruturar seus negócios", avalia.

Com mais de 4 mil mulheres atendidas, o Todas Elas coleciona depoimentos de transformação, empoderamento e fortalecimento. Além de frisarem o acolhimento e os vínculos formados, as empreendedoras ressaltam o aprendizado conquistado e a aplicação em seus negócios. Para Bárbara Magalhães, do Núcleo Bandeirante, O todas elas dá um leque de opções que muitas mulheres ainda não haviam percebido. "Ajuda muito em relação ao seu negócio, ajudando a entender melhor as diversidades e dificuldades, com conteúdos simples, bem elaborados e de fácil conhecimento para quem é leiga no assunto."

As mulheres participantes se qualificam e passam a empreender com mais segurança e estrutura, se vendo não mais como a “mulher que faz um bico”, mas como empreendedoras cheias de talentos e oportunidades. Muitas delas estão hoje vendendo online e participando de feiras e eventos pela cidade.

Mais de 25 mil pessoas alcançadas

Ao chegar à marca das 5 mil mulheres atendidas o programa alcança mais de 25 mil pessoas indiretamente. Confira outros dados da iniciativa:

  • 81% das mulheres se sentiram mais capacitadas para empreender com os conteúdos do curso
  • 74% considera que os conteúdos do curso contribuíram para melhorar o seu negócio
  • 45% declarara aumento de renda e desta 87% declararam que foi em virtude de aumento das vendas do seu produto/serviço.
  • 62% das mulheres que receberam apoio psicológico durante o Todas Elas declararam já se sentir mais fortes.

O programa tem atraído cada vez mais parceiros, como o deputado Professor Israel (PSB). Para ele, o empreendedorismo é uma alternativa importante de geração de renda e produção da autonomia financeira de populações em situação de vulnerabilidade. "Vemos o empreendedorismo como uma estratégia de superação de barreiras e desafios e transformação da realidade socioeconômica. Sendo assim, acreditamos que essas mulheres têm a força e a capacidade de promover essa transformação. Só lhes faltam as condições favoráveis."

Essa transformação alcança também as mulheres em situação de violência e maior vulnerabilidade, para quem a autonomia financeira é questão de sobrevivência. "Temos que apoiar massivamente programas que ofereçam suporte às mulheres mostrando que elas não estão sozinhas. Dando forças para elas investirem em si mesmas e nos seus filhos, deixando os agressores de uma vez por todas. Oportunidades como esta, que se apoiam na educação como transformadora de vidas, precisam ser investidas e massificadas, pois os benefícios às mulheres são inúmeros", afirma o deputado.

Com um olhar amplo sobre a realidade e as necessidades das mulheres atendidas e uma solução que visa articular parceiros para atender a essas necessidades, o Todas Elas contribui diretamente com a Agenda dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, em especial com os Objetivos relacionados à Erradicação da Pobreza (ODS 1), Igualdade de Gênero (ODS 5), Trabalho Decente e Crescimento Econômico (ODS 8), Redução das Desigualdades (ODS 10), Paz, Justiça e Instituições Eficazes (ODS 16) e Parcerias e Meios de Implementação (ODS 17).

Novas vagas

Chegando à sétima edição, cujas inscrições para as mil vagas serão lançadas em julho, o programa conta com parceria do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, por meio de Emenda Parlamentar do deputado Professor Israel, que justifica seu apoio reforçando que "muitas mulheres providas de diferentes talentos não têm oportunidade de criar um negócio próprio e alavancar financeiramente".

"No DF, 47% das mulheres de baixa renda trabalham com serviços. Além disso, mais da metade dos lares são chefiados por mulheres, representando 51% das famílias. Precisamos dar oportunidade de ensino a essas mulheres provedoras, talentosas e trabalhadoras. Oferecer mecanismos de estudo, aperfeiçoamento é aquele pontapé inicial ao mundo dos negócios, para que tenham satisfação empregatícia e consigam dar melhores condições às suas famílias. Por isso apoiamos o projeto, pois acreditamos que essas mulheres têm muito a oferecer, mas poucas oportunidades para isso", completa o parlamentar.

Contando com uma solução híbrida - online e com alguns encontros presenciais - e escalável, com capacidade de atender milhares de mulheres em uma só turma sem perder a humanização em cada contato, o Todas Elas expandirá a ação a outras localidades do Brasil, iniciando sua primeira turma fora do DF nos próximos meses.

Como participar

É possível se juntar a essa rede e apoiar mulheres a transformarem seus talentos em negócios sendo um parceiro do Todas Elas. Para saber como contribuir e conhecer as próximas etapas do Programa acesse facbrasil.org.br/todas-elas.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação