“O luto da baleia” livro escrito pela autora e psicopedagoga Solange Cianni, chega à cena. As apresentações aconteceram em 30 e 31 de maio, para estudantes do Instituto Federal de Educação (IFB) no campus de São Sebastião (três apresentações nos turnos matutino, vespertino e noturno). E em 5, 6 e 7 de junho, para alunos do Educação de Jovens e Adultos (EJA) do CEF três, do Paranoá (turno noturno).
A história será contada através de literatura, teatro, dança e performance. A narrativa utiliza o costume das baleias orcas, que quando perdem um filhote o colocam nas costas e nadam dias e quilômetros carregando-o, vivenciando o luto. A mãe da história também tenta não se afogar e vivencia seu luto nadando.
Por abordar tema sensível como o suicídio, as apresentações serão mediadas pelo que a equipe chama de “Rodas de Partilhas de Saber”, sob a coordenação do arte-educador Wellington Oliveira, mestre e doutor com especialização no diálogo entre o teatro e a comunidade. As apresentações ainda contam com atrizes e bailarinas super conceituadas de Brasília, Márcia Duarte, Márcia Lusalva e Micheli Santini. Toda concepção da peça é dirigida pelo premiado Jonathan Andrade.