prova

Mais de 15 mil estudantes fazem o PAS neste fim de semana

As provas do subprograma 2021-2023 PAS-UnB ocorrem no Distrito Federal e nas cidades de Anápolis (GO), Formosa (GO), Valparaíso de Goiás (GO), Goiânia (GO), Patos de Minas (MG), Uberlândia (MG), Uberaba (MG) e Belo Horizonte (MG)

*Mariana Andrade
postado em 09/02/2022 20:04 / atualizado em 10/02/2022 17:35
 (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
(crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

Os 15.409 candidatos que se inscreveram para o Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília (PAS-UnB) farão as provas neste domingo (13), a partir das 13h (horário de Brasília). Os inscritos podem consultar o local de prova na página de acompanhamento no site do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), órgão responsável pela aplicação do exame.

As avaliações serão aplicadas no Distrito Federal e nas cidades de Anápolis (GO), Formosa (GO), Valparaíso de Goiás (GO), Goiânia (GO), Patos de Minas (MG), Uberlândia (MG), Uberaba (MG) e Belo Horizonte (MG). Para realizar a prova, todos os candidatos devem estar munidos de caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente, comprovante de inscrição e documento de identidade original. Os vestibulandos também estão autorizados a levarem água e alimentos, desde que seja em recipientes transparentes.

Tendo em vista a atual situação da pandemia, o Cebraspe adotou medidas de proteção para evitar a transmissão do coronavírus. Apenas poderão entrar nos locais de aplicação do exame os candidatos que estiverem utilizando máscaras. A UnB recomenda também que os candidatos levem máscaras reservas em sacos plásticos transparentes para a troca a cada duas horas.

Outras orientações:

Permanecer de máscara (descartáveis, de tecido ou de qualquer outro material) durante todo o tempo em que estiver nas dependências dos locais de aplicação das provas;

Submeter-se a verificação de temperatura corporal;

Observar o distanciamento estabelecido e respeitar as marcações com fitas;

Verificar o seu horário de acesso ao local de provas, conforme informado na consulta individual;

Higienizar as mãos com álcool e gel (o candidato pode levar o próprio, desde que em recipiente transparente);

Submeter-se ao controle de saída dos candidatos ao término das provas para evitar aglomeração.

O gabarito preliminar será disponibilizado em 15 de fevereiro no site do Cebraspe e, no dia seguinte (16), serão divulgados os resultados das questões tipo D e Redação. O boletim de desempenho está previsto para ser publicado em 13 de junho.

Dicas de professores

Para a CEO da startup PAS Digital, Gabriela Bechepeche, a perspectiva para a segunda etapa do exame é que a prova siga o mesmo padrão de conteúdo. Na coleta de dados do exame, a equipe concluiu que as obras propostas na matriz compreendem entre 20% e 30% das questões, o que abrange grande parte da prova. Gabriela ainda reforça a leitura da matriz de conteúdo e obras, disponibilizada pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), como forma de revisão. “Esse material tem informações sobre as obras, sobre os próprios conteúdos e, muitas vezes, caem itens no PAS que são semelhantes aos que estavam na matriz. Então, os alunos precisam consultar para fazer uma revisão”, afirma a CEO.

A partir da análise das provas de anos anteriores, ela diz que o tema da redação da terceira etapa “O homem e a degradação ambiental: quem é o homem que destrói o planeta e por quais motivos ele o destrói?”, surpreendeu. De acordo com a CEO, “ela teve um tema bem atual, e isso não ocorria”, mas é esperado para a redação do PAS 2 a continuidade de temas mais subjetivos que não tenham uma conexão direta com o contexto atual.

O professor de história do Colégio Marista João Paulo II, André Pessoa, orienta aos alunos a seguirem os protocolos de saúde e "tomarem todos os cuidados para não se contaminar”. A situação da pandemia também chama a atenção da professora de matemática do Colégio Marista João Paulo II, Sabrina Crisóstomo Rocha: “Que as medidas de segurança sejam tomadas a fim de evitar a propagação do vírus e garantir a segurança dos estudantes.”

Para a professora, os candidatos não devem focar em aprender coisas novas às vésperas da prova. Segundo ela, essa medida pode gerar “gatilhos” que desencadeiam ansiedade, nervosismo e dificuldade na execução da prova. Sabrina recomenda uma revisão para “recapitular algumas habilidades desenvolvidas”.

Sabrina: "A partir de sexta-feira, é o momento de relaxar e espairecer"
Sabrina: "A partir de sexta-feira, é o momento de relaxar e espairecer" (foto: Divulgação/Marista João Paulo II)

E o professor André também afirma que os últimos dias antes da prova são importantes para aproveitar o “momento de preparação da reta final”, revisando as obras do PAS e os conteúdos mais recorrentes, sem desgastar o corpo e a mente. “A partir de sexta-feira, não adianta ficar se debruçando sobre os livros, porque este é o momento de relaxar e espairecer. Tudo o que eles [estudantes] tinham que fazer já foi feito”, afirma André.

O professor ressaltou a alimentação antes do exame: “Não comer uma feijoada antes da prova”, para não ter nenhum desconforto durante a prova. O snack recomendado pelo professor André é o chocolate, uma vez que ele é um alimento de alta fonte energética. Como o aluno faz a prova durante cinco horas ininterruptas, é importante comer “um alimento rico em açúcar” para repor as energias e voltar para a prova mais atento.

Alguns conselhos e dicas para os estudantes feitos pela professora Sabrina:

Não é hora de aprender coisas novas, isso pode gerar gatilhos e desencadear ansiedade e dificuldade na execução da prova.

Se achar necessário, faça uma breve revisão/retomada de conteúdos consolidados.

Durma bem no dia anterior à avaliação, para que o corpo e a mente estejam descansados no dia da prova.

Atenção ao que se come do café ao almoço. Não ingerir alimentos pesados, de difícil digestão ou que não costume comer.

Separe o material necessário para a realização da prova com antecedência. Lembre-se de levar em dobro, no caso de um item falhar.

Leve água e alimentos leves. Evitar alimentos que podem desencadear desconforto estomacal no decorrer do tempo de prova.

Chegue com antecedência. Para isso é importante conferir seu local de prova. Evite desgaste em relação a coisas que podem te atrapalhar.

Confie e acredite no seu potencial.

Uma novidade apontada pelo professor André é  que os candidatos da segunda etapa irão realizar o PAS duas vezes neste ano. A primeira é equivalente à 2ª etapa de 2021, já a segunda é referente à 3ª etapa de 2022, prevista para o fim do ano.

André: "Tomem todos os cuidados para não se contaminar"
André: "Tomem todos os cuidados para não se contaminar" (foto: Divulgação/Marista João Paulo II)

Candidatos

O aspirante ao curso de economia da UnB Vitor Nesi Kurovski (17) conta que sua rotina nesta semana, anterior a segunda etapa do exame do PAS, é revisar os conteúdos que mais tem dificuldade e ao mesmo tempo conciliar isso com o seu bem-estar físico e mental. Afinal, boa parte da concentração na prova dependerá disso”, conta o estudante.

A alta nos casos de covid-19 no Distrito Federal (DF) preocupa a população brasiliense. Para se prevenir de uma possível contaminação, Vitor afirma que irá levar máscaras reservas e álcool em gel para se “manter protegido” durante a aplicação da prova.

Mesmo dizendo que está um pouco nervoso, o adolescente afirma que “agora é a hora de aplicar tudo que aprendi e me preparei para fazer”.

Vitor Nesi diz que vai levar máscaras para a prova
Vitor Nesi diz que vai levar máscaras para a prova (foto: Arquivo pessoal)

LISTA DE CONTEÚDOS PAS 2*

BIOLOGIA

Taxonomia

Zoologia

Vírus

Microbiologia

Botânica

 

QUÍMICA

Química Geral

Química Inorgânica

Química Orgânica

Radioatividade

 

FÍSICA

Termologia

Óptica

Ondulatória

 

MATEMÁTICA

Matemática Básica

Sistemas

Função Exponencial

Logaritmo

Geometria Plana

Geometria Espacial

Funções Trigonométricas

 

HISTÓRIA

Brasil Império

Liberalismo e Iluminismo

Neocolonialismo e Imperialismo

Revolução Industrial

Revolução Francesa

Período Napoleônico

Congresso de Viena

A Europa no Século XIX

A América no Século XIX

 

GEOGRAFIA

Industrialização

Geografia Urbana

Geografia Agrária

Formação do território brasileiro e regionalização brasileira

Geografia do DF e construção de Brasília

Demografia e população brasileira

Climatologia, hidrografia e domínios morfoclimáticos

Fontes e recursos minerais, naturais e energéticos brasileiros

 

PORTUGUÊS

Romantismo

Realismo

Naturalismo

Parnasianismo e Simbolismo

Interpretação de Texto

Acentuação e Pontuação

Morfologia

 

Obras do PAS 2: passeandounb.com/obras-do-pas-2

*Informações retiradas do site: passeandounb.com

 

  • André:
    André: "Tomem todos os cuidados para não se contaminar" Foto: Divulgação/Marista João Paulo II
  • Sabrina:
    Sabrina: "A partir de sexta-feira, é o momento de relaxar e espairecer" Foto: Divulgação/Marista João Paulo II
  • Vitor Nesi diz que vai levar máscaras para a prova
    Vitor Nesi diz que vai levar máscaras para a prova Foto: Arquivo pessoal

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação