Eu, Estudante

PAS

Calouros e veteranos comemoram aprovação com retorno do 'listão'

Clima de festa e muita descontração deram o tom ao anúncio dos aprovados no PAS dois anos depois do isolamento

Em clima de muita festa e descontração, centenas de estudantes lotaram, na tarde desta segunda-feira (4), o câmpus Darcy Ribeiro, da UnB, para celebrar a aprovação no Programa de Avaliação Seriada (PAS). A divulgação presencial não ocorria há dois anos, por causa da pandemia. Os calouros usaram e abusaram de charangas, farinhas e tintas de todas as cores. Não houve registro de incidentes.

Bastante receptivos, os veteranos aproveitaram o momento para confraternizar com os calouros e também entraram no clima de comemoração. A estudante de pedagogia Camille Blandino, 18 anos, lembra que não houve recepção com listão no semestre em que foi aprovada, em 2021, devido à pandemia. Ela disse que aproveitou o momento para "ser recepcionista e também, recepcionada", disse. "É triste saber que não teve listão, mas é alegria também estar recepcionando eles aqui agora", completou. Camille é do triênio de 2019-2021, e entrou para UnB quando as aulas ainda eram remotas.

Diogo Albuquerque - Luana Menezes foi aprovada em enfermagem em 3° lugar
Diogo Albuquerque - Camille Blandino já estudava na UnB, mas também foi recepcionada
Diogo Albuquerque - .
Diogo Albuquerque - .
Diogo Albuquerque - .
Diogo Albuquerque - .
Diogo Albuquerque - .
Diogo Albuquerque - .
Carlos Vieira/CB/D.A Press - .
Carlos Vieira/CB/D.A Press - .
Carlos Vieira/CB/D.A Press - .
Carlos Vieira/CB/D.A Press - .
Carlos Vieira/CB/D.A Press - .
Diogo Albuquerque - .
Carlos Vieira/CB/D.A Press - .
Diogo Albuquerque - Calouros comemoram aprovação com tinta e farinha
Diogo Albuquerque - Estudantes comemoram o resultado do PAS na UnB

Bruna Santos, 18 anos, havia sido aprovada em pedagogia no vestibular e agora recebeu a notícia da aprovação em arquitetura. "É surreal esse momento", disse Bruna. "Estar sendo recepcionada é tipo, 'meu Deus, eu realmente tô na UnB", festejou. Bruna comenta que, por morar longe, no Itapoã, sempre dependeu do transporte público e que enfrentou diversos obstáculos para chegar até a tão sonhada aprovação. "O importante é que valeu a pena, eu faria tudo de novo", afirmou.

Para Geovanna Alves, 18 anos, mais que a realização de um sonho, o resultado do PAS foi reflexo de todo o esforço empenhado. "Estar na UnB sempre foi um sonho, fiquei nervosa, ansiosa. Espero que seja um semestre repleto de coisas novas". Estudante da Fundação Bradesco, ela conta que foi apoiada pela família, principalmente pelos avós. "Minha mãe é desempregada, meu avô é pedreiro. Eles sempre torceram muito por mim e me deram muita força", disse.

Saiba Mais

Aprovada em 3° lugar em enfermagem, na cota para preto, pardo e indígena (PPI) e oriunda de escola pública, Luana Menezes França, 18, cursava faculdade de letras no câmpus São Sebastião do Instituto Federal de Brasília (IFB), "para realizar o sonho de ser professora". Agora, está dividida entre duas carreiras, mas não esconde a sua felicidade. "Estou anestesiada. Tá tudo muito louco", disse.

Os futuros universitários têm até as 17h de 7 de julho para enviar os documentos necessários para matrícula e concluir o registro acadêmico, que está disponível na página do processo seletivo. É recomendado que os convocados verifiquem as datas disponíveis na Agenda do Calouro, além de outras informações sobre o processo.