Expectativa

Brasiliense recorre à vaquinha para estudar na Espanha

O estudante Jefferson Ferreira foi contemplado com bolsa para cursar engenharia civil na Universidad de Jaén, mas não tem como bancar a viagem e despesas adicionais

Jáder Rezende
postado em 14/05/2023 06:00 / atualizado em 14/05/2023 06:00
Jefferson Ferreira:
Jefferson Ferreira: "Estou em busca de patrocínio de alguma pessoa caridosa" - (crédito: Carlos Vieira/CB/D.A Press)

Aluno de escola pública desde o ensino básico, o brasilense Jefferson Antônio de Souza Ferreira, 17 anos, foi contemplado com uma bolsa de estudos para cursar engenharia civil na Universidad de Jaén, na Espanha, mas não tem como bancar a viagem e despesas adicionais. Primeiro da família a cursar uma faculdade, ele está com uma campanha na internet para angariar fundos e embarcar na data prevista.

Jefferson, que concluiu o ensino médio em 2022 no Centro de Ensino Médio (CEM) 03 de Taguatinga — uma das três escolas da rede pública do DF que conta com o Programa de Educação Bilíngue Intercultural (Pebi) —, terá ajuda anual de 2.200 euros e a isenção de todas taxas cobradas pela universidade espanhola.

A bolsa foi intermediada pela Embaixada da Espanha — uma das três que mantêm parceria com a Secretaria de Educação do GDF —, por meio do Pebi. O programa funciona em três escolas piloto: Centro Educacional do Lago Norte (CedLan), onde a língua lecionada é francês, no Centro Educacional do Lago (CEL), inglês, e no Centro de Ensino Médio de Taguatinga, espanhol.

O estudante, que foi aprovado em engenharia pelo Programa de Avaliação Seriada (PAS) na Universidade de Brasília (UnB), mas optou por estudar na Europa, conta que a família sempre teve uma vida simples, morando de aluguel e com orçamento mensal apertado. Os pais, Dedino Ferreira, 67, e Teresinha Santos, 38, são autônomos, trabalham por conta própria e a renda não é fixa. "Sempre busquei estudar o máximo que pude e ajudar meus pais naquilo que eu podia. A renda familiar é suficiente para viver, mas os imprevistos financeiros deixam meus pais preocupados com o desequilíbrio no orçamento", diz.

"Mas, apesar das dificuldades, eles estão me ajudando a divulgar a vaquinha virtual para ajudar no que eles não conseguirão custear, pois são muitos os custos para embarcar com documentação, passaporte e passagem, e lá, com moradia, alimentação e outros gastos. Estou em busca de patrocínio de alguma pessoa caridosa que puder ajudar", completa Jefferson.

.
. (foto: Arquivo pessoal)

De acordo com a vice-diretora do CEM 03, professora Fabiana Alves de Matos, o Pebi passou a ser oferecido naquela unidade em 2019. Os critérios para concorrerem à bolsa, segundo ela, são: vontade de estudar na Espanha, ter o apoio e suporte da família, interesse em um curso na área de engenharia e, por fim, obter média no ensino médio superior a oito pontos. "Esse último requisito é o que desempata e determina a colocação dos estudantes interessados", afirma Fabiana, lembrando que, neste ano, Jefferson foi o primeiro colocado, com média 9,2 no ensino médio.

"Para toda equipe do CEM 03 de Taguatinga, essa conquista do nosso estudante Jefferson gerou em nós um sentimento de orgulho e alegria. É uma janela de oportunidades que se abre na vida desse rapaz que sempre foi muito educado, dedicado e generoso com seus colegas. Certamente será um divisor de águas e um avanço em sua vida pessoal e profissional", frisa a pedagoga.

Jefferson sabe que terá de enfrentar algumas dificuldades em terra estrangeira, como a barreira da língua, o clima e os costumes, mas afirma estar pronto para o que der e vier. "As vezes, é necessário um pouco de sacrifício para ir mais além. E uma oportunidade dessas não surge todo dia. Trata-se, sem dúvida alguma, de uma virada de chave", diz ele.

Com a parceria entre a escola e a embaixada espanhola, ainda segundo a vice-diretora, os demais estudantes também prosseguem beneficiados com a oferta de mais duas aulas do Projeto Bilíngue de Espanhol dentro das eletivas do Novo Ensino Médio. Além disso, os professores farão, agora, um curso de espanhol on-line de 60 horas, com a mediação e certificação da Embaixada da Espanha.

O primeiro estudante a ganhar a bolsa de estudos no CEM 03 foi Daniel Arruda, que embarcou em setembro de 2021 para cursar engenharia civil. Para ajudar Jefferson a estudar no exterior, a chave PIX é 61984958336 (telefone).

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação