PAS

Calouros festejam aprovação na UnB

Alguns, que já estavam estudando em outras universidades, optaram por voltar para Brasília

Eu Estudante
postado em 04/07/2022 19:47 / atualizado em 04/07/2022 20:28
 (crédito: Arquivo pessoal)
(crédito: Arquivo pessoal)

Candidatos que ficaram entre os cinco primeiros colocados no Programa de Avaliação Seriada (PAS) da Universidade de Brasília (UnB) esbanjaram felicidade e otimismo com suas colocações. Alguns deles já estudavam em instituições de ensino superior de outros estados.

Com apenas 17 anos, a estudante Giovanna Gama Cunha foi aprovada em terceiro lugar em medicina na UnB, mas, desde abril, frequenta o mesmo curso na Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto. Decidida a permanecer n USP, Giovann abre, portanto, vaga para a repescagem, favorecendo outros candidatos.

Giovanna Cunha, 17 anos, foi aprovada em terceiro lugar em medicina, mas já frequenta o mesmo curso na USP de Ribeirão Preto
Giovanna Cunha, 17 anos, foi aprovada em terceiro lugar em medicina, mas já frequenta o mesmo curso na USP de Ribeirão Preto (foto: Arquivo pessoal)

Natural de Goiânia, Giovanna estudou toda a vida em escola particular e não frequentou cursinho preparatório para o vestibular. Mesmo com a possibilidade de ficar mais perto da família, estudando em Brasília, afirma que sua decisão é irredutível. "Estou muito feliz, radiante. É sempre muito bom saber que nosso esforço foi recompensado. Mas, embora a UnB tenha uma excelente faculdade de medicina e fique 'mais perto' da minha casa, vou ficar por aqui mesmo, na USP de Ribeirão Preto", disse.

Segundo lugar do curso de fisioterapia, Camili Aparecida de Sousa Sampaio, 18, cursou os dois últimos anos do ensino médio em escola pública. Ela foi mais uma a receber com entusiasmo a aprovação na UnB. "Foi muito corrido, porque foi no meio da pandemia" disse, relatando o período de preparação para as provas.

Camili Sampaio foi aprovada em 2º lugar no curso de fisioterapia da UnB
Camili Sampaio foi aprovada em 2º lugar no curso de fisioterapia da UnB (foto: Arquivo pessoal)

Camili, filha de recepcionista, considera que o isolamento social foi seu maior desafio e que foi por meio de grupos de estudo que conseguiu assimilar todas as matérias.

Aprovado em 4º lugar em medicina, Davi Henrique Galvão, 18, é mais um que sempre estudou em escola pública. Há dois meses ele estuda também medicina na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRSG), mas está decidido a voltar para Brasília para reiniciar o curso na UnB. "Fui o último a saber, porque estava em sala de aula. Assim que vi tantas ligações no celular não resisti e  retornei para ver se era alguma emergência. Graças a Deus foi notícia boa", disse.

  • Giovanna Cunha, 17 anos, foi aprovada em terceiro lugar em medicina, mas já frequenta o mesmo curso na USP de Ribeirão Preto
    Giovanna Cunha, 17 anos, foi aprovada em terceiro lugar em medicina, mas já frequenta o mesmo curso na USP de Ribeirão Preto Foto: Arquivo pessoal
  • Camili Sampaio foi aprovada em 2º lugar no curso de fisioterapia da UnB
    Camili Sampaio foi aprovada em 2º lugar no curso de fisioterapia da UnB Foto: Arquivo pessoal

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação