O Instituto Eleva, em parceria com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, está com 450 vagas abertas para o projeto Jovem Eficaz, que oferece, ao todo, seis cursos gratuitos em Ceilândia. As opções de curso são empreendedorismo para pequenos negócios, informática para redes sociais, fotografia, DJ, marketing digital, e tecnologia e inovação. As datas de encerramento das inscrições variam de acordo com a modalidade escolhida. Além disso, ao final, serão sorteados aparelhos eletrônicos para os estudantes que tiverem completado pelo menos três cursos completos, sendo um deles fotografia, informática ou DJ. As inscrições devem ser realizadas no site.
A iniciativa, voltada para jovens entre 15 e 29 anos, disponibiliza 50 vagas por turma e, para cada curso, serão 150 vagas. O projeto teve início em maio deste ano e, agora, parte para a segunda edição. As aulas serão ministradas em uma tenda que será instalada ao lado da Administração de Ceilândia, e a data prevista para o encerramento das atividades é 18 de novembro.
As inscrições podem ser realizadas de acordo com o período de cada curso: fotografia (27/09 a 10/10), DJ (11/10 a 25/10), marketing digital (26/10 a 07/11) e tecnologia e inovação (08/11 a 18/11). As aulas serão ministradas nos períodos matutino (07h às 12h), vespertino (13h às 18h) e noturno (18h às 23h).
O curo de fotografia busca aprimorar as técnicas de ângulos, luz e enquadramento. No curso de DJ, os estudantes aprendem a estrutura da música eletrônica, como construir uma melodia e marketing para o segmento. Já o curso de marketing digital vai auxiliar os alunos a compreender o marketing digital moderno, montar estratégias de vendas nas redes sociais e quais ferramentas utilizar. Já o curso de tecnologia e inovação proporcionará aos jovens a reflexão sobre gestão e a dinâmica da inovação tecnológica, estimulando os alunos a desenvolverem uma visão multidisciplinar e integrada.
Após a conclusão do curso, além de certificado, os currículos dos participantes serão inseridos em um banco de dados do Instituto Eleva, que os encaminham para possíveis oportunidades de emprego. Essa medida tem o intuito de inserir uma parcela dos estudantes no mercado de trabalho. No encerramento, em 18 de novembro, serão sorteados um CDJ (controladora), um notebook e uma câmera fotográfica.