Paleontologia

Gênio mirim compartilha conhecimentos sobre dinossauros no YouTube

Criança de 5 anos com QI de 15 compartilha admiração e conhecimentos sobre répteis extintos em seu canal no YouTube

Millena Gomes*
postado em 20/05/2022 17:46 / atualizado em 20/05/2022 17:51
 (crédito: Arquivo pessoal/ material cedido ao Correio Braziliense)
(crédito: Arquivo pessoal/ material cedido ao Correio Braziliense)

Com apenas 5 anos, Theo Costa Ribeiro ficou conhecido, em abril deste ano, por ser o membro mais jovem a integrar a sociedade Mensa Internacional para pessoas com QI acima de 99%. Em seu canal no YouTube, o garoto faz sucesso dividindo seus conhecimentos sobre paleontologia com outras crianças.

Depois de passar por uma bateria de exames, os pais descobriram que o quociente de inteligência do pequeno Theo chega a 146 pontos, ou 99,8%. Isso significa que ele tem a capacidade intelectual de uma pessoa de 15 anos.

Fascinado pelos dinossauros desde os três anos, Theo já teve até festa de aniversário com o tema. A mãe, Jéssica Ribeiro, conta que ele conseguiu se aprofundar no assunto devido à sua leitura precoce, procurando detalhes e informações que uma criança da mesma idade não procuraria. “Ele é apaixonado pelos dinossauros. Vai atrás da informação, sempre quer saber mais”, comenta Jéssica, revelando que ele consegue até mesmo detectar erros de português e concordância nos livros.

Ainda segundo ela, Theo não perde a oportunidade de mostrar seus conhecimentos sobre o assunto, até mesmo quando brinca com sua coleção. “Além da leitura, ele tem se aprofundado no tema por meio de documentários e filmes sobre o assunto. Os favoritos são da franquia Jurassic Park”, diz Jessica. 

Theo conta que o principal motivo que o levou a se apaixonar pelos dinossauros foi o fato de os répteis extintos serem assustadores. “Também gosto deles porque são muito ferozes. Amo estudar sobre esses bichos e também assistir documentários e filmes na televisão”, diz Theo, fazendo questão de deixar registrado que sua espécie favorita é o espinossauro, "porque ele tem várias características legais e interessantes".

O paleontólogo mirim consegue, por interesse próprio, aprender os diversos nomes e características desses animais extintos. Com cartinhas de jogos de Super Trunfo e Copag, ele consegue identificar, por meio de perguntas e respostas, pelo menos 50 espécies.

Explicamos para o Theo que seria muito legal ele dividir o conhecimento dele sobre dinossauro com outras crianças. Surgiu, então, a ideia de iniciarmos o canal do "paleontólogo mirim”, explica Jéssica.

“O mais legal dessa história é que, além dele estar se aprofundando nas características de cada dinossauro, temos momentos divertidos em família, tanto para a pesquisa, quanto a parte da gravação dos vídeos para o canal”, finaliza a mãe coruja.

 

*Estagiária sob a supervisão de Jáder Rezende

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação