Coluna Saber

Coluna Saber traz tudo sobre planejamento profissional

Dicas imperdíveis de Ana Machado, colunista do Correio Braziliense, sobre como se preparar para o próximo ano

Ana Machado
colunista
postado em 27/11/2022 06:00 / atualizado em 27/11/2022 06:00
Finais de ciclos são momentos para recalcular a rota -  (crédito: Maurenilson Freire)
Finais de ciclos são momentos para recalcular a rota - (crédito: Maurenilson Freire)

Nos aproximamos do fim de mais um ano, esse especialmente atribulado por eventos além do Natal e reveillon. Em um momento de pós-eleição e durante a Copa do Mundo, conciliamos as demandas pessoais com as metas e entregas das últimas semanas de 2022. Mesmo com vários assuntos diferentes competindo pela nossa atenção, é fundamental tirarmos um momento dedicado exclusivamente para analisar o que fizemos profissionalmente nos últimos doze meses e planejar o próximo ciclo que se inicia em breve.

Um bom ponto de partida para o exercício de retrospectiva é revisitar quais foram as metas que tínhamos para 2022. Caso não haja um registro por escrito desses objetivos para consulta, comece listando quais foram as iniciativas nas quais você mais investiu tempo e energia no ano.

Após isso, liste as principais conquistas que obteve (ao menos 3), desde uma promoção, até um novo projeto, um bônus acima do esperado, ou uma boa avaliação de feedback recebida da liderança. Desse modo, terá insumos para avaliar se os resultados alcançados estão de acordo com os seus objetivos e se as ações tomadas foram adequadas para atingi-los.

Ao concluir o balanço do ano de 2022, é chegada a hora de olhar para a frente. Para facilitar o seu foco de energia e alcance de metas em 2023, faça um planejamento por escrito que deixe registrado as prioridades, resultados esperados e ações que serão tomadas. Comece definindo quais são os seus maiores objetivos para o próximo ano.

Esse é o momento de ter ousadia e manter o escopo o mais aberto possível. É como se você estivesse definindo a visão da sua vida profissional nos próximos meses. Uma pergunta guia que ajuda nessa tarefa é: como eu quero que a minha vida profissional esteja em Dezembro de 2023? Para responder essa questão, reflita sobre qual é a sua remuneração e cargo desejados, em qual empresa você trabalha, com quem mais interage no dia a dia, como é a sua rotina e se há um bom equilíbrio com a vida pessoal. Criar um mural de imagens que deixe visível os seus objetivos facilita o processo de criação.

Depois de definir a visão macro, destrinche em metas específicas resultados que deverão ser alcançados ao longo do ano para que você chegue ao final dele da maneira que idealizou. Após registrar os resultados intermediários, trace um plano de ação detalhado do que será feito para implementar o seu sonho. Seja específico, trazendo informações sobre as principais tarefas, quando serão executadas e quais são os recursos necessários. Reserve um espaço para registar o seu progresso e aprendizados ao longo do processo.

Obviamente que o plano estruturado não corresponderá de forma fiel à realidade, mas ter clareza dos nossos principais objetivos e de como estamos nos movimentando para alcançá-los é fundamental para uma melhor tomada de decisão e ajuste da rota quando necessário.

O ideal é que semanalmente você consulte o plano, para manter um bom ritmo de dedicação a ele, e faça adaptações necessárias a cada mês, de acordo com as mudanças que acontecerão e o desenvolvimento das ações pensadas. Espero que esse exercício de planejamento te ajude a chegar em Dezembro 2023 mais realizado profissionalmente e com sonhos ainda maiores para o próximo ciclo.

 

anamach@stanford.edu  Instagram  https://www.instagram.com/abouteducation/ 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação