Aprovados no PAS

Gêmeas passam em medicina na UnB

Aos 17 anos, Sofia e Débora de Abreu tiveram a mãe como exemplo e conseguiram realizar o um grande sonho

Mariana Andrade*
Mariana Albuquerque*
Amanda Muniz*
postado em 30/03/2022 19:22 / atualizado em 30/03/2022 22:45
As gêmeas Sofia e Débora Malafaia comemoram a aprovação no curso de medicina     -  (crédito:  Minervino Junior/CB)
As gêmeas Sofia e Débora Malafaia comemoram a aprovação no curso de medicina - (crédito: Minervino Junior/CB)

As gêmeas Sofia e Débora de Abreu Malafaia, 17 anos, foram aprovadas em medicina pelo Programa de Avaliação Seriada (PAS). Elas contam que não frequentaram cursinho, pois a didática da escola era suficiente para se prepararem para os vestibulares.

As conquistas das gêmeas foram além do PAS. Sofia passou em 1º lugar no vestibular tradicional, segundo pelo PAS e em quinto na Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS). Já Débora foi aprovada em 5º lugar no PAS e em terceiro na ESCS.

Formadas em 2021 no Colégio Pódion, as jovens cursaram o 3º ano do ensino médio de forma híbrida. E participaram de uma das turmas especiais que escola disponibiliza para os alunos interessados em cursar medicina, com foco na aprovação em vestibulares.

Sofia e Débora (agachadas, ao centro) comemoram a aprovação em medicina na calourada da UnB
Sofia e Débora (agachadas, ao centro) comemoram a aprovação em medicina na calourada da UnB (foto: Minervino Junior/CB)

Uma fonte de inspiração para a conquista das jovens foi a mãe, Miriam de Abreu, 49, que é médica formada na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ela conta que as filhas despertaram interesse pela medicina ainda na infância. “Não tinha como ser diferente, a profissão é apaixonante”, conta a médica. Para atingirem o objetivo da aprovação, as gêmeas formaram uma parceria de estudos.

Elas revelam que o apoio familiar foi a base para o sucesso no vestibular e que a presença da mãe está marcada em todas as etapas de suas vidas. Após a divulgação dos resultados do PAS, Miriam acompanhou Débora e Sofia na recepção dos calouros da Universidade de Brasília (UnB).

Sonho com a fisioterapia

Aprovada em terceiro lugar no PAS, Luísa John Schoffen, 18 anos, optou pela fisioterapia. Ela conta que sempre desejou atuar na área e que escolheu o curso devido a sua paixão pelo esporte. “Lutei caratê e pratico vôlei há dez anos. Sempre quis trabalhar com o esporte com o corpo”, revela Luísa.

Sobre a notícia da aprovação, confessa a é ex-aluna do Colégio Rogacionista, que fez pré-vestibular por seis meses para alcançar seus objetivos. “O coração está mais acelerado do que nunca”.

Luísa foi aprovada em fisioterapia, profissão que sempre sonhou, vai estudar no câmpus da Ceilândia.
Luísa foi aprovada em fisioterapia, profissão que sempre sonhou, vai estudar no câmpus da Ceilândia. (foto: Arquivo Pessoal)

A futura fisioterapeuta, que optou por fazer o curso no câmpus da Ceilândia, recorda ainda as duas lesões que a afastaram das quadras e que foram decisivas para a escolha do curso. “Me enche de felicidade a ideia de ajudar as pessoas a voltarem a praticar os esportes que tanto gostam. Quero acordar para fazer o que amo, não para trabalhar por obrigação", afirma.

Luísa recorda que estudava o dia inteiro durante a semana e separava os sábados e domingos para descansar, sempre com o incentivo dos pais. O primeiro troféu para celebrar a aprovação, conta ela, veio da família, que a presenteou com um jaleco bordado com seu nome logo depois da confirmação do resultado.

Nesta quarta-feira (30), mais de 1,5 mil candidatos foram aprovados no subprograma 2019-2021 do PAS. A lista foi divulgada pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).

 

*Estagiárias sob a supervisão de Jáder Rezende

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação