Rompendo barreiras

Após 105 anos, Academia Brasileira de Ciências é presidida por mulher

Professora da Unifesp, Helena Nader é reconhecida internacionalmente por seus estudos na área de saúde

Correio Braziliense
postado em 05/04/2022 21:24
 (crédito: Academia Brasileira de Ciências/Divulgação)
(crédito: Academia Brasileira de Ciências/Divulgação)

Pela primeira vez, em 105 anos, a Academia Brasileira de Ciências, principal órgão articulador da ciência no Brasil, vai ser presidida por uma mulher. O cargo passará a ser ocupado pela biomédica Helena Bonciani Nader, 75 anos.

Professora titular da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Nader detém extenso currículo profissional e acadêmico. Reconhecida internacionalmente por seus estudos na área de saúde, ela foi homenageada em 2020 com o 1º Prêmio Carolina Bori Ciência e Mulher.

“Me considero uma pessoa privilegiada por ter tido tantas oportunidades na vida e por estar, agora, presidindo, como mulher, uma instituição centenária, ao lado de uma diretoria da mais alta qualidade. Espero que possamos motivar ainda mais a ciência brasileira”, declarou ela.

Nader tem bacharelado em ciências biomédicas pela Unifesp e licenciatura em biologia pela Universidade de São Paulo (USP), doutorado em ciências biológicas na Unifesp e pós-doutorado na mesma área pela Universidade do Sul da Califórnia.

A especialista publicou mais de 380 artigos em importantes revistas científicas internacionais e formou 46 mestres e 51 doutores. Seu objeto de pesquisa é a heparina, um composto que evita a coagulação do sangue e impede a formação de trombos.

 

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação