Youth 20

Jovens brasileiros levarão a Bali sugestões para a próxima reunião do G20

Arregimentada pelo Instituto Global Attitude, delegação se reunirá com lideranças de outros países para discutir políticas públicas

EuEstudante
postado em 01/06/2022 21:12 / atualizado em 01/06/2022 21:44
Karoline Muniz vai integrar a delegação brasileira Y20, em Bali -  (crédito: Instituto Global Attitude/Divulgação)
Karoline Muniz vai integrar a delegação brasileira Y20, em Bali - (crédito: Instituto Global Attitude/Divulgação)

O Instituto Global Attitude, organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP), levará para Bali, na Indonésia, quatro representantes da juventude brasileira ao Youth 20, evento que precede o G20. O evento, que acontece no dia 15 de novembro, reunirá jovens lideranças para discutir políticas públicas. A delegação brasileira levará ao debate internacional questões relacionadas as minorias sociais da nossa sociedade.

A iniciativa visa reivindicar pautas importantes para os jovens do Brasil e levar os tópicos às discussões internacionais na 17ª reunião de cúpula do G20. Selecionados por meio de um processo seletivo aberto e gratuito, os delegados, com idade entre 20 e 30 anos, estão em fase de preparação e levantamento das sugestões e pontos a serem debatidos.

Coordenadora do projeto no Instituto Global Attitude, Rafaela Prestes destaca que o objetivo assumido pelos delegados brasileiros é “sair da bolha”. “Vamos ouvir a voz dos jovens e usar as reivindicações para criar medidas que possam ser aplicadas de forma inclusiva na sociedade, de acordo com a realidade de cada país, por meio de ações do governo, do estado e do terceiro setor”, afirma.

Desafio

"O desafio é que não apenas precisemos pensar e discutir sobre diversas frentes, mas chegar num consenso que seja prático e aplicável, para que isso seja colocado em prática pelos governantes e represente a realidade dos jovens brasileiros", afirma a delegada Karoline Muniz, 26 anos, de Florianópolis (SC).

Outro selecionado para participar do evento, Otávio Zucoli, 21 anos, de Londrina (PR), revela que muitas das pautas que estava pensando em levantar no debate também eram reivindicações dos delegados dos outros países. “Percebo que a nossa geração está indo cada vez mais em direção ao mesmo objetivo: um futuro sustentável e inclusivo", diz. "Estar em contato com representantes internacionais parecia uma realidade distante, e está sendo um grande aprendizado. O Y20 conecta o meu conhecimento com a importância de discutir e falar em diversas frentes", completa.

Temas

Nesta edição, o evento terá quatro temas principais a serem debatidos entre os integrantes dos países participantes: emprego para a juventude, transformação digital, desenvolvimento sustentável e diversidade e inclusão.

As cúpulas Y20 e Y7 são os grupos oficiais de engajamento das cúpulas G20 e G7, reunindo jovens líderes que representam os países participantes. As conferências permitem que os delegados se reúnam para discutir ideias e apresentar recomendações sobre a agenda global discutida nas cúpulas dos líderes do G20 e G7.

Sobre o Instituto


Com sede em São Paulo, o Instituto Global Attitude assessora organizações, empresas e governos na promoção de cooperação internacional, inspirando, capacitando e fortalecendo processos transformativos no Brasil e no mundo. Participa, atualmente, de conferências internacionais por meio do braço Diplomacia Civil e de projetos educacionais com empresas e entidades públicas.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação