PAS

Alunos e professores avaliam as novas datas do PAS 2020

As inscrições serão realizadas em janeiro e as provas aplicadas em março para todas as três etapas da avaliação seriada. Estudantes se preocupam com o impacto da pandemia no processo de preparação para as provas

Mateus Salomão*
postado em 14/12/2020 21:07 / atualizado em 15/12/2020 11:58
 (crédito: Naiara Costa/Secom UnB)
(crédito: Naiara Costa/Secom UnB)

A Universidade de Brasília (UnB) divulgou os editais de abertura das três etapas do Programa de Avaliação Seriada (PAS) referentes ao ano de 2020. Em razão da pandemia, a prova, que normalmente ocorre no fim do ano, estava sem data para ser aplicada. No entanto, com a definição pela publicação dos editais, alunos e professores entram na reta final de preparação.


Os estudantes interessados poderão se inscrever entre 11 e 29 de janeiro de 2021. A taxa de inscrição é de R$ 120. Cada etapa será aplicada em uma data distinta. Os examinandos da terceira fase farão as provas em 7 de março de 2021; para a segunda, em 14 de março 2021; e, para a primeira, 21 de março de 2021.


Questionado sobre os protocolos de profilaxia para garantir a segurança dos estudantes na realização das provas, o Cebraspe informou que já tem orientações estabelecidas em manual. O documento referido engloba orientações de segurança, como o uso de máscaras, aferição de temperatura e distanciamento. Confira o guia completo neste link.


Alunos entram na reta final da preparação para o certame


A estudante do 3º ano do ensino médio do Centro Educacional Sigma Luiza Leal, 17 anos, foi pega de surpresa com as datas, pois previa uma aplicação entre abril e maio. Mas ressalta que já vinha se preparando. “A gente sempre acha que falta algo para estudar, mas, dentro do que é proposto pela avaliação, achei até razoável (a definição do calendário)”.


A estudante do  3? ano do ensino médio Luiza Leal
A estudante do 3? ano do ensino médio Luiza Leal (foto: Arquivo Pessoal)


As matérias de exatas ganharão maior reforço nos estudos de Luiza. "A escola preparou muito bem a gente, mas, nessa reta final, sempre bate aquela necessidade de estudar mais e rever as matérias para ficar tudo bem fresco para chegar no dia da prova tranquilo”, ressalta.


Mateus Elias de Macedo, 17, aluno do 2° ano do ensino médio do colégio Leonardo da Vinci se preocupa com o impacto da pandemia nos estudos. “Apesar de eu acreditar que foi possível aprender suficientemente o conteúdo, o fato das avaliações terem acontecido de forma diferente (do habitual) traz uma certa incerteza quanto a quão concreto é esse conhecimento em relação a anos passados”, pondera.

 O estudante do 2° ano do ensino médio Mateus Elias de Macedo
O estudante do 2° ano do ensino médio Mateus Elias de Macedo (foto: Arquivo Pessoal)


Mateus ressalta que tem se preparado com resolução de questões, simulados e revisão de conteúdo. Ele acredita que a escolha da data para março foi acertada. “Haverá tempo de revisar o conteúdo antes da prova. Mais tempo (do que esse) seria prejudicial para as preparações para a próxima etapa do PAS e até para o Exame Nacional do Ensino Médio(Enem).”


A prova no contexto da pandemia traz novos desafios


Ana Luiza Vieira, 17, estudante do 3° no colégio Leonardo da Vinci acredita que o prazo até março será suficiente para os estudantes que puderam assistir às aulas remotas. Mas lembra que quem lidou com obstáculos de acesso e adaptação terá mais dificuldade para poder rever muitas matérias nesse período.

 

A estudante do 3° do ensino médio Ana Luiza Vieira
A estudante do 3° do ensino médio Ana Luiza Vieira (foto: Arquivo Pessoal)


A estudante destaca que a escola disponibilizou acesso a plataformas com os conteúdos abordados durante as aulas. Mas ainda assim se preocupa. “Este ano foi mais difícil de acompanhar os conteúdos, de manter os estudos. Fazer a prova, fora do contexto de pandemia gera um nervosismo, mas no momento de agora, me deixa um pouco mais insegura”, preocupa-se.


A estudante Sofia Arrais Haidar, 17, do 3° ano do ensino médio do Centro Educacional Sigma recebeu bem a definição de datas, pois entende que estender até a metade do ano de 2021 tornaria o processo penoso. Mas ela ressalta que o sentimento é diferente nesta fase em razão da pandemia. “Nas outras etapas, chegava dezembro e eu estava bem mais confiante”, lembra.

 

A estudante do 3° ano do ensino médio Sofia Arrais
A estudante do 3° ano do ensino médio Sofia Arrais (foto: Arquivo Pessoal)


“A insegurança é uma coisa que a gente vai ter que levar com a gente para a prova. Quem conseguir lidar melhor com isso, vai se sair bem”, destaca a estudante. No entanto, Sofia ressalta que, apesar do receio quanto ao desempenho, tem aproveitado as oportunidades que possui para se preparar na reta final.


Professores dão dicas para os últimos meses antes da prova


O professor de matemática do Sigma Paulo Luiz considera que nos próximos meses os estudantes devem tentar identificar o grau de dificuldades. “O aluno deve pegar as provas anteriores do PAS, resolvê-las e marcar onde tem maior dificuldade”. Paulo ressalta que esse método de revisão focada, ajuda a ir direto onde o aluno tem maior dificuldade.

O professor de matemática do Sigma Paulo Luiz
O professor de matemática do Sigma Paulo Luiz (foto: Arquivo Pessoal)


Isaac Marra, professor de história do Sigma, concorda que, neste período, merece destaque a realização das provas mais recentes. Ele observa que isso pode garantir a tranquilidade no padrão de tempo e diálogo com os textos, bem como garantir a identificação adequada das questões mais fáceis e as mais complexas.

 

O professor de história do Centro Educacional Sigma Isaac Marra
O professor de história do Centro Educacional Sigma Isaac Marra (foto: Arquivo Pessoal)


“O exame dispõe de textos analíticos e interpretativos e exige análise crítica, interações com contextos históricos e suas relações socioeconômicas e culturais de poder”, informa. “Conhecer as regras do jogo (conteúdos e modelo das provas) e traçar estratégias para o dia do exame (tempo, qualidade da leitura e objetividade) são fatores que indicam a realização de uma boa prova e sinalizam bons resultados.”

 

O professor de filosofia e sociologia do Leonardo da Vinci André Luiz Silva recomenda a leitura atenta das obras do PAS. Além disso, considera importante reler e fazer mapas conceituais, pensando sempre em como se relacionam entre si. “Eu espero uma prova que dialogue diretamente com a realidade, com esse momento, acho perfeitamente possível”, pondera.

 

O professor de filosofia e sociologia do Leonardo da Vinci André Luiz Silva
O professor de filosofia e sociologia do Leonardo da Vinci André Luiz Silva (foto: Arquivo Pessoal)


Silvio Miranda, professor de biologia no Leonardo da Vinci, ressalta alguns temas que precisam de atenção pela temática da pandemia: no PAS 1, o bioma Cerrado; no 2, o reino animal e das plantas, e um destaque para os vírus. No PAS 3 há uma cobrança de genética, biotecnologia e sistema imune. "Nessa reta final não adianta revisar tudo, acho que agora é pegar as últimas provas e fazer um estudo guiado”, ressalta.

 

 O professor de biologia no Leonardo da Vinci Silvio Miranda,
O professor de biologia no Leonardo da Vinci Silvio Miranda, (foto: Arquivo Pessoal)

 

Confira os editais:

PAS 1 - 2020

PAS 2 - 2020

PAS 3 - 2020

 

*Estagiário sob a supervisão da editora Ana Sá

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