OAB

Juristas lançam livro para ajudar futuros advogados

O juiz federal Eduardo Palmeira e o advogado Paulo César Reyes criaram metodologia que funciona como guia de estudos para o Exame de Ordem de Ordem

Katherine Assis*
postado em 27/11/2022 06:00 / atualizado em 27/11/2022 06:00
O juiz federal Eduardo Palmeira e o advogado mestre em educação Paulo Cezar Reis lançam a obra na próxima quarta-feira, em Porto Alegre -  (crédito: Cláudio Júnior/ Agência Yeld)
O juiz federal Eduardo Palmeira e o advogado mestre em educação Paulo Cezar Reis lançam a obra na próxima quarta-feira, em Porto Alegre - (crédito: Cláudio Júnior/ Agência Yeld)

Obter aprovação no Exame de Ordem é um grande desafio para a maioria dos candidatos ao título de advogado da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Nove entre 10 instituições que oferecem o curso de direito no país têm menos de 30% dos alunos aprovados. Para auxiliar os futuros juristas brasileiros, o advogado Paulo César Reyes e o juiz federal Eduardo Palmeira desenvolveram o ExOr Inteligente, metodologia que foi publicada em formato de livro homônio pela Citadel Editora. O lançamento ocorrerá na livraria Cameron, em Porto Alegre, na próxima quarta-feira (30), às 19h.

A metodologia conta com cronograma, técnicas e dicas para os candidatos conseguirem a aprovação em três meses de estudo, o tempo médio entre um exame de ordem e outro. A obra é baseada em quatro perguntas: Quando estudar? O que estudar? Como estudar? Como fazer a prova? "O que falta para os alunos não é conhecimento técnico, mas um método para potencializar o conhecimento técnico que eles têm", avalia Paulo César Reyes.

Segundo os especialistas, é preciso estudar entre 20 e 40 horas semanais, de maneira direcionada, para conseguir alcançar a pontuação necessária e conquistar o título de advogado. As principais lições da metodologia são focadas justamente na organização do tempo de estudo. Além disso, é necessário saber o peso que cada área do direito terá no exame.

O juiz Eduardo Palmeira diz que o que trava o estudante é "não saber o que estudar e não saber se organizar no tempo". Situação que, segundo ele, é solucionada pelo método proposto. Ele diz ser importante estudar com afinco os conteúdos que caem com mais frequência no exame e, ao chegar à prova, saber por quais questões começar. O controle emocional na hora da prova e dos estudos é outro ponto fundamental. "Nesse quesito, nosso método também funciona como um auto-ajuda", afirma.

Divisão do tempo

Livro ExOr Inteligente
Livro ExOr Inteligente (foto: Divulgação | Citadel Editora)

EXOR INTELIGENTE:
MÉTODO DAS 4 PERGUNTAS

Autores: Eduardo Palmeira e Paulo César Reyes
Editora: Citadel
304 Páginas
R$ 54
Onde comprar: Amazon

No cronograma semanal proposto, os especialistas indicam como fazer a separação do tempo por área de estudo. O calendário é dividido em 14 semanas. Dessa forma, os alunos conseguem estudar e revisar os conteúdos, além de realizar simulados. 

Em ExOr Inteligente, os autores explicam ainda como realizar as duas etapas (objetiva e prático-profissional) do exame; ensinam técnicas de memorização a serem aplicadas durante e após os estudos; e disponibilizam planilhas, códigos e banco de tópicos para ajudar os candidatos a conquistar o título de advogado.

Visando as diferentes rotinas dos estudantes, os autores disseram ter elaborado três cronogramas: um essencial, um intermediário e um avançado. O essencial, voltado para as pessoas que têm menos tempo para se dedicar aos estudos, conta com 20 horas de dedicação semanais. É, segundo eles, o tempo mínimo que a pessoa deve se aplicar para ser aprovada.

Matheus de Oliveira Brito, 25 anos, que atua como advogado em Fortaleza (CE), estudou um ano para a OAB e disse que a maior dificuldade que encontrou para fazer o exame foi justamente a organização das disciplinas, que são muitas. "Para ajudar, criei um cronograma para dividir as disciplinas que estudaria naquele dia", lembra.

"O nosso método entrega toda organização e disciplina para a aprovação na OAB. Os candidatos só precisam se preocupar em se sentar e estudar", afirmam Paulo César Reyes e Eduardo Palmeira.

 

*Estagiária sob supervisão de Ana Sá

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação