Educação

Primeira etapa do PAS 2021/2023 é aplicada em diversos locais de Brasília

Apesar de ser a primeira prova dos candidatos, todos eles sabem o que pretendem cursar na instituição de ensino superior

Ana Luisa Araujo
postado em 20/02/2022 14:31 / atualizado em 20/02/2022 14:34
Um dos locais de prova foi o Bloco de Salas de Aula Sul da Universidade de Brasília -  (crédito: Marcelo Ferreira/CB.Press)
Um dos locais de prova foi o Bloco de Salas de Aula Sul da Universidade de Brasília - (crédito: Marcelo Ferreira/CB.Press)

As provas do Programa de Avaliação Seriada (PAS) da etapa 1 do triênio (2021-2023) ocorrem neste domingo (20). Os alunos, que estão conhecendo a forma de ingresso agora, precisam se esforçar durante cinco horas para colher frutos daqui a aproximadamente dois anos e meio. A avaliação é organizada pelo Centro Brasileiro de Pesquisa e Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).

Os candidatos que pretendem entrar na Universidade de Brasília (UnB), além do Distrito Federal, puderam fazer a prova em algumas cidades de Minas Gerais e Goiás. 

Jordana Santana, 16 anos, já sabe o que quer fazer na Universidade de Brasília (UnB). A jovem veio de Cristalina (GO) porque seu objetivo é cursar medicina, e ela tem se preparado para isso. Desde que a data da prova do PAS foi divulgada, a estudante passava das 13h às 17h30 se dedicando.

A pandemia fez a gente procrastinar muito, mas no meu colégio não fomos muito afetados porque já iniciamos o ensino médio de forma presencial, então isso me ajudou bastante. Muitos adolescentes não tiveram a mesma oportunidade que tive”, conta.

A adolescente estava nervosa, mas ressaltou que se sentia preparada. “É muita gente, então assusta um pouco, mas eu estou confiante”, afirma.

Morador de Águas Lindas, Felipe Melo, 15 anos, estuda no Sagrado Coração de Maria e  precisa enfrentar quase 100km por dia, contando ida e volta, apenas para estudar. Isso não o desmotiva. O jovem diz que tem facilidade em todas as matérias e estava ansioso e empolgado para fazer a prova.

Desde que ele estava de férias, estudou. Felipe não faz nenhum cursinho, o seu grande auxílio é a plataforma YouTube, na qual encontra vídeos e estuda por meio do canal chamado Guia do PAS. “Eles fazem lives todos os dias”, informa.

O candidato conta que até agora tem dois planejamentos. Ele pretende cursar direito ou economia. Por ter facilidade com muitas matérias, essa escolha é mais difícil para ele.



Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação