PAS UNB

Professores listam dicas dos conteúdos para as três etapas do PAS

Provas da segunda e terceira etapas serão aplicadas neste fim de semana, respectivamente, no sábado (10) às 8h e domingo (11) às 13h. Primeira etapa ocorre no próximo sábado (17) às 8h

Mariana Andrade e Ester Cauany*
postado em 09/12/2022 18:15 / atualizado em 10/12/2022 15:40
 (crédito: Arquivo pessoal)
(crédito: Arquivo pessoal)

Milhares de estudantes vão participar do Programa de Avaliação Seriada (PAS), uma das formas de ingresso na Universidade de Brasília (UnB). Em menos de cinco dias, as provas da segunda e terceira etapas serão aplicadas no Distrito Federal e em cidades de Goiás e Minas Gerais. Nesta reta final, professores prepararam dicas dos conteúdos de cada etapa do programa para os candidatos revisitarem antes do dia D.

O horário da prova é novidade nas edições do PAS 1 (2022-2024) e PAS 2 (2021-2023), quando os exames devem ser aplicados às 8h. As provas da segunda e terceira etapas serão aplicadas neste fim de semana, sendo o PAS 2 no sábado (10) às 8h e PAS 3 (2020-2022) no domingo (11) às 13h, sem alteração no horário. Já a primeira etapa está prevista para o próximo sábado (17).

Estão aptos a fazer o exame estudantes munidos de caneta esferográfica na cor preta e corpo transparente e portando documento de identidade com foto. Os candidatos também estão autorizados a levarem água e alimentos em recipientes transparentes.

Para confirmar que estão preparados para fazer uma boa prova ou se precisa revisar algum conteúdo, confira as dicas dos professores abaixo.

Primeira etapa:

Biologia

Na primeira etapa é bom ficar de olho na ecologia. Segundo a professora de biologia do Colégio Marista João Paulo II, Rosely Soares, a ciência é um dos temas mais recorrentes no PAS. “É um tema amplo e normalmente está relacionado à atualidade, como por exemplo, poluição, principalmente da água e do ar”, diz.

Outro tópico para ficar de olho são os ciclos biogeoquímicos, fundamentais para entender como os seres humanos e suas atividades podem influenciar os ecossistemas. “Uma dica importante é saber os principais ciclos e termos biológicos. Eles servirão de base para interpretar as questões”, afirma a professora.

Matemática

O tema pirâmide é frequente na prova da 1ª etapa, normalmente relacionada a obras citadas na matriz de referência, sendo necessário o cálculo de área, volume e seus elementos. “Vale revisar o tema de função polinomial do 2º grau e sua construção gráfica, identificando as raízes e as coordenadas do vértice da parábola”, diz o professor de matemática do colégio Marista João Paulo II, Leonardo Simões.

Professor Leonardo Simões da dicas de matemática para o pas
Professor Leonardo Simões da dicas de matemática para o pas (foto: Divulgação/Marista João Paulo II)

Filosofia

A professora de ciências humanas no CED 8 do Gama, Isabela Lobo, pontua a importância da obra Apologia a Sócrates, por Platão, entre as mais relevantes, por envolver questões de justiça e democracia.

Física

Estática do corpo extenso é um dos conteúdos que, de acordo com o professor Lucas Soares, que leciona física no colégio Seriös, tem grande probabilidade de ser cobrado na prova. “Pode ser que os estudantes precisem desenhar as forças aplicadas em um corpo e analisar o equilíbrio do mesmo, usando o conceito de torque e de força resultante nula” ressalta. O professor também reforça a importância de saber como pode ser aplicada a força de atrito e entender como analisar a aceleração do sistema aplicado em um movimento uniformemente variado.

Segunda etapa:

Biologia

A microbiologia é um conteúdo de grande importância na segunda etapa, trabalhando os conceitos vírus, bactérias, protozoários e fungos. “As doenças podem ser abordadas perguntando o agente causador, forma de contágio, sintomas e profilaxia”, observa Rosely Soares. “É importante compreender o funcionamento de vacina e soro, como atuam, as diferenças entre eles e compreender as relações de parentesco entre os grupos de seres vivos por meio das árvores filogenéticas”, completa a professora de biologia.

Matemática

Vinculados com o crescimento populacional, o conteúdo função exponencial e logaritmo costumam aparecer bastante entre as questões de matemática. “Vale a pena revisar funções trigonométricas, pois elas estão associadas às situações periódicas. É preciso, ainda, lembrar das fórmulas de área e volume dos corpos redondos (cilindro, tronco de cone e esfera), alerta o professor Leonardo Simões.

Filosofia

A obra Precisamos Romper Com os Silêncios, da filósofa e mestra em filosofia política Djamila Ribeiro, é apontada pela educadora Isabela Lobo como essencial para entender a participação de pessoas vistas como marginalizadas no meio social, demonstrando seus pontos de vista, identidades e necessidades.

Física

Máquinas térmicas e 2ª Lei da termodinâmica são frequentemente cobradas no PAS. Nos problemas de máquinas térmicas é mais cobrado que o estudante saiba interpretar ciclos termodinâmicos, principalmente o ciclo de Carnot. Segundo o professor Lucas Soares, os alunos devem estar afiados em interpretações de problemas com máquinas, usando “potência e rendimento''.

Terceira etapa:

Biologia

“A genética merece destaque na terceira etapa do PAS”, diz a professora Rosely, lembrando que o conteúdo aparece por meio da análise de heredogramas, cariótipos, DNA e mutações. Além disso, ela considera essencial compreender as Leis de Mendel. Na biotecnologia, por sua vez, é importante saber o que são anticorpos e como eles reagem.

Em fisiologia, ainda de acordo com a professora, o sistema digestório é o mais cobrado, em especial a ação das enzimas. “Conhecer bem as teorias de Darwin e conseguir diferenciá-las dos pensamentos de Lamarck é importante para não cair no erro de afirmar que o indivíduo evoluiu para se adaptar”, aconselha.

Matemática

Geometria Analítica é um tema fácil de ser associado a situações ou problemas envolvendo o sistema cartesiano ortogonal, que sempre aparece na prova da 3ª etapa do PAS. É solicitado cálculo de distância entre dois pontos, equação da reta, distância de ponto à reta e circunferência”, diz o professor Leonardo. Ele lembra que é importante ficar atento aos conceitos de medidas de tendência central (Média, Moda e Mediana), que são itens que apresentam um grau de dificuldade baixo.

Filosofia

A professora Isabela Lobo indica aos alunos que estudem a obra Sobre a Violência, de Hannah Arendt. A obra pode ser vinculada ao cenário atual do país e os diversos episódios que marcaram 2022.

Física

“Todo ano cai associação de resistores. O estudante deve ficar atento ao comportamento da corrente elétrica e à diferença de potencial em ligações de resistores em série e paralelo. Deve também aplicar a primeira lei de Ohm e relacionar a dissipação de energia com potência elétrica”, reforça o professor de física Lucas Soares.

Resultados e vagas

Somando as três etapas dos subprogramas, são mais de 48 mil inscritos. No primeiro final de semana de provas, as escolas e os câmpus da UnB devem receber mais de 27 mil candidatos. Já na primeira etapa são esperados 21.204.

Ao todo, a UnB oferta 4.238 vagas para o PAS 3 (2020-2022), sendo 2.118 para ingresso no primeiro semestre e 2.120 para o segundo. A divulgação dos resultados da terceira etapa do programa está prevista para 24 de janeiro. O boletim de desempenho individual da primeira e da segunda etapas serão disponibilizados em 3 e 9 de março de 2023.

Divisão das provas

Todas as etapas o PAS será composto da seguinte forma:

Parte 1: língua estrangeira de escolha (espanhol, inglês ou francês);
Parte 2: artes cênicas, artes visuais, biologia, filosofia, física, geografia, história, língua portuguesa, literaturas de língua portuguesa, matemática, música, química e sociologia;
Redação

As provas terão questões tanto objetivas quanto discursivas. As duas partes de conhecimentos têm valor de 100 pontos. Já a redação vale 10 pontos.

Habilidades Específicas

Atenção! Os candidatos aos cursos de artes cênicas, artes visuais e música deverão apresentar o Certificado de Habilidade Específica da UnB no momento da inscrição.

*Estagiárias sob a supervisão de Jáder Rezende

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação