OBSTINAÇÃO

.

Aos 77 anos, José Benedito Ferreira faz curso de especialização e planeja fazer mestrado

Jáder Rezende
postado em 24/07/2022 00:01
 (crédito: Arquivo pessoal)
(crédito: Arquivo pessoal)

O aposentado José Benedito Alves Ferreira, 77 anos, realizou o sonho de se formar em direito e, mais recentemente obteve o que considera sua maior vitória: a aprovação no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Agora, prestes a emplacar 78 anos, cursa pós-graduação em direito civil e planeja fazer mestrado.

A trajetória do mais velho formando em direito no país é digna de filme. Mais novo entre seis irmãos, ele se viu obrigado a trabalhar aos 9 anos em uma quitanda em Marialva, interior do Paraná, logo depois da morte do pai, o lavrador, também José Benedito, aos 44 anos, para ajudar no sustento da casa. Os irmãos trabalhavam na lavoura e as irmãs como empregadas domésticas. Nenhum deles chegou a concluir o ensino básico.

Aos 14 anos, José Benedito passou a viver uma nova realidade, em uma grande empresa, começando a atuar como aprendiz nas Casas Pernambucanas. Passou por diferentes departamentos, até ser promovido, duas décadas depois, a gerente-geral, se aposentando após 34 anos de dedicação à tradicional rede varejista. Casou-se com a pedagoga Mercedes, com a qual teve dois filhos, Daniel, hoje com 42 anos, e Flávia, 40.

"Minha preocupação sempre foi garantir o sustento da família e proporcionar uma boa educação aos meus filhos, tanto que os dois estudaram em boas escolas e fizeram faculdade. Mas sempre quis estudar direito, principalmente porque passei a vida envolvido nessa área, lidando com advogados", conta.

Para pagar o curso de direito, José Benedito passou a vender perfumes, como representante, pois a aposentadoria não era suficiente. Iniciou o curso em uma faculdade de Cruzeiro (SP) e fez os últimos dois períodos em outra instituição, em Ponta Grossa (PR).

Ele lembra que não teve dificuldade em se atualizar para tentar o vestibular. Com o ensino médio concluído em 2009, por meio de supletivo, frequentou apenas dois meses de cursinho on-line. E afirma que o apoio da mulher, Mercedes, 52, e dos dois filhos, foi fundamental para seguir em frente. Prosseguir no curso, afirma, também não foi nenhum bicho de sete cabeças.

"Já tinha aprendido muita coisa na vivência profissional. Consegui tirar de letra. Nunca fiquei em recuperação e jamais fui vítima de menosprezo, nem mesmo por causa da minha idade. Vivi o tempo inteiro ótimo relacionamento com os professores e colegas. Sempre brinquei com a garotada como se fosse igual a eles", diz.

Sua maior preocupação, revela, foi passar no exame da OAB. Na primeira tentativa, recorda, não obteve a pontuação necessária para a segunda fase. Mas não desistiu. Continuou a estudar e, em abril deste ano concluiu o ciclo das provas da Ordem. "Meu grande sonho era ter aquela carteirinha vermelha", diz. "Me arrependo de não ter feito esse curso antes, mas aprendi que nunca é tarde para realizar os sonhos", afirma.

A filha Flávia, engenheira de produção, vê no pai, além de um grande herói, um exemplo a ser seguido pelas novas gerações. "É um homem de fibra. Teve uma infância pobre, venceu muitos obstáculos e hoje está aí, firme e forte. Sempre teve memória privilegiada, o que certamente o ajudou nos estudos. Além disso, nos ensinou que nunca é tarde para aprender, que o que mais importa é focar nos estudos, não ser apenas mais um na multidão", diz, lembrando que o genitor tem nada menos que 2 milhões de visualizações no Linkedin, a mais famosa e maior rede social profissional, focada em gerar conexões e relacionamentos.

José Benedito afirma que sua meta, agora, é se especializar nas áreas de direito civil e trabalhista. Está montando um escritório com um colega da faculdade e seguirá firme com o propósito de obter ainda mais conhecimento. "Quanto mais instrução temos, mais crescemos na vida. É essa a mensagem que quero passar para os jovens: que não se acomodem, que estudem, que a idade não é obstáculo e que desistir é para os mais fracos." (JR)

 

  • José Benedito Ferreira, em seu escritório
    José Benedito Ferreira, em seu escritório Foto: Arquivo pessoal
  • José Benedito e a família
    José Benedito e a família Foto: Arquivo pessoal

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação