AÇÃO SOLIDÁRIA

Baiana faz vaquinha para participar de formação sobre desafios globais

Estudante baixa-renda foi a única selecionada entre escolas estaduais da Bahia e precisa de ajuda para custear a passagem e o visto. A viagem deverá ser realizada em 18 de junho

Eu Estudante
postado em 19/01/2023 15:16
 (crédito: Arquivo pessoal)
(crédito: Arquivo pessoal)

Com o sonho de discutir os maiores desafios enfrentados pela comunidade global no século XXI, a estudante de escola pública Yasmin Moraes, 17 ANOS, natural de Eunápolis (BA), cidade próxima a Salvador, decidiu fazer uma vaquinha para alcançar seus objetivos acadêmicos. A garota prodígio se destacou em uma seletiva realizada mundialmente, que selecionou 50 estudantes do ensino médio. A estudante alega precisar de ajuda para custear a passagem e o visto para os Estados Unidos (EUA). O custo total é de 18 mil. De acordo com o cronograma, a viagem deverá ser realizada em 18 de junho. 

Além de estudante, Yasmin também é ativista. A jovem é co-fundadora da Life Change, organização não-governamental destinada a auxiliar jovens periféricos da Bahia e de Sergipe. A instituição pretende orientar os envolvidos sobre todas as possibilidades acadêmicas que os cercam.

Ela conta que foi o curso “Resolvendo Desafios Globais (SGC)”, viabilizado pela instituição Yale Young Global Scholars (YYGS), que despertou-lhe o interesse em vivenciar essa aprendizagem no exterior. O programa é totalmente enviesado com a aprendizagem. Durante esta experiência, o estudante se insere em diversos contextos universitários, desde grandes palestras a pequenos seminários. Nessa formação destaca-se o desenvolvimento de soluções para problemas com impacto global, concentrando-se fortemente nos 17 principais desafios identificados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

Saúde global, igualdade de gênero, redução da pobreza, arte em protesto, sustentabilidade ambiental e tecnologias verdes, serão os principais tópicos abordados durante a formação em New Haven (EUA).

Estudos

A eunapolitana, aluna de rede pública desde que iniciou sua vida estudantil, comenta que a dedicação aos estudos sempre fizeram parte da sua realidade. Ela relembra que durante o ensino médio estudava cerca de 10 horas por dia e, quando não estava nas salas de aula, seu horário em casa era fixo e monótono, de 7h às 12h e de 19h às 23h. Os pais trabalham em uma concessionária.

Em 2022, ela participou da iniciativa Jovens Embaixadores, programa de intercambio realizado pelo Departamento de Estado dos EUA (DoS) e, no Brasil, é coordenado pela Embaixada e Consulados dos Estados Unidos da América. Nesta imersão, fundamentada no aprendizado, a jovem passou um mês cursando liderança em Washington e outras duas cidades. Para ela, esse período de tempo foi essencial para restaurar seus sonhos em morar no exterior.

O sonho de vivenciar um intercâmbio entrou cedo entre as prioridades de Yasmin, desde 2020, quando a jovem ainda completava o último ano do ensino fundamental II. Todavia, a idade foi o principal fator que a impossibilitou, momentaneamente, de realizar este objetivo. “A oportunidade encheu meus olhos e, desde o inicio, fui me preparando ao longo do tempo. Então, aprendi sozinha a língua inglesa", diz.

Iniciativa para a juventude

Um mês após a volta do intercâmbio, em julho de 2022, Yasmin e Clarisse Borges, sua colega de intercâmbio que reside em Aracajú (SE), fundaram a Life Change, um projeto integralmente embasado na mudança social dos jovens em suas cidades natal. Sendo um espelho da realidade das jovens, a ONG reverbera a realidade das intercambistas de escola pública que, durante seu período de estudo, tiveram a oportunidade de participar de um projeto social que as direcionaram até seus objetivos.

“Acreditamos que os jovens possam fazer a diferença, só falta investimento. Principalmente, pela falta de politicas públicas voltadas para esses jovens. Nosso comprometimento é com o futuro desses estudantes”, conclui a jovem sobre as expectativas futuras.

Oficinas de autoconhecimento, liderança, empreendedorismo, além de formações sobre intercâmbio são as principais ferramentas utilizadas para inserir esses jovens periféricos de Eunápolis e Aracajú em mais possibilidades futuras. Sendo assim, com três meses de duração, o curso de mentoria sobre intercâmbio. A iniciativa fundamentada por 20 voluntários abrange a realidade de 12 estudantes e é realizada na modalidade hibrida. Em principio, no mês de dezembro, as aulas foram ministradas de maneira on-line, e agora em janeiro os estudantes deverão comparecer as salas de aula presencialmente.

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