Os concurseiros têm muitos motivos para comemorar. Atualmente, o país vive a expectativa de abertura de 8.780 vagas para o próximo ano, conforme anúncio da ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.
As oportunidades são diversas e incluem ministérios, agências reguladoras e o Banco Central. O primeiro pacote de vagas anunciado inclui 4.436 chances. Já o segundo, informado em 18 de julho, soma mais 3.026, sendo 2.480 para novas seleções e 546 nomeações em concursos realizados. O balanço do Ministério da Gestão é de que o governo autorizou o preenchimento de 23.086 vagas neste ano, entre nomeações de aprovados, novos certames e processo seletivo simplificado.
Para a ministra, o número de servidores no poder Executivo Federal ainda é insuficiente para garantir a prestação de "bons serviços para a população". "É difícil saber qual área do serviço público está mais carente", pontuou a ministra, durante entrevista coletiva.
Na última semana, Esther anunciou mais uma novidade: o governo federal pretende, futuramente, adicionar mais 10 mil oportunidades no pacote de concursos públicos. Segundo Dweck, o governo já prevê o desembolso de R$ 1,5 bilhão anual para as vagas anunciadas.