Lei da Conectividade

Ministro da Educação afirma ter outras prioridades antes de investir em conectividade

Milton Ribeiro citou o investimento em escolas rurais como prioridade da pasta

Ana Luisa Araujo
postado em 07/07/2021 18:19 / atualizado em 07/07/2021 18:20
 (crédito: RF Studio/Reprodução)
(crédito: RF Studio/Reprodução)

Para o ministro da Educação Milton Ribeiro, é mais importante respeitar o teto de gastos, do que levar conectividade para os mais de 18 milhões de estudantes de escolas públicas. O chefe da pasta esteve presente, nesta quarta-feira (7), na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados.

Na terça-feira (6), o governo federal entrou com uma ação para barrar a Lei 14.172, a Lei da Conectividade, que garante internet e aparelhos para estudantes e professores de escolas públicas.

Além do teto de gastos, Milton Ribeiro citou o investimento em escolas rurais como prioridade da pasta. “No nosso entendimento, a questão da conexão é importantíssima. Só que, na minha visão como gestor e ministro, eu acredito que existem outras prioridades“, disse.

Ele citou que a internet é importante para a educação, mas proporcionar saneamento básico a escolas que ainda não têm é um investimento que deve ser feito em primeiro lugar. Dados apontados pelo ministro mostram que o Brasil possui 3.447 escolas sem água, 3.817 sem energia elétrica, 8.527 sem saneamento e 36.054 sem acesso à internet.

Sobre a lei
A Lei da Conectividade (14.172) garante acesso à internet para cerca de 18 milhões de estudantes e 1,5 milhão de professores da rede pública. A lei que foi projeto do deputado brasiliense Professor Israel (PV-DF), irá investir mais de R$ 3 bilhões em conectividade para alunos que não têm acesso algum à rede de internet.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação